Buscar

ESTUDOS DICIPLINARES 6 EXAME II (GESTÃO PUBLICA UNIP)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	O manobrista trouxe o luxuoso carro para o casal, que aguardava ansiosamente o veículo para voltar para casa após o almoço de confraternização da empresa de produções culturais Boa Vida Ltda., onde ambos ainda trabalhavam. Mariângela falou insistentemente para Rodrigo que antes de criarem sua própria empresa de produções culturais, teriam que investir em um bom sistema de informações gerenciais. Rodrigo imediatamente exclamou rispidamente que Mariângela estava querendo dificultar as coisas. Não queriam abrir uma grande multinacional, mas apenas uma empresa de produções culturais, que nem precisa de computador para funcionar. Haja vista o Armando (empresário e chefe de ambos), que não liga para essas coisas, mas está podre de rico. Mariângela disse, então, que Rodrigo deveria estar cego, porque o Armando estava praticamente falido. A conversa evoluiu, mas Mariângela não abria mão da certeza de que era necessário um sistema de informações gerenciais para a empresa que estavam planejando.
Mas, o que é um sistema de informações gerenciais?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
De forma técnica, sistema de informações é o conjunto de subsistemas de informações que processam dados e informações para fornecer subsídios ao processo de gestão de uma empresa.
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Marcelinho era um rapaz alto, de aproximadamente 1,95. Apesar de todos insistirem para que ele fosse jogar basquete ou vôlei e aproveitar o seu privilegiado físico, sempre detestou praticar esportes. Desde pequeno, seu sonho era trabalhar com navios. Queria ser marinheiro militar, entrar na Marinha e passar seus dias a bordo de grandes e bonitos navios. Estudou bastante para passar na seleção para oficiais da Escola Naval, mas lá viu que vários outros brasileiros e brasileiras tinham o mesmo sonho. Não foi aprovado. Com o tempo, deu um jeito de trabalhar com navios, mas de um jeito um tanto diferente do que pensava: conseguiu ser gerente de vendas de uma operadora de cargas  marítimas holandesa. Dentro desse trabalho foi obrigado a fazer um curso rápido de contabilidade, para entender melhor os relatórios que recebia e orientar os vendedores de sua equipe.
Dessa forma, lembra-se que os professores disseram que o razonete é uma forma didática de demonstrar a contabilidade e que ora os valores são registrados do lado direito de um “T” e ora do lado esquerdo. O que exatamente determina se o valor será registrado do lado direito ou do lado esquerdo?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
A natureza da conta (ativo, passivo e patrimônio líquido) é que determina que lado deve ser utilizado para aumentos e que lado deve ser utilizado para diminuições.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Então, eu vou conseguir um bom rendimento se eu fizer essa aplicação? – perguntou Alexandre Martins olhando torto e fixamente para o gerente do banco, Sr. André. Alexandre tratava-o verdadeiramente mal, quase que como a um criminoso que estivesse prestes a metê-lo em um golpe ou em uma armação. Ainda não convencido da resposta, Alexandre levantando-se subitamente da cadeira, se aproximou do assustado gerente com o dedo em riste e indagou furiosamente se era melhor esquecer o fundo de ações e aplicar em CDB. A atitude chamou a atenção de todos que estavam na apertada agência do Banco Exempel. Após um prudente, mas seguro “sim”, Alexandre abriu um sorriso maravilhoso e sentou-se confortavelmente na cadeira. Ordenou então: Já que é assim, o senhor registre aí nesse seu computador que é para aplicar hoje R$ 150.000,00 por dois meses, com essa taxa de 10% ao mês. Mas com essa taxa de 10% ao mês, se não... (fez um gesto característico de quem está disposto a matar). Feita a operação, ambos apertaram as mãos. Marlene, outra funcionária do banco, aproximou-se e perguntou a André: Nossa, como você aguenta esse sujeito? André respondeu: Porque ele é o meu melhor cliente. Sempre faz o que eu sugiro!
Qual será o valor futuro dessa aplicação que o Sr. Alexandre Martins acaba de realizar no Banco Exempel?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
181.500,00
	
	
	
