Buscar

Documentário: Retrato da Realidade

Prévia do material em texto

ASPECTOS CONCEITUAIS DO DOCUMENTÁRIO.
1. O que é documentário? 
Palavra chave: Realidade. O documentário como forma de retratar o real, aproximar-se da realidade, buscar compreendê-la, explicá-la e criticá-la.
2. Por que fazer um documentário? 
Necessidade de conhecer o mundo, conhecer-se pelo outro, propor uma leitura e uma construção deste mundo, explorar contradições, ir além da superfície e da aparência.
3. Documentário - informação e entretenimento. 
Não rivalizam, podem andar junto a informação e o entretenimento. A informação tem que ser relevante mas também agradável e atraente, uma boa idéia deve ser uma idéia interessante. O mérito do documentário está em conseguir narrar de outra forma o que outros já narraram, a originalidade não tem que estar no tema, mas na forma.
4. Documentário e Reportagem. 
A reportagem é factual, tem compromisso com o novo e com apurar os diversos lados e aspectos do fato jornalístico. O documentário não tem compromisso com o fato mas sim com sua historicidade, seu contexto, sua repercussão e suas conseqüências. O documentário parte de pesquisa sobre o tema e roteiriza a forma que vai tratar o tema.
5. O Ponto de Vista. 
No documentário prevalece o ponto de vista do documentarista sobre o tema. O ponto de vista é a expressão da subjetividade do documentarista diante da objetividade do tema. O documentarista elege e prioriza aspectos e ângulos para tratar do tema, buscando aprofundar o olhar naquilo que considera essencial no tema, sem esgotar ou buscar a totalidade, já que a realidade é sempre maior do que o documentário.
6. Narrativa e Personagens. 
Os personagens do documentário são atores sociais, que representam sua própria história e sua própria vida. Devem estar comprometidos com a perspectiva do documentário, estar em sintonia com os objetivos do documentarista, mas devem estar livres para expressar suas opiniões e visões de mundo. É preocupação essencial do documentarista buscar a autenticidade e a naturalidade de seus personagens nas situações em que vivem ou de que falam. A narrativa não tem que ser necessariamente linear nem obedecer a cronologias, mas tem que ser estruturada com começo, meio e fim, da exposição do tema até sua conclusão. O compromisso do documentário é o de narrar uma história, uma história real.

Outros materiais