Avaliação final introdução ao direito constitucional ILB
20 pág.

Avaliação final introdução ao direito constitucional ILB


DisciplinaIntrodução ao Direito I81.068 materiais493.862 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Questão 1
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a definição de Direito Constitucional, assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
1. O Direito Constitucional ocupa, hoje, o centro do ordenamento jurídico, disciplinando as relações entre particulares, tais como casamento, capacidade civil, direito de propriedade e direito de família.
2. Atualmente, podemos definir o Direito Constitucional como o ramo do direito público que tem por objeto, exclusivamente, o estudo das normas da Constituição de um país.
3. Tradicionalmente, o Direito Constitucional ocupava o centro do ordenamento jurídico, servindo de filtro para a aplicação de todas as normas de um sistema jurídico. Nos dias atuais, ele é o ramo do direito público que analisa e interpreta as normas de uma constituição.
4. Apesar da clássica definição de Direito Constitucional, que o situava em um ramo do direito público, cujo objeto de estudo era a Constituição, atualmente o Direito Constitucional ocupa o centro do ordenamento jurídico e o influencia por completo, tanto na esfera privada quanto na pública, servindo como filtro de todo o sistema jurídico. 
Feedback
A resposta correta é: Apesar da clássica definição de Direito Constitucional, que o situava em um ramo do direito público, cujo objeto de estudo era a Constituição, atualmente o Direito Constitucional ocupa o centro do ordenamento jurídico e o influencia por completo, tanto na esfera privada quanto na pública, servindo como filtro de todo o sistema jurídico..
Questão 2
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Associe a coluna A com o respectivo objetivo da coluna B e marque a alternativa CORRETA:
	COLUNA A \u2013 Remédio Constitucional
	COLUNA B - Objetivo
	I \u2013 HABEAS CORPUS.
	1 \u2013 assegurar o conhecimento de informações constantes de banco de dados de entidades de caráter público.
	II \u2013 MANDADO DE SEGURANÇA.
	2 \u2013 tentar regulamentar uma situação que possibilite o exercício de um direito constitucional.
	III \u2013 MANDADO DE INJUNÇÃO.
	3 \u2013 anular ato lesivo ao patrimônio público.
	IV \u2013 HABEAS DATA.
	4 \u2013 libertar alguém de uma prisão ilegal.
	V \u2013 AÇÃO POPULAR.
	5 \u2013 proteger direito líquido e certo.
Escolha uma:
1. I \u2013 3; II \u2013 1; III \u2013 2; IV \u2013 5; V \u2013 4.
2. I \u2013 3; II \u2013 5; III \u2013 2; IV \u2013 1; V \u2013 4.
3. I \u2013 4; II \u2013 5; III \u2013 2; IV \u2013 1; V \u2013 3. 
4. I \u2013 4; II \u2013 2; III \u2013 5; IV \u2013 1; V \u2013 3.
Feedback
A resposta correta é: I \u2013 4; II \u2013 5; III \u2013 2; IV \u2013 1; V \u2013 3..
Questão 3
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o direito à igualdade, assinale a alternativa FALSA:
Escolha uma:
1. A igualdade formal significa que deve-se tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade. 
2. A Constituição de 1988 traz alguns exemplos igualdade material, como é o caso da licença maternidade.
3. O Estado Social de Direito foi o responsável por fazer uma releitura do direito à igualdade.
4. O direito à igualdade surge no século XVIII, mas é no século XX que ele ganha uma maior profundidade, assegurando a igualdade material das pessoas, sobretudo em razão das ações afirmativas.
Feedback
A resposta correta é: A igualdade formal significa que deve-se tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade..
Questão 4
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre o direito à propriedade, assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
1. A função social da propriedade significa que o proprietário deve promover a Reforma Agrária com a metade de seu imóvel.
2. Não existe qualquer limitação constitucional ao direito de propriedade.
3. O direito de propriedade surgiu com a burguesia e, com a consolidação do capitalismo, foi incorporado de uma vez nos ordenamentos jurídicos internacionais. 
