Buscar

Fichamento sobre escassez, oferta e demanda.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
ANTÔNIA MERILANE DE OLIVEIRA RODRIGUES
FICHAMENTO: ESCASSEZ E, OFERTA E DEMANDA.
SÃO PAULO
2017
ANTÔNIA MERILANE DE OLIVERIA RODRIGUES
FICHAMENTO: ESCASSEZ E,
OFERTA E DEMANDA.
Fichamento a ser apresentado ao curso de graduação Gestão Financeira da Universidade Paulista.
Orientador: PAULO DUARTE
Disciplina: Economia e Mercado
DI
SÃO PAULO
2017
  ESCASSEZ
 Estudos apontam que a população será muito maior em 2050.  A maior parte desse crescimento será em países com renda baixa e que já tem problemas de necessidades básicas, como; Alimentação, água e energia elétrica. 
Com isso aumentará o consumo de alimentos. Os alimentos como raízes e tubérculos o aumento é de aproximadamente 40%. Os preços dos alimentos serão mais alto, e a quantidade de pessoas passando fome aumentará de 881 milhões para 1.031 milhões até o ano de 2050. (Apostila pág. 1))
As mudanças climáticas afetam diretamente a produção das safras, e com isso vem o aumento do preço. Devido aos problemas de mudanças climáticas, está sendo feito investimentos em pesquisas para apoiar o aumento da produção de alimentos, sem maiores danos ao meio ambiente. 
Nesses estudos as tecnologias são muitas, mais a escassez de informações que prove essa eficácia da tecnologia são poucas.
  Defensores da agricultura insistem na importância de redução de insumos, no plantio por coleta de água e gerenciamento da fertilidade do solo para alavancar um aumento de produção futura e segura, tanto para as pessoas como para o meio ambiente.
Com a escassez em crescente e o aumento de pessoas no mundo, a maior preocupação já não é mais com a classe social da população, e sim com a produção de alimentos suficientes sem agressão ao solo.  A verdade é que essa produção de alimentos sem agressão ao solo reduziria os lucros a curto prazo, e as pessoas e empresas estão mais preocupadas com o ganho do que com o meio ambiente. 
 Metodologia: As pesquisas apontam que combinações de culturas abrangem tecnologias de práticas tradicionais, convencionais e avançadas para melhor e maior produção de alimentos. 
Plantio direto (sem perturbação do solo, combinação com retenção de resíduos, rotação de culturas e uso de culturas de cobertura).
Gerenciamento integrado de fertilidade do solo ou ISFM (combinação de fertilizantes químicos, resíduos de cultura e adubo/composto).
Agricultura de precisão (fornecimento de insumos agrícolas assistido por GPS e, controle dos parâmetros do campo, desde o fornecimento de insumos, espaçamento de plantas e nível da água).
Agricultura orgânica (sem fertilizantes, pesticidas, reguladores de crescimento e organismos geneticamente modificados).
Coleta de água (água canalizada pelos campos de culturas, pelo uso de barragens de terra, cumes ou curvas de nível do terreno).
Irrigação por gotejamento (água em baixa vazão ao redor de cada planta ou na zona de raiz, usando micro tubulações).
Irrigação por aspersão (água distribuída sob pressão por uma rede de tubulações e fornecida à cultura por bocais suspensos no sprinkler).
Tolerância ao calor (permitem que a planta mantenha produções em temperaturas elevadas).
Tolerância à seca (permitem que a planta tenha melhores produções em comparação a variedades normais, devido a recursos aprimorados de captação da umidade do solo e a uma vulnerabilidade reduzida à deficiência hídrica).
Eficiência do uso de nitrogênio (plantas que respondem melhor a fertilizantes).
Proteção de culturas (a prática de administrar pragas, doenças de plantas, ervas daninhas e outros organismos nocivos que causam danos a culturas agrícolas).
RESULTADOS
 Milho: Impactos alcançados com a tolerância ao calor, seguida do plantio direto são de 16% em 2050. Arroz: A eficiência do uso de nitrogênio tem o mais alto impacto na produção de arroz isso seria de 20% em 2050, seguido do uso de ISFM. Na agricultura de precisão seria 9%.
Trigo: em 2050 o plantio direto tem o mais alto impacto na produção o percentual seria de 16%, seguido da agricultura de precisão que ficaria 10%. Os impactos dessa pesquisa diferem por região, e nas regiões por país. Para as 3 culturas os ganhos foram na África, no Sul da Ásia e partes da América latina e caribe.
Tolerantes ao calor: América do Norte e Sul da Ásia; tolerância a seca: América Latina e Caribe, Oriente Médio e África do Norte e África subsaariana.  Esses estudos de tecnologia são de extrema importância para reduzir o consumo de água, lembrando que esse recurso já é escasso. O plantio direto também é muito importante pois conserva a umidade do solo.
 Os estudos realizados juntamente com a tecnologia mostra que aumentaria a produção de alimentos e diminuiria os preços. É importante destacar que o ISFM e a coleta da água da chuva são tecnologias chave, são técnicas de custo relativamente baixo, porém exige mais trabalho. O investimento contínuo é essencial para obter os resultados e benefícios. "sobre a produção de outras tecnologias e, considerando a crescente escassez de água e falta de mão de obra em partes do mundo em desenvolvimento, seria de se esperar mais convergência em relação a estas tecnologias.
(Escassez pag.5)
OFERTA E DEMANDA
 A oferta é o fator determinante para economia, sendo assim considerada a principal lei da economia. O preço certo pago para o produtor, e o preço certo cobrado do consumidor chama-se a lei da "Oferta e Demanda" É preciso entender os preços de mercado, e como ajudam na produção e no consumo, esses são as bases do sistema econômico.
 Quando em algum momento o preço a ser pago ao fornecedor fica abaixo do mínimo para se obter o lucro necessário, esse fica frustrado, e se sente desmotivado a vender e entregar o produto ao mercado. E do outro lado está o consumidor insatisfeito por não ter o produto no mercado ao seu dispor. 
 Mas existe o preço certo, que é o equilíbrio para ambas as partes. Esse equilíbrio só existe quando há um mercado competitivo, que gera a chamada mão invisível. Os compradores e vendedores sem qualquer combinação um com o outro procura o preço mais baixo, assim os produtos que ficam parados no mercado devido ao preço mais alto, são obrigados a entrar na competição.
 Os economistas acreditam que aumentar o preço de um certo produto irá diminuir o estímulo de compra das pessoas, e que a redução de preço motiva as pessoas a comprar mais quantidade do mesmo produto. Mas a verdade e que o preço equilíbrio é conhecido rapidamente, assim se reconhece que também não pode surgir um preço abaixo do preço equilíbrio.
 Ha também a chamada competição perfeita, que acontece com o poder de conhecimento do mercado. E assim a lei da oferta e demanda conseguem interagir e mantem o preço equilíbrio. A reação do mercado mostra que preços mais altos do que o preço equilíbrio produz uma competição de queda do preço, já que o preço gera mercadoria parada. E um preço mais baixo produz competição para um possível aumento de preço, pois esse gera uma falta de produtos oferecidos para venda.

Outros materiais