Buscar

Gestao da Produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

JUST IN TIME
Fatores que influenciaram na criação: restrição da demanda, diferenças culturais, economia devastada, falta de trabalhadores temporários.
Just in time manufatura enxuta, produzir mais com menos. Estoque praticamente zerado.
Voltado para mercados estáveis e previsíveis
A manufatura enxuta tem como objetivo determinar o valor para o cliente, identificar a cadeia de valor, simplificação do fluxo, manter o ambiente de trabalho limpo, foco na qualidade, redução dos estoques, gerenciamento visual, busca da perfeição.
O sistema JIT conta com a participação de todos os funcionários e estes tem autonomia no processo.
A filosofia Jit tem como objetivo foco na melhoria continua, qualidade e flexibilidade, redução dos estoques, ataque ao desperdício.
Produzir bens e serviços exatamente no momento necessário, reduzindo os estoques, dando visibilidade aos problemas, focando na melhoria continua e no ataque aos desperdícios. Investimento baixo.
Plano de Produção informações sobre as necessidades dos clientes interno e externos são obtidas pelo setor de Planejamento e Controle de Produção (PCP).
É realizada a avaliação das peças no decorrer do processo de produção e no final do mesmo, com intuito de identificar anormalidades.
Os 7 tipos de desperdício da filosofia Jit são:
Superprodução 2 Transporte 3 Produtos defeituosos 4 Movimentações 5 Estoques 6 Tempo de espera 7 Processos
PROGRAMAÇÃO PARA TRÁS
Notamos que o MRP tem uma lógica que parte da visão de futuro de necessidade de produtos acabados e depois vem “explodindo” as necessidades de componentes nível a nível, para trás no tempo.
O objetivo de um sistema dessa natureza é o eficiente atendimento da demanda, com o cumprimento de prazos de entrega e minimização dos estoques iniciais de insumos (materiais e componentes), estoques em processo e estoques de produtos acabados levando a uma melhoria dos indicadores de desempenho da empresa o qual além dos recursos materiais deve gerenciar os recursos de manufatura.
Desse modo, se o planejamento a ser realizado pelo sistema visa calcular as quantidades dos diversos materiais necessários ao cumprimento de um plano de produção, utilizando os pedidos em carteira (pedidos firmes dos clientes) e a previsão de pedidos dos produtos para a verificação da disponibilidade de todos os materiais e componentes, de modo a garantir sua provisão, a tempo, ao sistema de manufatura esse deve ser capaz de integrar os três níveis básicos de gerência: nível estratégico, nível tático e nível operacional.
TIPOS DE ESTRUTURA DOS PRODUTOS
Em forma de A: apenas um produto final formado por um numero grande de componentes. Ex: fabrica de automóveis. Faixa limitada de produtos, produtos para estoque, economia de escala, produção protegida.
Em forma de T: empresas com pequenas variedades de matéria prima e cardápio variado de produtos finais, altamente customizados. Ex: gráficas, fabricas de etiquetas e chocolate. Produtos customizados, fluxos de produtos, produção contra pedido.
Em forma de V: empresas com menor padronização do processo. Ex: petroquímicas, fabricas de vidro. Pequena variedade de matéria prima e grande variedade de produtos.
Em forma de X: empresas de projetos modulares. Ex: fabrica de moveis modulares. Personalização ocorre estagio final, economia em escala, alto volume.
TPM (Manutenção Preventiva Total)
Manutenção Produtiva Total (TPM): dependência em relação as atitudes da mão-de-obra na manutenção de equipamentos, contribuindo para a diminuição de quebras e interrupções de produção, aproveitando o conhecimento dos operários no uso do maquinário para realizar sua manutenção. Visa a meta de “quebra zero”.
Isso envolve 2 mudanças no ambiente: melhoramento físico, consiste no aperfeiçoamento de maquinas e dispositivos já existentes; melhoramento comportamental por parte dos operadores e engenharia industrial, projetando equipamentos mais fortes e resistentes.
Objetivos: obtenção da confiabilidade, da disponibilidade para as operações e da manutenibilidade dos equipamentos. Na medida que a manutenção simples é realizada pelos funcionários aumenta a confiabilidade nos equipamentos, e contribui para diminuição de quebras e aumento das responsabilidades dos operários.
Requisitos: definição das condições operacionais de equipamentos e dispositivos; elevado grau de respeito às condições operacionais; mudança e aperfeiçoamento dos equipamentos e do ambiente fabril; eliminação das deficiências de projeto e equipamentos e dispositivos; aumento da capacidade técnica dos operadores.
Metas Principais
Melhoria da eficácia dos equipamentos, evitando perdas por tempo parado, perdas de velocidade e perdas por defeitos.
A realização da manutenção autônoma realizada pelos operadores, estando fundamentada nos níveis de consertos, prevenção e melhorias.
Planejamento da manutenção é atividade voltada para manutenção, como o nível de manutenção necessário para cada equipamento, padrões de manutenção e responsabilidades da mão-de-obra direta e do staff de manutenção.
O desenvolvimento de habilidades de manutenção, com ênfase e treinamento continuo para o pessoal operacional.
A obtenção da gestão dos equipamentos, o pressuposto é evitar a manutenção, por meio da prevenção da manutenção, que abrange o entendimento das causas e falhas e o projeto de manutenibilidade e à instalação.
GESTÃO DE DEMANDA
Gestão de demanda trata-se da previsão de vendas de um determinado produto em um período estipulado. O MRP baseia-se nas informações da lista de materiais, nos ciclos de produção de cada item, programação mestre, níveis de inventários e no conceito de lote econômico para executar o planejamento das necessidades de materiais, para com isso determinar os materiais e outras exigências no processo de produção.
Os sistemas de reabastecimento utilizam determinada regra de decisão para tomada de providências de suprimentos, sendo o aprazamento e a quantidade a ser adquirida de cada item determinados sobre a suposição de demanda estatisticamente analisada, tais como custo, prazo de entrega, consumo passado, natureza da demanda. 
OBJETIVO baseando- se na natureza ou fonte da demanda, pode se definir a melhor técnica para o controle de estoques. Os materiais necessários para produção são determinados com maior exatidão, evitando atrasos no processo, possuindo a quantidade exata de matéria prima no estoque que supra as necessidades durante o processo produtivo com intuito de suprir a demanda no prazo determinado.
Influencia no MRP de maneira a pré-determinar os materiais necessários para produção com maior exatidão, evitando atrasos no processo, quantidade exata de matéria prima no estoque que supra as necessidades durante o processo produtivo, intuito de suprir a demanda no prazo determinado.

Outros materiais