Buscar

HISTÓRIA E ANTROPOLOGIA DA NUTRIÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA E ANTROPOLOGIA DA NUTRIÇÃO
	Simulado: SDE0378_SM_201504123719 V.1 
	Aluno(a): JAELSON GALDINO DE ARAUJO
	Matrícula: 201504123719
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 02/04/2017 19:13:30 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201504206495)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É comum, entre os diferentes setores de nossa população, a crença das qualidades (positivas ou negativas) adquiridas graças à transmissão genética. "Tenho a física no sangue" - dizia uma aluna que pretendia mudar a sua opção de ciências sociais para a de física, invocando o nome de um ancestral. "Meu filho tem muito jeito para a música, pois herdou esta qualidade do seu avô". É este um outro exemplo comum. O perigo desses tipos de explicações é que facilmente associam-se com tipos de discriminações raciais e sociais, numa tentativa de justificar as diferenças sociais. Assim, até mesmo o sucesso empresarial passa a ser explicado como uma forma de determinação genética e é ilustrado com a enumeração das diferentes dinastias de industriais ou empresários.
A partir da leitura do texto acima, dos seus conhecimentos sobre o tema CULTURA, avalie as afirmativas a seguir:
 I - Os rótulos dados a determinados grupos sociais são ações por pessoas ou segmentos da sociedade, não existe fundamentação científica que sustente que esse ou aquele grupo, que essa ou aquela pessoa tenha habilidades melhores, maiores ou inferiores em função de "heranças" comportamentais genéticas;
II - As habilidades de cada indivíduo são fruto da herança genética dos seus pais ou das pessoas que os criaram; 
III - O sucesso de determinados grupos empresariais está intimamente ligado ao legado biológico que é transmitido dentro da família das pessoas que gerem esses grupos;
IV - Uma prova da relação entre herança genética e comportamento é o fato dos alemães terem mais habilidade para a mecânica que os demais povos; 
V - O sucesso ou insucesso de um povo está diretamente ligado à herança genética que este carrega.
É correto o que se afirma em
		
	
	II, apenas
	
	III e IV apenas
	
	I e II, apenas
	
	II, IV e V
	 
	I, apenas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504863553)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando os estudos antropológicos, marque a alternativa que melhor explique o que é gosto:
		
	
	O ser humano aprecia e consome tudo o que é biologicamente ingerível.
	
	Todas as pessoas já nascem com seus gostos próprios, ou seja, critérios e parâmetros alimentares.
	 
	O gosto é uma percepção que se relaciona apenas a uma base biológica do conjunto olfativo-gustativo.
	
	O gosto, que marca as escolhas alimentares, não se refere à memória e aos sentimentos.
	 
	O gosto, a sensação gustativa traz uma dupla conotação " informação e emoção" aprendida num dado contexto sociocultural.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504863556)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	À procura do significado da alimentação na história do homem, a autora Catherine Perlés (1979) propõe uma distinção entre o ato alimentar e o ato culinário. Para ela:
		
	
	No ato alimentar, o homem não se distingue das outras espécies animais em relação à nutrição, pois se alimenta para sanar sua fome; enquanto o ato culinário é próprio dos povos globalizados.
	 
	No ato alimentar, o homem já se distingue das outras espécies animais em relação à nutrição, pois não se alimenta para sanar sua fome; enquanto o ato culinário é próprio à espécie humana, pois o homem é o único a saber cozinhar e a combinar ingredientes.
	
	Tanto no ato alimentar quanto no ato culinário, o homem não se distingue das outras espécies animais.
	 
	No ato alimentar, o homem não se distingue das outras espécies animais em relação à nutrição, pois se alimenta para sanar sua fome; enquanto o ato culinário é próprio à espécie humana, pois o homem é o único a saber cozinhar e a combinar ingredientes.
	
	O ato alimentar é próprio à espécie humana, pois o homem é o único a saber cozinhar e a combinar ingredientes; enquanto no ato culinário, o homem não se distingue das outras espécies animais em relação à nutrição.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504735210)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1-Os hábitos alimentares se constituem de muito simbolismo, alguns chegam até mencionar que somos devoradores de símbolos assim como de alimentos e que os nossos hábitos se constituem de elementos significativos para se pensar a identidade social de seus consumidores. Para alguns antropólogos, os alimentos preparados em situações especiais servem para honrar, passando a ser um suporte de criação e manutenção das relações sociais, não sendo dessa forma destinado a alimentar, como a comida que fazemos no dia a dia. Então podemos considera que nossos hábitos alimentares sofrem influencias:
		
	
	a) Da família
	 
	e) Todas as alternativas acima
	
	d) Das lembranças
	
	c) Da companhia de pessoas queridas
	
	b) Do ambiente
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504814957)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A alimentação é essencial ao homem desde o nascimento. A forma do homem se alimentar evolui no decorrer dos tempos modificando, principalmente, as preparações dos alimentos. Em relação à evolução alimentar do homem, responda: I ¿ A primeira sobremesa foi o mel de abelha. II ¿ No período pré-histórico o homem já conhecia a agricultura e a domesticação de animais. III ¿ A abundância de cereais (trigo, aveia) iniciou o processo de desenvolvimento agrícola. IV - Cereais como milho, trigo, arroz e cevada foram os primeiros grãos cultivados por povos antigos. V - O consumo do açúcar difundiu-se na alimentação popular a partir da Idade Média. Estão CORRETAS as afirmativas:
		
	
	I, II e III
	 
	I, III e IV
	
	I e II
	
	IV e V
	
	II e III

Outros materiais