Buscar

Projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TRABALHO 1
1 – Defina projeto.
É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
2 – Como ocorre a demanda de um projeto? Cite exemplos.
Os projetos são normalmente autorizados como resultado de uma ou mais considerações estratégicos. Essas podem ser uma demanda de mercado, necessidade organizacional, solicitação de um cliente, avanço tecnológico ou requisito legal.
3 – Aponte as 4 principais características de um projeto e suas aplicações.
As principais características de um projeto são:
Temporários, possui um inicio e fim definidos
Planejados, executados e controlados
Entregam produtos, serviços ou resultado exclusivos
Realizado por pessoas
Desenvolvidos em etapas com recursos limitados
5 – O que caracteriza o termino de um projeto?
O que caracteriza o termino de um projeto é a sua conclusão, o alcance dos objetivos e a avaliação dos resultados obtidos.
6 – Diferencie projeto x operação.
Projetos são temporários e exclusivos, e operação são contínuos e repetitivos.
7 – Cite no mínimo 5 exemplos das áreas de aplicação de projetos.
Engenharia e construção civil; Desenvolvimento de softwares; Estratégia militar; Administração de empresas; Marketing e Publicidade; Pesquisas e Desenvolvimento.
8 – De acordo com o PMI – Project Management Institute, mencione quais são as 9 áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos.
Gestão de Escopo; Gestão de Tempo; Gestão de Custo; Gestão da Qualidade; Gestão de RH; Gestão de Comunicação; Gestão de Riscos; Gestão de Aquisição; Gestão de Integração.
9 – Para um projeto apresentar qualidade nos resultados orçados, é necessário obedecer a uma restrição tripla. Mencione qual a base dessa restrição.
A base da restrição tripla é a gestão do escopo, do tempo e do tempo. Que a qualidade do projeto é afetada pelo equilíbrio destes três fatores, cujo relacionamento e tal que se um desses fatores muda o outro também é afetado.
10 – De acordo com o PMI – Project Management Institute, caracterize os grupos de processos.
Os grupos de processo são: Iniciação; Execução; Revezamento; Controle\Monitoramento; Encerramento.
11 – Defina Stakeholders.
São indivíduos e organização ativamente envolvidos no projeto, cujos interesses são afetados por ele, ou exercem influencia sobre o mesmo.
12 – A figura abaixo apresenta a influencia das partes interessadas ao longo do tempo. Qual é a relação percebida no gráfico abaixo, entre o custo das mudanças x influencia das partes interessadas?
Inicialmente a influencia é alta pois é realizado a definição do projeto, com o andamento do projeto o custo das mudanças se elevam e a influencia diminui, pois o projeto já esta definido e em andamento.
13 – Aponte quais são as atribuições da gerencia de projeto.
Gerenciar o trabalho do projeto, aplicando conhecimentos, habilidades e técnicas, para projetar atividades que visem atingir os requerimentos do projeto. O trabalho tipicamente envolve: escopo, tempo, risco e qualidade.
14 – Qual a importância do Ciclo de Vida do Projeto?
O entendimento do ciclo de vida do projeto permite a visualização sistêmica do projeto, facilitando o estudo e as técnicas de administração de projetos.
15 – Todo projeto começa com uma idéia. As idéias nascem de problemas, necessidades, encomendas de clientes ou da criatividade das mentes visionarias. De acordo com Thomas Edison.
A idéia corresponde a fase de inspiração, que corresponde a 10% do projeto e os 90% restantes são feitos de transpiração.
TRABALHO 2
1 – O PMI – Project Management Institute, menciona o roteiro pratico para a Administração de um Projeto. Utilizando a referencia do PMI, mencione a relação dos fluxos existentes nos 4 momentos (Preparação\ Estruturação\ Execução\ Conclusão)
Preparação: idéia inicial; definição do produto; definição de atividades, prazos e custos; aprovação.
Estruturação: montagem da equipe; detalhamento dos planos (custos, recursos e etc); aprovação; mobilização dos recursos internos e externos; inicio do produto.
Execução: realização da atividade; controle do progresso; administração de mudanças no escopo, prazo e custo; conclusão do produto.
Conclusão: apresentação do produto; aprovação do cliente; ferramentas administrativas; desmobilização dos recursos; inicio de novo cicli de vida.
3 – Quais são as etapas que compõe os processos de gerenciamento de:
Escopo: coleta de requisitos, definir o escopo, criar o EAP, verificar o escopo, controlar o escopo.
Tempo: definir as atividades, sequencia das atividades, estimar os recursos das atividades, estimar a duração das atividades, desenvolver o cronograma, controlar o cronograma.
Custos: estimar o custo, determinar o orçamento, controlar o custo.
4 – Caracterize/Diferencie as 9 areas de gerenciamento de projeto.
Gerenciamento da Integração: engloba os processos requeridos para assegurar a coordenação e integração de todos os elementos do projeto, garantindo que o todo seja beneficiário.
Gerenciamento de Escopo: engloba os processos necessários para assegurar que no projeto esteja incluído todo trabalho requerido e somente ele, para conclui-lo de maneira sucedida.
Gerenciamento de Tempo: descreve os processos requeridos para garantir que o projeto seja completado dentro do prazo.
Gerenciamento de Custos: descreve os processos requeridos para que o projeto seja completado dentro do orçamento aprovado.
Gerenciamento da Qualidade: assegura que os produtos ou serviços do projeto mantem em conformidade com o solicitado pelo cliente ou contratante.
Gerenciamento de Recursos Humanos: descreve os processos requeridos para fazer o uso mais efetivo das pessoas envolvidas no projeto.
Gerenciamento das Comunicações: assegura que as informações para fazer o uso mais efetivo das pessoas envolvidas no projeto.
Gerenciamento de Riscos: área que visa planejar, identificar, qualificar, responder e monitorar os riscos do projeto.
Gerenciamento das Aquisições: área que engloba os processos requeridos para adquirir bens e serviços de fora da organização promotora.

Outros materiais