Buscar

CICLO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Prévia do material em texto

CICLO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
O desenvolvimento de sistema é uma tarefa complexa e de longo prazo. Normalmente envolve vários representantes de uma entidade de diferentes áreas, que fará o levantamento das necessidades, processos, procedimentos do desenvolvimento do sistema inclusive com sua homologação e verificação.
Essa tarefa demandara representantes da área de TI como: C.I.O, gerente de projetos, programadores, analistas de base de dados, analistas de sistema e outros profissionais de TI.
As principais fases são divididas em seis: levantamento das necessidades, analise de alternativa, projeto, desenvolvimento, implementação e manutenção.
O levantamento de necessidades consiste na coleta de dados e informações e necessidades de diversos usuário. Essa fase é crucial pois quantos mais precisa as informações maior é chance do sucesso do projeto e menor o custo de correções.
Analise de alternativa avalia as vantagens e desvantagens e possibilidades do projeto, é nesta fase que os desenvolvedores escolherão um projeto preliminar para o estudo em detalhes, também deve ser levado em conta tempo e os objetivos do sistema.
O projeto refere-se a criação e especificação detalhadas para o sistema proposto exemplo: como o sistema deverá operar, resultados desejados.
O desenvolvimento é a criação do projeto propriamente dito, que Consiste na aquisição de equipamentos e desenvolvimento de software do sistema, garantindo o funcionamento do sistema ou alteração e correção de defeitos.
A implementação trata de colocar o sistema em produção seja pela troca de sistema legados para os novos sistema ou a implementação de um novo. É nesta fase que os teste-piloto saberão se o sistema está defeito e também o treinamento do usuário ao novo sistema.
A manutenção consiste no suporte operacional e na correção de eventuais defeitos não detectados na fase teste, bem como modificação ou inclusão de necessidades.
Existem quatro técnicas aceita no ciclo de desenvolvimento dos sistema.
O modelo cascata consiste na execução sequencial de etapas sem a possibilidade de retorno ou revisão. Cada etapa é documentada e encerrada. A desvantagem é que o produto final é entregue nas fases finais do desenvolvimento. A vantagem é que uma vez definido o projeto e iniciado o objetivo não se altera. 
A prototipagem tem por finalidade apresentar ao usuário final e patrocinador do projeto versões preliminares ou protótipos do sistema para que possam fazer comentários, avaliações e modificações durante o desenvolvimento do projeto.
Vantagens: Os usuários experimentar e fornecer opiniões construtivas e permite a detecção de erro antecipadamente.
Desvantagem: tende a elevar a expectativas do usuário além de orçamento previsto e Muitas iterações podem ser improdutivas e dar a sensação de que o projeto não tem fim.
A abordagem em espiral tem como foco a entrega do sistema em versões. Cada versão passa por todo o clico de desenvolvimento do sistema e é refinado a cada passagem. A fase de manutenção é única que será demandada na versão final. Ela deverá ter seus cuidados pois o custo final pode aumentar a cada vez que completa um ciclo, pois a diferença estruturais entre uma versão ou outra pode ser grande a ponto de o sistema precisar reescrito.
O desenvolvimento rápido consiste no uso de ferramentas, técnicas e metodologias que visam o ágil desenvolvimento do sistema por meio de reunião periódicas entre programadores e os usuários finais. O desenvolvimento rápido é possível a partir do uso de ferramentas RAD como a Power Soft da Sybase. Esta abordagem coloca o sistema em produção muito antes de qualquer outro projeto, no entanto demandara mais tempo dos usuários finais e dos patrocinadores.
Papeis e responsabilidades consiste na função especifica de cada profissional dentro do desenvolvimento do sistemas que são:
C.I.O: Patrocinador do projeto e que dará direção a equipe de desenvolvimento, assim traçará pré-requisitos iniciais e nomeara um gerente de projetos. Seu salário pode variar entre 5.595,81 a 35.959,94 reais.
Gerente de projetos coordenará as atividades e processos, delegando funções, montando cronograma, cobrando resultados, avaliado o desenvolvimento e a interação da equipe e gerando relatório para os patrocinadores além de controlar que orçamento não ultrapasse a meta especificada. Portanto seu salário variar entre 4297,63 a 27.617,56 reais.
Profissional de análise de banco de dados tem como responsabilidade garantir a integridade e administração do banco de dados do projeto, entre elas montar a estrutura do banco de dados e definir seus relacionamentos, além de executar cópia de segurança e restaurar banco de dados anteriores em caso de falha. No entanto seu salário pode variar 2.335,47 a 9.718,63 reais.
Programador é a parte mais técnica no desenvolvimento de sistemas.com seu uso de conhecimento e experiência desenvolve as linhas de códigos que darão a cara do sistema propriamente dito. Tem por responsabilidade desenvolver códigos e software completos. Produzindo um software de baixo custo, eficiente, funcional e baixa manutenção. Seu salário pode variar 1.786,42 a 7370,75 reais.
 
O usuário é peça chave para o desenvolvimento do sistemas. Além de participar do levantamento das necessidades e dos requisitos, também pode ser responsável pelos teste de homologação. Também responsável pelo feedback a equipe de desenvolvimento de eventuais erros ou necessidades de correção pós-implantação do sistema.

Outros materiais

Perguntas Recentes