4. O proprietário tem o direito pleno sobre sua propriedade, não necessitando cumprir uma função social com seu imóvel.
Feedback
A resposta correta é: O direito de propriedade surgiu com a burguesia e, com a consolidação do capitalismo, foi incorporado de uma vez nos ordenamentos jurídicos internacionais..
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Em relação à Constituição de 1891, julgue os itens a seguir e  assinale a alternativa CORRETA:
I \u2013 A CF 1891 foi a primeira Constituição promulgada na nossa história.
II \u2013 A religião oficial permaneceu sendo a Católica e o culto de outras crenças passou a ser criminalizado.
III \u2013 Ela instituiu, constitucionalmente, a forma federativa de Estado, reunindo as províncias na Federação \u201cEstados Unidos do Brasil\u201d.
Escolha uma:
1. Apenas a afirmativa II está falsa.
2. Todas as afirmativas estão falsas.
3. Todas as afirmativas estão corretas.
4. Apenas a afirmativa II está correta. 
Feedback
A resposta correta é: Apenas a afirmativa II está falsa..
Questão 6
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre a Constituição de 1891, assinale a única alternativa CORRETA:
Escolha uma:
1. O Poder Judiciário era comandado pelo Presidente da República, que era chefe do Poder Executivo e do Poder Judiciário, simultaneamente.
2. Os direitos fundamentais sofreram enorme restrição com a CF/1891, sendo que penas cruéis, como a de galés, ainda persistiram em nosso ordenamento.
3. A Constituição de 1891 inaugurou um novo período religioso para o Brasil: o país de deixou de ser um Estado confessional e passou a ser laico. 
4. A garantia do habeas corpus foi extirpada da comunidade jurídica, nunca mais voltando a ser cogitada para a seara constitucional.
Feedback
A resposta correta é: A Constituição de 1891 inaugurou um novo período religioso para o Brasil: o país de deixou de ser um Estado confessional e passou a ser laico..
Questão 7
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I \u2013 Apesar de conter um núcleo comum, qual seja, limitar o poder do governante e disciplinar os direitos fundamentais do indivíduo, o constitucionalismo se deu de forma peculiar em cada nação. Por esta razão, diz-se que houve \u201cmovimentos constitucionais\u201d.
II \u2013 O constitucionalismo pode ser entendido como um fenômeno único e universal, que se destinou a elaborar constituições escritas ao redor do mundo, sobretudo após as Revoluções Liberais Burguesas da Inglaterra e da França.
III \u2013 O constitucionalismo é um fenômeno contínuo que remonta aos hebreus e aos gregos, perdurando até os dias atuais.
Escolha uma:
1. Todas estão falsas.
2. Apenas uma está falsa. 
3. Apenas uma está correta.
4. Todas estão corretas.
Feedback
A resposta correta é: Apenas uma está falsa..
Questão 8
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
O neoconstitucionalismo ou novo direito constitucional possui três marcos que identificam sua inserção em um novo contexto jurídico-social. A respeito deles, marque a alternativa FALSA:
Escolha uma:
1. O marco filosófico do neoconstitucionalismo é o pós-positivismo, que congrega noções do jusnaturalismo do século XVIII e do positivismo do século XIX, indo além da legalidade estrita, sem desprezar o direito posto, bem como realizando uma leitura moral do direito, sem se socorrer de categorias metafísicas.
2. O marco histórico do novo direito constitucional é o fim da Segunda Guerra Mundial, em que o lugar da Constituição foi redefinido, assim como a influência do direito constitucional nas instituições contemporâneas.
3. O marco teórico tem como um dos desdobramentos o fato de a constituição ser dotada de força normativa, isto é, o governante passa a ser impelido pelos legisladores a concretizar direitos, independentemente da atuação do Poder do Judiciário. 
4. Outros desdobramentos do marco teórico é a expansão da jurisdição constitucional, com o objetivo de efetivar as normas constitucionais, bem como a criação de uma nova interpretação constitucional, apoiada em princípios e conceitos abertos.
Feedback
A resposta
Rafael
Rafael fez um comentário
Que falta de respeito com o leitor. Ninguém deveria ser obrigado a baixar um aplicativo para ter acesso ao conteúdo. Sem falar, que, a pessoa, cadastra-se, para evitar tal tipo de questionamento. Absurdo!
3 aprovações
Carregar mais