Buscar

Avaliando ADMINISTRATIVO 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliando ADM 1.docx
		Simulado: CCJ0010_SM_201307391125 V.1 
		Aluno(a): RAQUEL DA SILVA DIAS
		Matrícula: 201307391125
		Desempenho: 0 de 0,5
		Data: 29/05/2017 11:01:36 (Finalizada)
		
		 1a Questão (Ref.: 201307618695)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		Acerca dos Órgãos públicos, assinale a opção correta:
				
		 
		Alguns órgãos públicos têm capacidade processual, já que são titulares de direitos subjetivos próprios a serem defendidos. de fato, alguns órgãos públicos têm capacidade processual ou capacidade judiciária; por exemplo, a Mesa da Câmara dos Deputados pode impetrar mandado de segurança para defender direitos próprios;
		
		É correto, do ponto de vista da natureza jurídica do órgão, afirmar que "João propôs uma ação de rito ordinário contra a receita federal".
		 
		A organização da administração pública direta, no que se refere à estruturação dos órgãos e competência é matéria reservada à lei. Comentário: a CF, no art. 84, VI, ¿a¿, permite a organização da administração pública por meio de decreto.
		
		A teoria que melhor explica a relação existente entre o servidor público e a pessoa jurídica do Estado é a teoria da representação, cuja característica principal consiste no princípio da imputação volitiva. Assim, a vontade do órgão público é imputada à pessoa jurídica a cuja estrutura pertence, já que aquele estaria agindo em seu nome. Comentário: a teoria em tela, na verdade, é a Teoria do Órgão em que os atos dos agentes públicos são imputados diretamente à administração publica.
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201307618646)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		No contexto da Administração Pública Federal, o que distingue e/ou assemelha os órgãos da Administração Direta em relação às entidades da administração Indireta, é que
				
		
		são todos dotados de personalidade jurídica de direito privado.
		 
		os primeiros são dotados de personalidade jurídica de direito público, as outras são de direito privado.
		
		são todos dotados de personalidade jurídica de direito público.
		 
		os primeiros integram a estrutura orgânica da União e as outras não.
		
		todos integram a estrutura orgânica da União.
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201307513542)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		(OAB/FGV) - O fiscal de posturas de determinado município procedeu, às 3 horas da madrugada, ao imediato fechamento de uma boate, sob o fundamento de que o estabelecimento estaria vendendo bebidas alcoólicas a menores de idade. Com isso, os clientes da referida boate foram imediatamente retirados do local e as portas, lacradas. O responsável legal pela boate, indignado com a conduta do fiscal, alegou que os menores foram flagrados consumindo bebidas alcoólicas do lado de fora do estabelecimento e que não houve a devida autuação, conforme exigido pela lei e regência. Por outro lado, afirmou que a interdição se deu exclusivamente pelo fato de os agentes de segurança da boate terem impedido o referido fiscal de ingressar no local, com sua namorada, sem pagar. Ainda com relação à situação hipotética descrita no texto, assinale a opção correta acerca do controle dos atos administrativos e de sua anulação e revogação.
				
		 
		A administração poderia anular o ato administrativo concessivo do respectivo alvará de funcionamento do referido estabelecimento, com fundamento no interesse público.
		
		A medida judicial apropriada para impugnar o referido ato, com fundamento na inexistência do fato, a ser provado com base no depoimento de testemunhas, é o mandado de segurança, o qual deverá ser impetrado no prazo decadencial de 120 dias, a contar da data da interdição.
		 
		A impugnação judicial do ato em tela submete-se à prescrição quinquenária, a contar da data de interdição.
		
		A anulação do ato administrativo de interdição, fundado na sua ilegalidade, poderia ser feita, pela própria administração, no prazo decadencial de 5 anos, salvo má-fé, se fossem aplicáveis á espécie as mesmas regras da lei geral do processo administrativo da União.
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201307618669)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		Em relação aos órgãos e agentes da Administração Pública é correto afirmar:
				
		
		a atuação dos órgãos não é imputada à pessoa jurídica que eles integram, mas tendo a prerrogativa de representá-la juridica¬mente por meio de seus agentes, desde que judiciais.
		
		a atividade dos órgãos públicos não se identifica e nem se confunde com a da pessoa jurídica, visto que há entre a entidade e seus órgãos relação de representação ou de mandato.
		 
		os órgãos públicos são dotados de personalidade jurídica e vontade própria, que são atributos do corpo e não das partes porque estão ao lado da estrutura do Estado.
		