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Um enorme navio de contêineres de bandeira dinamarquesa singrava para o porto de Santos, devidamente guiado por um prático experiente, quando subitamente um estrondo foi ouvido. Devido ao calor escaldante que fazia naquele dia, alguns dos contêineres que carregavam produtos químicos altamente nocivos provocaram uma explosão, esparramando o líquido pela proa do navio e no mar. Poucos minutos depois, a química Soraia Ruffino, liderando uma equipe de cinco funcionários, estava a bordo de uma lancha rápida equipadíssima, carinhosamente chamada de “ambulância ambiental”, que dispunha de diversos equipamentos para captar o perigoso líquido. O que parecia uma “missão impossível” para a maioria das pessoas, para a equipe de cinco profissionais liderada por Soraia Ruffino era um trabalho de rotina.
A “ambulância ambiental”, ou seja, uma lancha equipada com vários equipamentos para emergências ambientais é usada frequentemente (ou melhor, sempre que for necessário) e foi registrada na contabilidade da empresa que presta serviços ambientais como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Ativo.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Irritada, Norma já não aguentava mais a indiferença de Juliana. Como é que o diretor insistia em fazê-las atuar em conjunto, se Juliana não conseguia sequer olhar para o seu rosto? Que interatividade era essa? Juliana não atuava em conjunto, ela fazia sua própria peça teatral dentro da peça. Desse jeito, não poderia ser considerada uma atriz! Bem, precisava lidar com essa situação, uma vez que Juliana já havia feito várias novelas, enquanto que ela ainda não.
Ao final do ensaio, Norma foi jantar com sua amiga, Adriana, que é contadora. Norma gostava muito de Adriana porque era animada e fazia se sentir bem, esquecendo as pressões do teatro. Mas nunca entendeu direito o que Adriana fazia no escritório. Qual seria a diferença entre uma matemática e uma contadora? Com suas palavras, Adriana explicou para Norma, entre outras coisas, que a contabilidade tem as seguintes funções:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Registrar, organizar, demonstrar, analisar, acompanhar e auditoria.
 
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leandro estava terminando de conferir o balancete de verificação do mês de setembro quando foi chamado às pressas na sala do Sr. Carrasco. Apesar do nome intimidador, o Sr. Joaquim Carrasco é um amor de pessoa e engraçado porque é muito obeso, ostenta um rosto enorme emoldurado em cabelos gigantescos, mas insiste em usar óculos minúsculos. Parecia um urso, não havia como não rir! Além disso, Carrasco criou fama porque tinha uma sobrenatural habilidade para encontrar erros nos relatórios.
A cada erro apontado (o que evitava um monte de contratempos), exigia humildemente como recompensa, um alfajor de chocolate, seu doce preferido!
Leandro, já desconfiado de que teria que comprar um (ou mais) alfajor, perguntou rispidamente o que ele havia errado daquela vez e que estava sem dinheiro! Carrasco disse então carinhosamente que nada, o erro foi que havia enviado para o Sr. Theodoro (diretor financeiro) apenas o balanço patrimonial, mas que o grave problema que “o homem” está enfrentando no momento é com o fluxo de caixa!
 
Interprete a situação que Leandro se deparou:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
Leandro deveria ter enviado todas as demonstrações financeiras da empresa, mas com ênfase no fluxo de caixa e a demonstração do resultado do exercício que podem oferecer ao Sr. Theodoro condições de tomar uma decisão para reverter o problema do fluxo de caixa.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Caminhando lentamente pela orla de Copacabana, o empresário da área metalúrgica Maurício Antônio tomou a difícil decisãode adiar um projeto de expansão da fábrica para o ano que vem. Era o melhor a fazer, dadas as dificuldades. Sentou-se em um quiosque e pediu distraidamente uma água de coco. Na verdade, não estava com sede. Aliás, nem sabe por que pediu uma água de coco, já que não gosta dessa bebida. Ao ligar pelo telefone celular para o Hélio, o controller da metalúrgica, Maurício Antônio foi alertado que vários clientes não estavam pagando as faturas. Perdeu muito tempo para planejar a expansão da fábrica, a ponto de descuidar do processo de concessão de crédito, que precisa de ajustes. Sendo assim, o Sr. Hélio comentou que precisariam observar seis fatores:
 
1.Capacidade: habilidade do tomador de crédito na conversão de seus ativos (capacidade de pagamento).
2.Capital: próprio de terceiros - físicos ou financeiros.
3.Colateral: capacidade do tomador de crédito em vincular bens patrimoniais aos contratos de crédito.
4.Condições: o que o setor externo da atividade do tomador de crédito pode implantar em seu compromisso.
5.Conglomerado: o que uma empresa vinculada a outra pode interferir no processo de crédito.
6.Caráter histórico do tomador de crédito.
 
Esses seis fatores são considerados os Cs do crédito.
Pois bem, da simples análise dos seis Cs de crédito, pode-se entender que o trabalho de concessão de crédito é bem extenso. Mas para que todo esse trabalho?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Para diminuir os riscos.
 
	
	
	
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	O telefone tocava incansavelmente e irritantemente na sala de recepção, sem que ninguém se dispusesse a atendê-lo. Certamente, essa era a primeira vez em anos que isso acontecia! Jamais uma chamada telefônica deixava de ser atendida na sede da “Indústria e Distribuição de Produtos Hospitalares Santa Lúcia S.A.”, que ficava em um bonito prédio cor de caramelo na Av. Pedro de Toledo. Naquele dia, executivos de uma indústria irlandesa estavam reunidos com a proprietária, a exigente Sra. Débora Rauff, firmando a primeira “joint venture” da Santa Lúcia. O negócio era relativamente simples: a Santa Lúcia S.A. distribuirá no Brasil toda a linha de móveis adaptados para a terceira idade fabricados na Irlanda e por sua vez a empresa irlandesa, com sede em Dublin, distribuirá monitores cardíacos produzidos pela Santa Lúcia.
O telefone finalmente é atendido. Toda atrapalhada, a Srta. Sônia, a elegante recepcionista, atendeu o Sr. Nelson, de uma empresa de auditoria internacional.  O auditor pediu para avisar imediatamente a Sra. Débora Rauff que a nota explicativa nº 12 foi aprovada e que poderia finalmente exibir as demonstrações financeiras do último trimestre para seus convidados. Sem entender direito o que estava acontecendo, mas sabendo que isso deveria ser muito importante, imediatamente, a Srta. Sônia foi interromper a reunião e avisar a Sra. Débora Rauff. Percebendo que o telefone não havia sido atendido, Débora Rauff expressou sutilmente que havia ficado furiosa!
No caso, podemos comentar que as notas explicativas são de fato muito importantes porque são parte integrante das demonstrações financeiras, mas... o que são mesmo notas explicativas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
As notas explicativas são um relatório emitido pelos profissionais da empresa, que especificam as práticas contábeis e são revisadas pela auditoria externa.
	
	
	
Pergunta 9
0 em 1 pontos
	
	
	
	Amanhã, logo no período da manhã, Robson irá conversar com a contadora da Editora Zás Ltda., uma editora de livros infantis. Robson é um aclamado escritor de livros infanto-juvenis e recebeu a honra de participar da Academia Brasileira de Letras com a cadeira n° 26. É também empresário do ramo de artes gráficas. Robson recebeu o relatório da contadora, a Srta. Priscila, mas não entendeu um comentário em que ela dizia que a empresa tinha mais disponibilidade. Priscila chegou a essa conclusão, porque:  
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
O fluxo de caixa da Editora Zás apresentou um resultado negativo no mês. Podemos afirmar que, segundo o regime de competência, a empresa não apresenta lucro.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	
Já não dava mais! Foi esse o desabafo que Daniela, a diretora financeira, ouviu do Sr. Pantaleão, diretor industrial da Agroindustrial Santa Helena Ltda. Apesar da frota de colheitadeiras estar em ótimas condições de uso, a tecnologia embarcada era muito incipiente. No mercado há máquinas muito mais eficientes, porém custam caro.
Uma verdadeira fortuna! A Sra. Daniela, no entanto, exigiu que a empresa ao final da safra atingisse pelo menos 10% de retorno. Essa era a meta. Ao final da safra, o Sr. Maurício Lee, contador da Santa Helena Ltda. fechou o balanço e publicou um lucro líquido de R$ 2.150.000,00.
A empresa atingiu a meta estipulada pela Sra. Daniela?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Não.

Outros materiais