Buscar

RESENHA Metropolização - Rumo á periferia Aldo Paviani

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metropolização - Rumo á periferia
Aldo Paviani
O texto começa falando sobre Brasília ser uma metrópole incompleta, apesar de ela ter todos os requisitos. Metrópole incompleta são aquelas metrópoles resultantes de uma transformação quantitativa e qualitativa das grandes cidades já existentes sob o impacto das modernizações, que são diretas e indiretamente responsáveis pelas transformações da demografia do consumo e da população, na cidade e na região. 
A dinâmica populacional de Brasília foi iniciada ainda no período de sua construção, os números da sua evolução ao longo dos anos de sua história só aumentaram com o passar dos anos, tornando Brasília uma capital com uma alta renda per capita e isso passou a ser de suma importância para os estados vizinhos como o Estado de Goiás.
Com tamanha população houve uma ruptura entre as classes sociais entre o Plano Piloto e a massa empobrecida que habita na periferia, que é a acumulação da população de baixa renda, foi uma estratégia consciente da elite e do Pode Político para preservar o “coração de Brasília”, o Plano Piloto. Como qualquer favela do País, a de Brasília não tem integração com a dinâmica da sociedade. E ao mesmo tempo em que se ampliam as periferias, ampliam-se também a posição secundaria das cidades-satélites.
Brasília pode ser considerada uma metrópole formada por um conjunto heterogêneo, pois suas composições são diferentes dês do Plano Piloto, passando pelas favelas até chegar à periferia goiana. Fazendo com que o centro urbano receba uma grande massa populacional das periferias em seu entorno, seja a em busca de lazer ou a trabalho. 
Por fim é chamado atenção para as futuras intervenções em alguns espaços, pois poderá ter impactos imprevisíveis, incalculáveis e irreversíveis. O poder político não pode simplesmente ignorar as questões espaciais, pois Brasília não possui uma solução fácil e prática, para o modelo de cidade que se foi planejado.

Outros materiais