Buscar

Prova 2 Embalagens Respondida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Porque não pode esquentar feijão em pote de sorvete no micro-ondas? Explique cientificamente.
Porque o pote de sorvete é destinado para armazenar alimentos a baixas temperaturas, com o aquecimento os polímeros da embalagem podem migrar para o alimento, no caso o feijão, que é um alimento líquido.
Alimento líquido e alimento sólido podem ter o mesmo método de medir migração?
Migração global: é a soma de todos os componentes da embalagem que são transferidos para o alimento, sejam eles conhecidos ou não, em determinadas condições de acondicionamento e estocagem.
Migração específica: relacionada apenas aos componentes individuais e identificados, que apresentam interesse particular. Ex: monômero de cloreto de vinila; estireno, produtos de termo-degradação. Ex: O processo mais utilizado na fabricação de PVC á a polimerização do monômero de cloreto de vinila (CV) em uma dispersão aquosa, na presença de um catalisador e um agente de dispersão -> produz dioxinas. Estireno não possui aspecto toxicológico. O problema está relacionado a um produto de degradação, o óxido de estireno, que é cancerígeno. Acetaldeído: formado no momento do sopro da pré-forma do PET (altera o sabor).
Em alimentos sólidos secos e congelados não há migração de substâncias da embalagem para o alimento, pois não tem solvente para realizar a migração.
Em alimentos líquidos a migração pode ocorrer por difusão simples, difusão onde o material penetra no polímero e por adsorção.
Migração de solventes residuais-> Solventes: polimerização de resinas plásticas, processos de conversão como laminação, impressão ou recobrimento de substratos. Os métodos analíticos apresentam duas etapas: extração dos voláteis do material e posterior identificação e quantificação destes componentes.
Migração do head-space: (teste de migração específica para voláteis): corpo de prova 0,03m2, cortado rapidamente em tiras, colocado em frascos de volume conhecido, hermeticamente fechado e aquecido a 120oC/30min. A amostra do gás do espaço livre é injetada em cromatógrafo para identificação e quantificação.
Hexano tem poder solvente alto,extrai muito mais do que o óleo, por isso eu faço fator de correção.
O que é solvente simulante? Dê 2 exemplos de utilização. Explicar metodologia.
São líquidos simples que permitem medir a quantidade de qualquer substância não volátil. Simulam o poder extrativo do produto alimentício. Deve apresentar o mesmo poder extrativo que o alimento simulado e permitir análise adequada da migração.
O heptano e azeite de oliva simulam substâncias gordurosas. O óleo não evapora e sua composição varia, por ser um produto natural. Quantifica-se quanto do óleo foi incorporado ao polímero e depois faz a diferença da massa.
Metodologia: Para alimentos em contato com o simulante óleo de oliva: Superfície de aproximadamente 600cm2; Condicionamento: 23oC e 50% UR até peso cte; Amostra colocada em contato com o simulante; O excesso de óleo na amostra é removido com papel de filtro e a amostra é novamente condicionada; Peso final é determinado em balança analítica; Óleo absorvido pela amostra é extraído com solvente apropriado; O solvente é evaporado e o óleo de oliva é determinado em cromatógrafo; O resíduo migrado é calculado subtraindo-se o peso final do peso inicial e corrigindo-se o resultado com o valor do óleo de oliva absorvido pelo material da embalagem.
Que tipo de atmosfera modificada e porque para o café solúvel e brócolis in natura.
N2 é utilizado na atmM do Café solúvel, pois provoca a inertização, evitando a perda do aroma. Brócolis para não entrar em anaerobiose, pois a atmM otimizada permite que uma certa quantidade de O2 entre, balanceando a composição do ar, o CO2 altera a cor, sabor e odor; a atm modificada faz o controle fisiológico do produto-> tem maior VP.
Quais os gases utilizados na atm modificada e qual função de cada um deles?
CO2: ação fungistática, ação bacteriostática, retarda a deterioração, altera: o perfil de deterioração, o No e tipo de microrganismos. Em hortaliças: retarda a maturação, inibe atividade enzimática, retarda produção de voláteis.
O2: Mantém a cor da carne fresca, inibe o crescimento de MO anaeróbios patogênicos e deterioradores, mantém respiração aeróbia, porém acarreta a oxidação.
N2: Gás inerte, balanço composição, gás de enchimento para evitar colapso, dilui O2 residual, substitui O2 (evitando crescimento de MO aeróbios e oxidação).
Se eu fosse armazenar massa de pizza, qual gás/composição de gás eu usaria e qual embalagem? Justificar a escolha.
Mistura gasosa com CO2 pois tem ação fungistática... (6).
Polipropileno, pq tem alta barreira a gases, baixa permeabilidade ao vapor de água, boa resistência à tração.
Se eu tenho maça embalada qual gás eu uso e qual filme seria adequado, por quê?
Câmaras de estocagem com controle da atm, purga das câmaras com N2, O2 (2,5 -3%) e CO2 (<3%). O filme seria o PEBD por ter alta permeabilidade a gases, inerte, transparente, bom desempenho a baixas T, resistente ao rasgamento.
Diferença de atm modificada e atm controlada.
A atm modificada altera a atm no interior da embalagem para controlar crescimento de bactérias e fungos, reações qmcas, bioqmcas, senescência -> vida útil mais longa.
A atm controlada é feita em câmaras de estoque, como por exemplo de frutas, onde o O2, CO2 e etileno são controlados.
Explicar o processo de form fill Seal.
É um tipo de sistema automatizado de embalagens da linha de montagem do produto, comumente usado no empacotamento da indústria para alimentos, e uma grande variedade de outros produtos. O filme é desenrolado da bobona e é “inflado” por uma corrente de ar, o produto entre por uma esteira e é embalado, as embalagens são seladas a quente e em seguida passam pela prensa de corte para separar uma embalagem da outra.
Fatores que determinam a vida de prateleira?
Umidade: Efeitos diretos: absorção->aglomeração,variação do ângulo de Talude, perda de crocância, cristalização de açucares em balas; Perda de umidade ->perda de peso e endurecimento de frutas e hortaliças. Efeitos indiretos: oxidação de lipídios, escurecimento não enzimático, atividade enzimática, crescimento microbiano.
Oxigênio: oxidação de vitaminas e lipídios, importante para a respiração de frutas e hortaliças e para a cor da carne.
Temperatura: aumenta a permeabilidade ao vapor de água e a gases.
12 - Do alumínio sobre a laminação, sobre passivação.
	Os matérias estão formados, plástico estampado e liso, plástico permite a evaporação do solvente do adesivo ai gruda, e não separa mais.
Hot melt: Desbobinador1->aplica hot-melt->junta com desbobinador2->cilindro refrigerador->bobina o laminado. Não utiliza solvente, não precisa evaporar nada, tipo de adesivo fluido qndo aquecida e qndo resfriada solidifica e cola.
Extrusão: desbobinador1/extrusão do termoplástico/desbobinador2 ->cilindro refrigerado ->bobina o laminado. Uma das camadas do tetrapack é feita por esse mecanismo, o polímero tem propriedade adesiva e se cola ao laminado.
Via úmida: Desbobinador1->aplica a cola->junta com desbobonador2->estufa-> bobina o laminado. Passa pela estufa depois que já juntou.
Via seca: Desbobinador1 -> aplicação da cola -> estufa -> junta com o desbobinador2 ->bobina o laminado. Aplica o adesivo depois passa pela estufa, ainda tem propriedades do adesivo, o laminado é bobinado no final do processo.

Outros materiais