Buscar

10 - Processo adiabático - equilíbrio na atmosfera (Exercícios)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROCESSO ADIABÁTICO (EXERCÍCIOS)
01 – Quando uma parcela de ar não saturado se eleva adiabaticamente, ela irá se aquecer ou resfriar? A que razão?
02 – Qual o nome que recebe o gradiente térmico de uma parcela de ar não saturado (seco), quando resfriada ou aquecida adiabaticamente?
03 – Qual a razão de decréscimo do ponto de orvalho de uma parcela de ar seco, quando elevada adiabaticamente?
04 – Uma parcela de ar resfriada adiabaticamente, ao se tornar saturada, iniciará a formação de nuvens convectivas. Que nome se dá ao nível em que essa nebulosidade se forma?
05 – Em uma atividade convectiva, quando é que se inicia a formação de nuvens?
06 – O que vem a ser a temperatura convectiva?
07 – Nuvens cumulus estão se formando em ar turbulento. Estando a temperatura na superfície a 15°C e o ponto de orvalho a 11°C, qual será a altura da base dessas nuvens ?
08 – Formam-se nuvens por convecção, quando a temperatura do ar, à superfície, é de 28°C e o ponto de orvalho de 16°C. Qual a temperatura na base dessas nuvens? 
09 – A altura dos cumulus é de 1000 metros. Sabendo-se que a temperatura do ponto de orvalho à superfície é de 10°C, qual o valor da temperatura convectiva?
10 – O ar está se deslocando adiabaticamente de uma elevação de 1200 metros de altitude para o nível do mar. Sendo sua temperatura inicial de 0°C, qual o valor da sua temperatura final ao nível do mar?
11 – A temperatura na superfície é de 32°C e o ponto de orvalho é de 16°C. Qual a temperatura do ponto de orvalho na base das nuvens cumulus?
12 – Uma aeronave está voando a 600 metros de altura e verifica que há formação de nuvens convectivas acima de si. Como a temperatura do ar no nível em que voa é de 20°C e o ponto de orvalho 16°C, qual a altura da base das nuvens?
13 – Sobre o aeródromo de Belo Horizonte estão se formando cumulus cujo topo estão a 5.000 metros de altura. O METAR do momento informa 25/17 para o grupo de temperatura. Qual a temperatura no topo dessas nuvens?
14 – A temperatura do ar a 800 metros de altura é igual a 18°C e a do ponto de orvalho a 750 metros é de 12,5°C. Qual a altura da base das nuvens convectivas que estão se formando?
15 – uma aeronave está voando no topo de nuvens cumulus, a 3.000 metros do solo, sobre o aeródromo de Ipatinga. Observando o METAR de Ipatinga, verifica que a temperatura do ar e do ponto de orvalho são 28 e 20°C. Qual a temperatura no nível em que a aeronave está voando?

Outros materiais