		ainda que o agente ultrapasse a competência do órgão não surge a sua responsabilidade pessoal perante a entidade, posto não haver considerável distinção entre a atuação funcional e pessoal.
		 
		como partes das entidades que integram os órgãos são meros instrumentos de ação dessas pessoas jurídicas, preordenados ao desempenho das funções que lhe forem atribuídas pelas normas de sua constituição e funcionamento.
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201307513408)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		(Analista Judiciário Área: Judiciária - TRE/MT/2009) Entre os princípios fundamentais da administração pública, encontram-se a descentralização e a desconcentração. Quanto ao princípio da descentralização, Julgue os itens a seguir. I. A descentralização pressupõe a existência de uma pessoa distinta da pessoa do Estado. II. O ente descentralizado age sem necessitar de outorga do serviço ou atividade ou de delegação para a sua execução, mas sempre em nome próprio. III. A fundação pública, resultante do processo de descentralização, é uma pessoa jurídica de direito público que realiza atividades apenas de interesse público. IV. Os ministérios e os órgãos de assessoramento da Presidência da República são decorrências do processo de descentralização. V. Os entes descentralizados são provenientes da divisão do trabalho do Estado, visando a sua eficiência. Estão certos apenas os itens:
				
		 
		IV e V
		
		III e IV
		 
		I e V;
		
		I e II;
		
		II e III;
				
Avaliando ADM 2.docx
		Simulado: CCJ0010_SM_201307391125 V.1 
		Aluno(a): RAQUEL DA SILVA DIAS
		Matrícula: 201307391125
		Desempenho: 0 de 0,5
		Data: 29/05/2017 11:02:17 (Finalizada)
		
		 1a Questão (Ref.: 201308012867)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		"Muitas vezes decorre do uso, pelo legislador, de conceitos jurídicos indeterminados, conceitos vagos e abertos que permitem ao administrador, no caso concreto, construir a solução adequada ao interesse público". O texto mencionado refere-se diretamente a:
				
		 
		Poder discricionário da administração pública.
		 
		Dever de probidade do administrador público.
		
		Poder regulamentar da administração pública
		
		Dever de agir do administrador público.
		
		Poder vinculado da administração pública.
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201308107793)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		O descumprimento, pelo administrado, das exigências legais que lhe permitiriam continuar desfrutando de uma situação jurídica decorrente de ato administrativo, enseja a extinção
de ato mediante.
				
		 
		cassação
		 
		caducidade
		
		revogação.
		
		invalidação
		
		contraposição
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201307623985)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		Assinale a alternativa correta: Caso o agente público explicite a motivação de um ato administrativo discricionário (a destituição de servidor ocupante de cargo de confiança, por exemplo), os motivos:
				
		
		não vinculam o ato, seja em relação aos fundamentos de fato ou de direito.
		
		vinculam o ato somente quanto à exposição dos fundamentos de fato;
		 
		passarão a ser determinantes no exame da validade e eficácia do ato pelo Poder Judiciário, vinculando a Administração aos motivos declarados no ato;
		 
		determinam a vinculação somente quanto aos fundamentos de direito;
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201307618689)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		(Adaptação OAB/Exame Unificado) - As agências reguladoras, na qualidade de autarquias:
				
		
		não dispõem de função normativa.
		 
		estão sujeitas a tutela ou controle administrativo exercido pelo ministério a que se achem vinculadas, nos limites estabelecidos em lei.
		 
		podem ter suas decisões alteradas ou revistas por autoridades da administração a que se subordinem.
		
		podem ser criadas por decreto.
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201307622547)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		FCC/ISS-SP/2007 É exemplo da desconcentração, tal como entendida pela doutrina administrativa, a criação de:
				
		
		Uma fundação pública.
		
		Uma empresa pública.
		 
		Um ministério.
		 
		Uma agência reguladora.
Avaliando ADM 3.docx
		Simulado: CCJ0010_SM_201307391125 V.1 
		Aluno(a): RAQUEL DA SILVA DIAS
		Matrícula: 201307391125
		Desempenho: 0 de 0,5
		Data: 29/05/2017 11:03:02 (Finalizada)
		
		 1a Questão (Ref.: 201307619139)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		Determinado particular ingressa com ação, pleiteando ao Poder Judiciário que modifique o conteúdo de um ato administrativo, alegando exclusivamente sua inconveniência. Em vista do fundamento apresentado para o pedido, o Poder Judiciário:
				
		
		poderá obrigar a autoridade administrativa a modificá-lo;
		 
		não poderá atender o pedido apresentado, por ser a conveniência aspecto relacionado à discricionariedade do administrador;
		
		não poderá atender o pedido, pois a intervenção do Poder Judiciário somente se justificaria se, a um só tempo, o ato fosse inconveniente e tivesse sido editado em momento claramente inoportuno.
		 
		poderá modificar o ato, diretamente, se entender que é, efetivamente, inconveniente;
		
		somente poderá modificar o ato se entender que foi editado em momento inoportuno, sem adentrar no exame quanto à sua conveniência;
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201307619150)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		Sobre o controle dos atos administrativos, pode-se afirmar que o ato editado com vício de legalidade:
				
		 
		só pode ser anulado ou invalidado pela própria Administração Pública, pois só ela detém o poder de autotutela;
		
		só pode ser anulado por decisão judicial em ação autônoma;
		
		pode ser anulado pela própria Administração, desde que ocorra ratificação pelo Poder Judiciário;
		
		não pode ser anulado pela Administração Pública na hipotese de ter ele produzido efeito.
		 
		pode ser anulado ou invalidado pela própria Administração Pública, assim como pelo Poder Judiciário;
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201307624021)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		No âmbito das teorias relativas à invalidação do ato administrativo, entende-se a figura da cassação como:
				
		 
		retirada do ato porque o destinatário descumpriu condições que deveriam permanecer atendidas a fim de dar continuidade à situação jurídica;
		 
		retirada do ato por razões de conveniência e oportunidade;
		
		retirada do ato porque sobreveio norma jurídica que tornou inadmissível situação anteriormente permitida;
		
		retirada do ato porque fora praticado em desconformidade com a ordem jurídica.
		
		retirada do ato porque foi emitido outro ato, com fundamento em competência diversa daquela que gerou o ato anterior, mas cujos efeitos são contrapostos aos daquele;
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201307623217)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		VII Exame de Ordem Unificado
Acerca das modalidades de extinção dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
				
		 
		A revogação configura modalidade de extinção que ocorre quando a retirada do ato se dá por ter sido praticado em contrariedade com a lei.
		
		A renúncia configura modalidade de extinção por meio da qual são extintos os efeitos do ato por motivo de interesse público.
		 
		A caducidade configura modalidade de extinção em que ocorre a retirada do ato por ter sobrevindo norma jurídica que tornou inadmissível situação antes permitida pelo direito e outorgada pelo ato precedente.
		
		A cassação configura modalidade de extinção em que a retirada do ato decorre de razões de oportunidade e conveniência.
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201307624030)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		Quanto à formação o ato administrativo pode ser classificado em simples, complexo e composto. Daí, é correto afirmar que o ato complexo se forma pela manifestação de vontade
				
		 
		de órgãos administrativos diferentes, em concurso, para a formação de um ato único.
		
		de um único órgão administrativo.
		
		única de um órgão, condicionada à verificação de outro para se tornar exequível.
		 
		de vários órgãos de poderes distintos.
		
		unitária de um órgão colegiado.
				
Avaliando ADM 4.docx
		Simulado: CCJ0010_SM_201307391125 V.1 
		Aluno(a): RAQUEL DA SILVA DIAS
		Matrícula: 201307391125
		Desempenho: 0,1 de 0,5
		Data: 29/05/2017 11:03:59 (Finalizada)
		
		 1a Questão (Ref.: 201307513603)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		(OAB/CESPE) No que tange ao tema dos serviços públicos e sua delegação, assinale a afirmativa correta:
				
		 
		A delegação da execução de determinados serviços públicos não descaracteriza a natureza publica da atividade, eis que ao Estado incumbe a tarefa de regulamentar, fiscalizar e controlar a prestação dos serviços
		
		É certo afirmar que a Lei do Programa Nacional de Desestatização operou a transformação dos serviços descentralizados por delegação legal em serviços privados, sem a tutela do Poder Público no que se refere à fiscalização e regulamentação.
		 
		A criação de uma pessoa administrativa para a execução de determinado serviço publico, conforme dispõe o comando do art. 37, XIX da CRFB/88, caracteriza uma forma de delegação negocial.
		
		A publicização consiste na descentralização para o setor publico não-estatal da execução de serviços privativos do Estado, como é o caso dos serviços de educação, saúde, cultura e pesquisa cientifica.
		
