Buscar

AVALIANDO 9

Prévia do material em texto

GEOLOGIA PARA ENGENHARIA 
	
	 
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		
"Falha geológica ameaça provocar grande terremoto e tsunami nos EUA.
A falha geológica de San Andreas, que corta de norte a sul o Estado americano da Califórnia, é uma das mais estudadas do planeta e também a mais temida dos Estados Unidos." 
Adaptado de http://www.bbc.com/, em 27/07/2015.
Nessa falha ocorre um tipo de movimento, onde as placas tectônicas deslizam entre si, estando as rochas que as compõem sujeitas a fortes estados de tensão, resultando em uma posterior deformação. Como ele se denomina?
		
	
	
	
	 
	Convergente
	
	 
	Transformante
	
	
	Construtivo
	
	
	Vulcanico
	
	
	Divergente
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		As tensões podem ser classificadas de acordo com as direções e intensidades das forças que agem sobre as rochas. Aquelas que ocorrem quando um corpo está sujeito a forças de intensidade diferentes, em direções diferentes, chamam-se:
		
	
	
	
	
	Litostáticas
	
	 
	Dirigidas
	
	
	Dobras
	
	
	Confinantes
	
	
	Falhas
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		No limite tectônico convergente, atua uma tensão de compressão, que altera o volume das rochas, tornando-o menor. Este é um estado de tensão:
		
	
	
	
	 
	Cisalhante
	
	
	Dirigida
	
	
	Confinante
	
	 
	Compressivo
	
	
	Distensivo
	
	
	
		4.
		No limite tectônico divergente, atua uma tensão de distensão ou de torção que altera a forma da rocha, alongando-a ou fraturando-a. Se o comportamento da rocha for rúptil, forma-se uma falha distensiva. Se o comportamento for dúctil, ocorre um estiramento. Essa definição refere-se ao estado de tensão:
		
	
	
	
	
	inflexivo.
	
	 
	distensivo.
	
	 
	intempestivo.
	
	
	compressivo.
	
	
	cisalhante.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		As rochas e os materiais rochosos podem apresentar tipos diferentes de deformações em resposta ao estado de tensões que suportam. Marque a ÚNICA alternativa que apresenta tipos de deformações.
		
	
	
	
	
	Flexíveis e Elásticas
	
	
	Elástica e maleável
	
	
	Maleáveis e flexíveis
	
	
	Plástica e Maleável
	
	 
	Plásticas, elásticas
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Uma dorsal oceânica é o nome usado para se referir à grandes cadeias montanhosas encontradas no oceano, originadas a partir do afastamento de placas tectônicas. Nesse tipo de limite tectônico, conhecido como divergente, atua uma tensão de distensão ou de torção, que altera a forma da rocha, alongando-a ou fraturando-a. Se o comportamento da rocha for dúctil, se espera acontecer um (a):
		
	
	
	
	
	Dobramento
	
	 
	Estiramento
	
	
	Falha distensiva
	
	
	Compressão
	
	 
	Cisalhamento
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		"Apertado entre o Tibete e a Índia, o Nepal se estende sobre uma área de 141 mil km£ , um pouco menor que nosso estado do Paraná. Mesmo assim, por conter a parte central da cordilheira do Himalaia, a Morada dos deuses da mitologia indiana, possui oito das catorze maiores montanhas da Terra." "Sua altitude decresce rapidamente de norte para sul, até encontrar a planície do Terai , a apenas 70m sobre o nível do mar, um gigantesco contraste com os 8848 m do Everest na outra extremidade do país, a pouco mais de 180 km." (NICLEVICZ, Waldemar. "Tudo pelo Everest" 1993.) O texto se refere a mais elevada cordilheira do mundo, o Himalaia, onde se situa o Nepal. Com suas contrastantes altitudes, o Himalaia teve sua origem aproximadamente na mesma época e da mesma forma que as outras grandes cordilheiras do planeta. A origem das grandes cadeias de montanhas da Terra,como o Himalaia, os Andes e as Rochosas, se deve a:
		
	
	
	
	
	longos processos de Erosão.
	
	 
	dobramentos.
	
	 
	vulcanismo.
	
	
	falhamentos.
	
	
	formação de fossas tectônicas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		As rochas e os materiais rochosos podem apresentar tipos diferentes de deformações em resposta ao estado de tensões que suportam. As deformações podem ser elásticas, plásticas ou passíveis de causar rupturas. Qual a alternativa abaixo corresponde à deformação elástica?
		
	
	
	
	
	Aquela na qual o limite de plasticidade do material rochoso é ultrapassado, e este passa a sofrer deformações por ruptura.
	
	
	É aquela, que altera o volume das rochas, tornando-o maior
	
	 
	Aquela na qual o limite de elasticidade suportado pela rocha é ultrapassado, os materiais rochosos entram em ruptura,
	
	 
	São aquelas que ocorrem proporcionalmente ao tipo de esforço aplicado
	
	
	É aquela, que altera o volume das rochas, tornando-o menor.
	 Gabarito Comentado
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 28/05/2017 18:38:46.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes