Buscar

Carta da Jamaica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1- Para quem é endereçada a carta?
A “Carta da Jamaica”, escrita por Simón Bolívar, fora endereçada ao Sr. Henry Cullen, que se encontrava em Kingston, Jamaica.
2- Qual aspecto caracteriza a escrita epistolar como documento? 
A Carta da Jamaica, como já diz o nome, é uma carta acerca do momento histórico em que vivia Simón Bolivar, além de expressar também as opiniões do autor sobre a época na qual ele estava situado. Quando reunidas, as epístolas de determinado autor, podem ser publicadas por seu interesse histórico
3- Em qual contexto nas lutas de Independência Símon Bolívar escreveu a carta?
Escrita em setembro de 1815, a carta retrata o momento de crise pelo qual os que lutavam em prol da Independência enfrentavam, após estes passarem por derrotas perto de Caracas e Nova Granada. Na carta da Jamaica, Bolívar mostra claramente a influência do Iluminismo e seus grandes pensadores e inclui conceitos de Montesquieu quando ele fala de "despotismo oriental" para definir o Império Espanhol.
4- De que maneira é expressa na carta o entrelaçamento da história da América com a vida de Símon Bolívar?
5- Quais os argumentos principais que pautam a escrita dessa carta?
6- Símon Bolívar é Liberal? Sim ou não e explique.
Simón Bolívar não era liberal. Na realidade, ele tendia mais para o conservadorismo, visto que defendia a manutenção da estrutura de governo da Espanha, porém, nas mãos da elite Criolla. Ele defendia a emancipação da América Espanhola, mas temia demasiadamente o poder nas mãos das massas populares, baseando-se nas atrocidades cometidas pelo povo no decorrer da Revolução Francesa. Ele também queria evitar o modelo de movimento de Independência adotado pelo Haiti, que massacrou a economia do país após um período anárquico de revolução.

Outros materiais