		As agencias executivas foram criadas como conseqüência
da desestatização, para exercer o controle sobre tais atividades delegadas a iniciativa privada, visando mantê-las ajustadas aos postulados fundamentais do Programa e prevenindo qualquer tipo de comportamento empresarial que reflita abuso do poder econômico (direito administrativo regulatório).
				
		
		
		 2a Questão (Ref.: 201307624250)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		Para a execução de obras de melhoria na rede de gás canalizado, previstas no edital da licitação correspondente e no contrato de concessão, é imprescindível que a empresa concessionária instale seu canteiro de obras em local adequado. Faz-se, para tanto, necessário desapropriar Imóvel pertencente a particular. O contrato de concessão é omisso a respeito do assunto. Nessa situação, a declaração de utilidade pública para fins de desapropriação compete:
				
		
		à concessionária, às expensas do Poder Concedente, cabendo a rescisão do contrato de concessão caso este se recuse a pagar as indenizações;
		 
		à concessionária, que deverá promover a desapropriação diretamente, às suas custas;
		 
		ao Poder Concedente, que poderá optar por promover a desapropriação diretamente ou outorgar os poderes correspondentes à concessionária;
		
		à concessionária, que poderá exigir a revisão das cláusulas econômico-financeiras do contrato de concessão, se o pagamento das indenizações gerar desequilíbrio contratual.
		
		ao Poder Concedente, que poderá delegar os poderes para efetuar a declaração à concessionária;
				
		
		
		 3a Questão (Ref.: 201307624158)
		Pontos: 0,1  / 0,1
		No Brasil, consolidou-se como característica regularmente encontrada no regime jurídico especial das agências reguladoras,
				
		
		a possibilIdade de exercício do poder regulamentar, por delegação do Presidente da República;
		
		o exercício do contencioso administrativo;
		
		a competência para atuar exclusivamente em relação a atividades consideradas serviços públicos.
		
		o regime jurídico exclusivamente estatutário de seus servidores;
		 
		a estabilidade de seus dirigentes, na duração de seu mandato;
				
		
		
		 4a Questão (Ref.: 201307513519)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		(OAB/RJ) Assinale a alternativa correta. Os bens públicos:
				
		 
		podem ser alienados a partir de exame de conveniência e oportunidade pelo administrador. A alienação de bens imóveis sujeita-se apenas à prévia avaliação e realização de procedimento licitatório;
		
		apenas os bens públicos de uso especial podem ser alienados, mediante autorização legislativa, se imóveis, e desde que submetidos a prévia avaliação, mediante procedimento licitatório na modalidade de concorrência;
		
		não podem ser alienados por força do princípio da indisponibilidade do interesse público;
		 
		apenas os bens públicos dominicais podem ser alienados, desde que haja razão de interesse público mediante prévia avaliação e autorização legislativa, se imóveis, e desde que realizado procedimento licitatório. A dispensa de licitação só é admitida nas hipóteses previstas na lei;
				
		
		
		 5a Questão (Ref.: 201308199854)
		Pontos: 0,0  / 0,1
		XV EXAME DE ORDEM UNIFICADO Diante das chuvas torrenciais que destruíram o telhado do prédio de uma Secretaria de Estado, o administrador entende presentes as condições para a dispensa de licitação com fundamento no Art. 24, IV, da Lei nº 8.666/1993 (contratação direta quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares). Submete, então, à Assessoria Jurídica a indagação sobre a possibilidade de contratação de empresa de construção civil de renome nacional para a reconstrução da estrutura afetada do edifício. Sobre as hipóteses de contratação direta, assinale a afirmativa correta.
				
		
		Apenas as hipóteses de dispensa de licitação (e não as situações de inexigibilidade) exigem justificativa de preço, até porque a inexigibilidade significa que somente uma pessoa pode ser contratada, o que afasta possibilidade de discussão quanto ao preço
		 
		A dispensa de licitação, assim como a de inexigibilidade, não prescinde de justificativa de preço, uma vez que a autorização legal para não licitar não significa possibilidade de contratação por preços superiores aos praticados no mercado
		 
		A dispensa de licitação não exige justificativa de preço, pois a própria lei prevê, taxativamente, que não se faça licitação nas hipóteses elencadas; na inexigibilidade, a justificativa de preço é inafastável, diante do caráter exemplificativo do Art. 25 da Lei.
		
		As hipóteses de dispensa e inexigibilidade de licitação não exigem justificativa de preço, porque são casos em que a própria legislação entende inconveniente ou inviável a competição pelas melhores condições de contratação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais