Buscar

Dilatação Volumétrica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação sobre Dilatação Volumétrica
1 – Um paralelepípedo feito de concreto tem dimensões 22,2cm x 11,1cm x 8cm, foi colocado no chão de uma varanda exposto ao sol, sabendo o coeficiente de dilatação linear do material que é de 1,1x10-5 °C-1. Determine o quanto foi dilatado o volume do sólido, sabendo que a variação da temperatura do ambiente é de 45°C.
2 – Uma esfera de cobre maciça, tem seu volume definido em 32m3, sabendo que a temperatura inicial da esfera é de 25°C e após receber uma determinada quantidade de calor sua temperatura aumenta para 100°C, de termine o quanto a esfera dilatou, sendo o coeficiente de dilatação linear do cobre 1,7x10-5°C-1.
 
3 – Um cubo de alumínio é aquecido após passar por um processo de têmpera em uma indústria, sua temperatura inicial era de 20°C, durante o processo sua temperatura chegou a atingir 345°C. Sabendo que o coeficiente de dilatação volumétrica do alumínio é 6,6x10-5°C-1. Determine qual foi a variação volumétrica da peça, as dimensões do cubo são 30cm x 45cm x 10cm. 
4 – Qual o nome da letra grega que utilizamos para representar o coeficiente de dilatação volumétrica?
5 – Um cilindro com seu volume de 150 m3 é aquecido e sua temperatura é alterada em 35 °C, sabendo que o coeficiente de dilatação linear do alumínio é 2,2x10-5 °C-1. Determine qual foi a variação de volume do objeto.

Outros materiais