Buscar

ED FISIOLOGIA APLICADA A PSICOBIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sobre os mecanismos de controle neuroendócrino, assinale a alternativa correta.
B Para que o hormônio possa interagir com a célula-alvo, ele precisa ser reconhecido por um receptor específico, estabelecendo então, a especificidade da ação hormonal.
O controle do balanço hídrico envolve a interação entre os estímulos osmóticos e volêmicos. A Pressão osmótica é normalmente mantida dentro de uma estreita faixa que varia de 285 a 295 mOsm/kg. Algumas patologias que resultam de defeitos na síntese ou na secreção de ADH, como o Diabetes Insípido Central, fazem com que a pessoa produza:
C muita urina, com baixa concentração de excreções.
O Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona é constituído pela Renina (enzima produzida no rim) que atua sobre o Angiotensinogênio (proteína produzida pelo fígado), permitindo a formação da angiotensina I. A enzima conversora da angiotensina (ECA) contida no pulmão atua sobre a angiotensina I no plasma convertendo-a em angiotensina II, a qual estimula a liberação de aldosterona, como representado na figura abaixo. 
 
Podemos afirmar que a estimulação/ativação do Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona 
C promove o aumento da volemia por meio de retenção renal de Na+ (através da aldosterona).
O colesterol é um importante constituinte das membranas celulares, estando relacionado à síntese dos hormônios esteroides e sais biliares. No plasma, ele é encontrado ligado a corpúsculos lipoprotéicos e pode ser, resumidamente, de dois tipos básicos:
LDL - (Low Density Lipoprotein ou lipoproteína de baixa densidade)
HDL - (High Density Lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade)
Considere a afirmativa: "Há uma relação direta entre as taxas de colesterol no sangue e a incidência de ateromas, tromboses e infartos".
Marque a opção que apresenta conclusão correta acerca desta afirmativa.
B Alta concentração de HDL e baixa LDL significam pequeno risco de infarto.
Você está estudando um novo neurotransmissor que promove uma alteração de –70 para –85 mV no potencial de uma membrana pós-sináptica. Frente a este fato, é correto afirmar que
B provavelmente K+ está saindo da célula.
A perda da bainha de mielina do axônio de um neurônio resulta em
D prejuízo da condução do potencial de ação.
Os sistemas que integram e regulam o funcionamento do organismo são o endócrino e o nervoso. Com relação a esse tópico, assinale a alternativa correta.
B O sistema nervoso geralmente atua liberando neurotransmissores na fenda sináptica, enquanto o sistema endócrino libera substâncias na corrente sanguínea.
Sobre a Fisiologia do Sistema Nervoso, assinale a alternativa correta:
C Os astrócitos são células responsáveis pelo revestimento especial e impermeável dos capilares e vênulas cerebrais que cria uma barreira hematoencefálica impedindo o acesso de substâncias indesejáveis ao cérebro.
A excitabilidade nervosa é uma característica importante da célula nervosa. Um estímulo pode ou não ser capaz de alterar o potencial da membrana em repouso gerando um potencial de ação.
De acordo com estas afirmações, leia atentamente os itens abaixo.
I. A velocidade de condução do impulso é diretamente proporcional ao diâmetro das fibras.
II. O potencial de ação possui modo de ação idêntico para o mesmo tipo celular, podendo ser propagado quando gerado em qualquer ponto da membrana.
III. O estímulo sublimiar possui a característica do efeito cumulativo gerando um impulso nervoso e consequentemente um potencial de ação.
IV. Uma maneira de aumentar a velocidade da condução do impulso nervoso é isolar o axônio eletricamente a intervalos fixos. Os gliócitos encapam os axônios com mielina com exceção dos nodos de Ranvier. O PA iniciado no cone é conduzido de nodo a nodo, onde os canais de Na+ e de K+ voltagem dependentes estão presentes.
V. A intensidade de estímulo capaz de gerar o potencial de ação (PA) é denominada estímulo limiar. Se um estímulo limiar for aplicado a uma célula excitável, a célula responderá com um PA e nada impedirá que o fenômeno seja adulterado. É por isso que o PA é conhecido como um fenômeno tipo tudo ou nada.
É correto apenas o que se afirma em: 
D 	I, II, IV e V.
Com o uso de um compasso, é possível mapear a região da pele com maior e menor capacidade para discriminação entre dois pontos. O mapa sensorial abaixo indica que nas costas, a resolução espacial é bastante pequena (42 mm) ao contrário do dedo indicador e polegar (2,5 mm). Quanto maior a capacidade de resolução espacial maior é a densidade de receptores com campos receptores pequenos e maior a área cortical dedicada para o processamento da informação dessa região do corpo. A sensibilidade que nos permite qualificar precisamente as impressões mecânicas em relação ao local de estimulação é mediada pelo tato fino (ou epicrítico), em oposição ao tato grosseiro (ou protopático).
Podemos afirmar que:
 C 	A capacidade de resolução espacial é máxima no dedo indicador.

Outros materiais