Buscar

Fichamento EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS 
Fichamento de Estudo de Caso
MARCEL VITORINO LOPES FERREIRA
Trabalho da disciplina de Educação corporativa
 Tutor: Prof. JOÃO LUIZ CARVALHO ROCHA DE OLIVEIRA
Biblioteca da Universidade Estácio de Sá
2017
Estudo de Caso:
EDUCAÇÃO CORPORATIVA
MOTOROLA: INSTITUCIONALIZAÇÃO DE INICIATIVA EMPRESARIAIS
REFERÊNCIA:GOGAN, J. L. ET AL. Motorola: Institucionalização de Iniciativa Empresariais. Harvard Business School, out. 1994.
Durante uma competição de satisfação total do cliente (TCS) em 1994, Bill Wiggenhorn, presidente da Motorola University conversa com Gary Tooker presidente da Motorola sobre o TCS sobre o processo organizacional da companhia, que havia muito ainda a ser feito.
Bill Wiggenhorn demostra para Gary Tooker o interesse em se descobrir novos meios no processo de recrutamento e seleção para novos colaborados de modo a acompanhar o crescimento da organização. Investir também no processo de treinamento dos colaboradores para auxiliarem com os requisitos 	de negócios e mudanças, além do processo de desenvolvimento afim de criar oportunidades internas pois necessitam de uma mão de obra disciplinada e criativa.
Após a TCS a primeira medida adotada para solucionar os problemas foi a elaboração de um plano de treinamento no período de cinco anos, especificando como as competências dos funcionários da Motorola deveriam ser atualizadas. 
A Motorola estabeleceu como meta a melhoria de dez vezes na qualidade do produto também no período de cinco anos. Para atingir essa meta, os gestores decidiram desenvolver melhores práticas de design e fabricação por meio de novas tecnologias, utilizando mão de obra capacitada; mas sabemos que novos planos demandam a necessidade de mudanças estratégicas para alcançar os objetivos e resultados esperados. 
O Programa de Gestão Participativa (PMP), uma iniciativa que deveria melhorar a produtividade por meio do aumento do envolvimento do funcionário. 
O PMP tem como objetivo o aumento no comprometimento do funcionário com o sucesso da organização; a melhoria da qualidade de vida no trabalho e o encorajamento dos funcionários a criarem ideias para melhoria da eficiência organizacional.
Mesmo o PMP auxiliando na produtividade por meio do aumento de envolvimento dos funcionários, alguns gestores reclamaram do formato do PMP alegando que sua metodologia era mecânica além de “eliminar” os demais colaboradores que não possuíam ligação sobre as atividades relacionadas ao PMP.
Um programa de "Satisfação Total do Cliente" substituiu o PMP em 1989. Equipes de resolução de problemas usaram técnicas adaptadas do PMP para identificar problemas, descobrir motivos e soluções, e implementá-las.
A formulação das estratégias fomentadas pela Motorola foram um demonstrativo da valorização do fator humano e da prestação de bons serviços ao consumidor, no término do processo. 
Ao anexar na companhia uma expressiva cadeia de treinamentos visando o melhoramento da qualidade, os resultados a médio e logo prazo foram inevitáveis. 
O crescimento intelectual do organismo empresarial foi eficientemente aprazível englobando uma parcela significativa dos fornecedores resultando na satisfação do todo com uma mudança de cenário e da cultura corporativa.
Assim sendo, podemos concluir que, a busca pela melhoria contínua está intrinsicamente relacionada com o poder da pluralidade estratégica juntamente com a singular dedicação de cada membro da Motorola
1

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes