Buscar

Trabalho de Tecido Muscular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tecido Muscular
Olá, Turma! O nosso grupo é composto por Camila, Izabela, Mayara, Núbia, Wilson e Willy. O tema do nosso grupo é Tecido Muscular.
Definição
As células do tecido muscular são denominadas fibras musculares e possuem a capacidade de se contrair e alongar. 
A essa propriedade chamamos contratilidade. Essas células têm o formato alongado e promovem a contração muscular, o que permite os diversos movimentos do corpo.
Definição
 Suas células são longas = fibra muscular.
 As principais proteínas contráteis (miofilamentos) do músculo liso e estriado são:
 *Actina 
 *Miosina 
São denominadas fibras musculares e possuem a Capacidade de se contrair e alongar, ou seja, possuem celulas longas. São denominadas fibras musculares.
Actina e Miosina: essas proteínas são responsáveis pela formação do citoesqueleto, ou seja, conferem forma a todas as células do organismo.
Veremos mais a frente.
Classificação
 Tecido Muscular Liso
 Tecido Muscular Estriado Esquelético
 Tecido Muscular Estriado Cardíaco 
Apresentar a classificação.
Comentário: Se distinguem pela sua estrutura, localização e função.
Tecido Muscular Liso
Formado por células longas e fusiformes com um único núcleo central.
 Estão dispostas em camadas na parede do tubo digestivo.
As fibras estão dispostas em camadas na parede do tubo digestivo. Ex: vasos sanguíneos, útero, etc, sendo revestidas e unidas por uma rede delicada de fibras reticulares.
Tecido Muscular Liso
Divisão:
 Músculo Liso Multiunitário: é composto por fibras musculares separadas e discretas, que se contraem independentemente das outras.
 Músculo Liso Unitário: milhares de fibras musculares lisas que se contraem juntas, que são ligadas por muitas junções comunicantes, das quais os íons fluem livremente de uma célula para outra. 
Exemplo Multiunitário: o músculo ciliar do olho, o músculo da íris e o músculo piloeretores que causam a ereção dos pêlos quando estimulados pelo sistema nervoso simpático.
Exemplo Unitário: esse tipo de músculo pode ser encontrado nas paredes da maioria das vísceras do corpo, incluindo o intestino, os ductos biliares, os ureteres, o útero e muitos vasos sanguíneos.
Tecido Muscular Liso
Tecido sem estrias, sua contração é lenta e involuntária. Ex: Duodeno.
Tecido Muscular Liso
O músculo liso é responsável por movimentos peristálticos que são contrações lentas e involuntárias em ondas que deslocam o alimento pelo sistema digestório.
 No indivíduo adulto, as células musculares lisas mantém a capacidade de se dividir o que permite a regeneração do músculo lesionado.
Tecido Muscular Estriado Esquelético
Formado por feixes de fibras cilíndricas muito longas e multinucleadas, conhecidas por fibras musculares estriadas esqueléticas
 Esses feixes são envolvidos pelo epimísio, uma membrana externa de tecido conjuntivo denso.
Destas membranas partem septos de tecido conjuntivo muito fino, chamados perimísios, por onde os vasos sanguíneos entram nos músculos. São músculos de movimentos voluntários.
Tecido Muscular Estriado Esquelético
Corte longitudinal: estrias e núcleo periférico (seta).
Sua contração é rápida, vigorosa e voluntária. Exemplo: língua.
Tecido Muscular Estriado Esquelético
Actina – sob forma de estruturas longas e fibrosas (actina F), é formada por duas cadeias de monômeros globulares (actina G) enroladas em hélice dupla.
As fibras musculares são delimitadas pelo sarcolema, e seu sarcoplasma encontra-se preenchido por fibrilas paralelas chamadas miofibrilas, constituídas por quatro proteínas:
Tecido Muscular Estriado Esquelético
 Tropomiosina – moléculas longas e finas unidas pelas extremidades, formando filamentos longos localizados sobre a actina.
 Troponina – um conjunto de três subunidades preso à uma molécula de tropomiosina:
TnT – ligada fortemente à tropomiosina.;
TnC – possui grande afinidade pelos íons cálcio;
TnI – inibe a interação entre a actina e a miosina;
Voltar ao slide anterior e mostrar onde encontram as unidades de Tropomiosina e Troponina.
Tecido Muscular Estriado Cardíaco
Apresenta miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais. Esse tecido ocorre apenas no coração e apresenta contração independente da vontade do indivíduo (contração involuntária).
No músculo cardíaco essa contração é vigorosa e rítmica.
Tecido Muscular Estriado Cardíaco
Essas células musculares são menores e ramificadas, intimamente unidas entre si por estruturas especializadas e típicas da musculatura cardíaca.
As estruturas são os discos intercalares, que fazem a conexão elétrica entre todas as células do coração
Tecido Muscular Estriado Cardíaco
As células musculares cardíacas são capazes de auto estimulação, não dependendo de um estímulo nervoso para iniciar a contração. As contrações rítmicas do coração são geradas e conduzidas por uma rede de células musculares cardíacas modificadas que se localizam logo abaixo do endocárdio, tecido que reveste internamente o coração.
Existem numerosas terminações nervosas no coração, mas o sistema nervoso atua apenas regulando o ritmo cardíaco às necessidades do organismo.
Bibliografia
 http://www.sobiologia.com.br
 http://histobasica.xpg.uol.com.br
 http://www.infoescola.com
 mundoeducacao.bol.uol.com.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais