Buscar

av1 psi hospitalar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407377744)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentre os principais nomes da psicologia hospitalar, identifique a alternativa que apresenta os principais teóricos e profissionais relacionados a história da psicologia hospitalar.
		
	
	Jeffrey Young, Carl Young e Sigmund Freud.
	
	Sigmund Freud, Matilde Neder e Pearls.
	
	Bellkiss Lamosa, Aaron Beck e Angerami-Camom .
	
	Sigmund Freud, Aaron Beck e Pearls.
	 
	Matilde Neder, Bellkiss Lamosa e Angerami-Camom.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407377740)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A definição: "conjunto de contribuições científicas, educativas e profissionais que as diferentes disciplinas psicológicas fornecem para dar melhor assistência aos pacientes no hospital" (Rodríguez-Marín 2003, apud Castro e Bernhold, 2004, p. 51) está relacionada a que área da Psicologia?
		
	
	Psicologia Clínica
	
	Psico-Oncologia
	 
	Psicologia Hospitalar
	
	Psicologia Comunitária
	
	Psicologia da Saúde
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407352383)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma mulher de 23 anos contraiu o vírus HPV e agora faz exames periódicos e tratamento para evitar o câncer de colo de útero. Isso é um exemplo de prevenção ou intervenção:
		
	
	Terciária
	
	Quaternária
	
	Primária
	
	Quinternária
	 
	Secundária
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407352382)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um jovem de 25 anos contraiu o vírus HIV e desenvolveu a AIDS. O Governo está fornecendo medicamento gratuito para seu tratamento e recuperação. Isso é um exemplo de prevenção ou intervenção:
		
	
	Quaternária
	
	Primária
	
	Secundária
	 
	Terciária
	
	Quinternária
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407352400)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Luzia é uma psicóloga que atua na pediatria de um hospital especializado no atendimento de crianças. Hoje de manhã deu entrada na enfermaria do hospital uma menina que gritava muito e ninguém conseguia fazê-la parar. As enfermeiras chamaram Luzia e pediram para ela conversar com a menina e a acompanhante. Ao chegar na enfermaria, todas as outras acompanhantes e crianças estavam assustadas com os gritos da menina. Luzia sentou-se ao lado dela e ofereceu um lápis de cor e um papel para que ela desenhasse o que estava sentindo e o que queria. A menina desenhou um bolo porque era seu aniversário e, como estava doente, ela não teria um bolo. De acordo com os estudos acerca da psicologia hospitalar, é correto afirmar que:
		
	
	Luzia não pode avaliar o caso uma vez que a criança não para de gritar e tem dificuldades de se expressar.
	
	Luzia deveria ter utilizado em um primeiro momento um teste psicológico de personalidade, sem ouvir o que a criança tinha a dizer.
	 
	Luzia agiu corretamente, oferecendo instrumentos que possibilitassem a expressão da criança em um espaço onde a privacidade é limitada.
	
	Luzia agiu de forma errada, oferecendo instrumentos que possibilitassem a expressão da criança em um espaço onde a privacidade é limitada.
	
	Luzia não ouviu a criança e nem permitiu a expressão de seus sentimentos, o que pode prejudicar seu desempenho na unidade hospitalar.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407352393)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Maria atua como psicóloga na pediatria de um hospital geral público, ao chegar nesta manhã para trabalhar todas as mães de uma das enfermarias vieram falar com ela ao mesmo tempo reclamando da acompanhante de uma das crianças internadas. Na psicologia hospitalar é importante ressaltar que:
		
	
	A prevenção primária das crianças e seus familiares é fundamental na psicologia da saúde, portanto a privacidade é fundamental.
	 
	A privacidade e a individualidade são comprometidas pelos acompanhantes da enfermaria, pelos familiares e por outros profissionais da saúde.
	
	Os processos de individualidade e privacidade são mantidos e respeitados no hospital em todos os níveis, não havendo prejuízos destes fatores.
	
	A prevenção secundária das crianças é o maior objetivo da psicologia da saúde, portanto a privacidade é fundamental.
	
	A prevenção primária é o principal foco de atuação do psicólogo no hospital e consiste em um diagnostico precoce e tratamento imediato.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407352413)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Gabriela deu entrada no hospital com fortes dores abdominais. Ela disse ao médico que procurou na internet sobre os sintomas que estava apresentando e acha que está com apendicite. O médico disse que precisa fazer uma série de exames para ter certeza de um diagnóstico. Correlacionando o caso com os estudos acerca da psicologia hospitalar, podemos afirmar que:
		
	 
	O paciente hoje não é mais o mesmo de ontem, que via o médico como um ser dotado de saber. Hoje esse paciente pesquisa na internet seus sintomas e chega ao espaço hospitalar com uma série de queixas e informações.
	
	O paciente hoje é mais atrasado do que o paciente de antigamente, pois não tem acesso à informação e dificulta o tratamento. O médico, por sua vez, não pode passar informações acerca do estado de saúde para o paciente e seus familiares.
	
	O paciente hoje é o menos beneficiado, pois não existe informação disponível acerca das doenças e a equipe de saúde não atua de forma a beneficiar o paciente seu processo de recuperação de saúde.
	
	O paciente de antigamente era o mais beneficiado com a saúde no Brasil, pois mesmo antes de 1988 tinha acesso a todos os bens e serviços oferecidos na rede de saúde pública, que sempre contou com hospitais para atender a toda a população.
	
	O paciente de antigamente era o mais beneficiado, pois a humanização do ambiente hospitalar antes de 1970 era a melhor do que a atual e o médico trabalhava em equipe, o que não ocorre na atualidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407352408)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Rita é estudante de psicologia e está questionando ao professor como um ambiente hospitalar pode ser humanizado. O professor lhe responde que um dos comportamentos necessários da equipe de saúde é o(a):
		
	
	Desqualificação
	
	Inadequação
	
	Indiferenciação
	
	Diferenciação
	 
	Acolhimento
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407322965)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A origem psíquica das doenças é campo:
		
	
	Da Psicanálise lacaniana.
	 
	Da Psicossomática.
	
	Do conceito de aqui agora da gestalterapia.
	
	Da Medicina
	
	Da Teoria humanista de Carl Rogers.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407322995)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a psicossomática é correto afirmar:
		
	
	que é uma disciplina que não acredita na interdisciplinaridade como um trabalho de suporte
	
	que é uma área surgida no século XXI e estuda preceitos cognitivistas
	
	que é uma área surgida no século XXI e estuda preceitos da psicologia
	 
	que é uma interface entre o ponto-de-vista psíquico e o substrato físico dos pacientes
	
	que é conhecida por não considerar a inserção da psicologia no contexto hospitalar

Outros materiais