Buscar

APOL Libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Libras
Considere a citação a seguir:
“O bilinguismo, sendo bem utilizado, ou seja, expondo a criança surda à comunidade que utiliza Libras e possibilitando a aquisição dessa língua por meio de diálogos, somado à estimulação sistemática dos resíduos auditivos e da língua oral, pode oferecer iguais condições de aprendizagem e desenvolvimento para crianças surdas em comparação com as crianças ouvintes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOLDFELD, Márcia. A Criança Surda: A linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. Rio de Janeiro: Plexus, 2002. p. 165.
De acordo com os conteúdos do texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda sobre o fato de as crianças surdas sem língua adquirida serem capazes de realizar provas perceptivas e cognitivas com igual eficiência que as crianças ouvintes da mesma idade, analise as seguintes afirmativas:
I. A criança surda utiliza mecanismos não linguísticos para resolver seus problemas cognitivos.
II. A criança surda desenvolve mecanismos linguísticos para resolver suas atividades cognitivas.
III. A criança surda possui potencial cognitivo, mas precisará adquirir uma língua para aprendizagens mais complexas.
IV. A criança surda usa sua criatividade infantil para interpretar símbolos visuais.
V. A criança surda tem a capacidade de criar sinais para se comunicar.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas I, III, IV e V, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas II, III, IV e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas I, II, III, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas II e V, apenas.
2/“Ao investigar o desenvolvimento cognitivo da criança, seja esta criança surda ou não surda, pesquisadores se deparam com um processo multifacetado que inclui habilidades de percepção, de memória, de representação mental, de formação de conceitos, de linguagem de pensamento lógico, de entendimento de estados emotivos dos outros (teoria da mente), como também inclui habilidades acadêmicas de leitura, escrita e matemática de natureza linguística e não linguística”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, Heloíza. Desenvolvimento cognitivo da criança surda focalizado nas habilidades visual, espacial, jogo simbólico e matemática. In. QUADROS, Ronice Muller de; STUMPE, Marianne Rossi (Orgs.). Estudos Surdos IV (Série Pesquisas). Rio de Janeiro; Editora Arara Azul, p. 408-425, 2009. p. 408.
De acordo com o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, no que se refere ao desenvolvimento da criança surda, analise as seguintes asserções:
I. As crianças surdas têm a capacidade de adquirir as mesmas aprendizagens que a criança ouvinte a partir de um ambiente suficientemente bom.
II. É imprescindível o trabalho da estimulação precoce da criança surda tanto no ambiente familiar quanto no ambiente escolar.
III. A brincadeira não tem foco permanente dentro do contexto da estimulação precoce das crianças surdas devido ao seu acesso que é negado a esse público.
IV. É importante, como destacado no 2º Seminário sobre Deficiência Auditiva em 1980, que a criança surda, desde o seu diagnóstico, participe de programas de educação precoce elaborado por uma equipe multidisciplinar.
V. A orientação aos pais sobre a estimulação precoce é básica e fundamental para o alcance de resultados positivos com crianças surdas.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas I, III e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I e II, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas I, II e III, apenas.
3/“A educação especial viveu profundas transformações durante o século XX. Impulsionada pelos movimentos sociais que reivindicavam mais igualdade entre todos os cidadãos e a superação de qualquer tipo de discriminação, incorporou-se, aos poucos, ao sistema educacional regular e buscou fórmulas que facilitassem a integração dos alunos com alguma deficiência”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CEZAR, Coll; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús e colaboradores: Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 15. 
Considerando os conteúdos abordados no texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda, o qual apresenta a concepção vygotskiana sobre os dois tipos de aprendizado que ocorrem na criança (inter-relacionamento entre os conceitos científicos e os conceitos espontâneos, ou seja, a relação entre o aprendizado e o desenvolvimento mental da criança), assinale a alternativa que apresenta como os referidos tipos são vistos:
	
	A
	O desenvolvimento é visto como um processo simples, e o aprendizado independe das leis naturais e não segue intervenção dos fatores culturais.
	
	B
	O desenvolvimento é visto como um processo de maturação sujeito às leis naturais, e o aprendizado como a utilização das oportunidades criadas pelo desenvolvimento.
	
	C
	O desenvolvimento é visto como um processo de maturação, e o aprendizado é visto como algo que ignora fatores externos para o desenvolvimento da aprendizagem.
	
	D
	O desenvolvimento é visto de maneira simples, e o aprendizado é um processo de atividades que não dependem de critérios pedagógicos.
	
	E
	O desenvolvimento é visto de maneira aculturada, e o aprendizado é baseado em disciplinas informais.
4/A atitude dos pais diante da surdez de seu filho terá uma influência considerável. As reações podem ser muito diversas. Há pais que tentam negar sua existência e, consequentemente, tratam seu filho como se fosse ouvinte. Outros, ao contrário, desenvolvem atitudes de superproteção. Em uma posição intermediária, mais positiva, estão os pais que aceitam as consequências da surdez, criam um ambiente descontraído de comunicação e se dispõem a aprender e a utilizar com seu filho o tipo de comunicação mais enriquecedor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CEZAR, Coll; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesús e colaboradores: Desenvolvimento psicológico e educação: Transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 176. 
Sabe-se da diversidade na organização das famílias na sociedade atual e a liberdade de escolha que elas têm em relação à educação de seus filhos. Entretanto, de acordo com o texto-base As primeiras aprendizagens da criança surda e o fragmento de texto lido, ao observar que a criança não fala, mesmo estando no período em que todas as outras crianças estão falando, analise as afirmativas quanto aos comportamentos mais assertivos tomados pela família para não atrapalhar o desenvolvimento do surdo: 
I. A família deve procurar um especialista médico (pediatra) e fazer os exames solicitados para a constatação ou não da surdez.
II. Diante de um laudo de surdez, a família deve compreender a situação e oferecer à criança um sistema de comunicação: a língua de sinais.
III. A família deve se resignar, ressentir, aceitar e assumir que é culpada pela surdez do(a) filho(a).
IV. A família deve lutar pelo filho tão desejado, criando um ambiente descontraído de comunicação.
V. A família deve aprender e utilizar com seu filho o tipo de comunicação mais enriquecedor, garantindo o desenvolvimento satisfatório da criança.
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	São corretas as afirmativas I, II, IV e V, apenas.
	
	B
	São corretas as afirmativas I, III, IV e V, apenas.
	
	C
	São corretas as afirmativas II, IV e V, apenas.
	
	D
	São corretas as afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	E
	São corretas as afirmativas III e IV,apenas.
5/“O que é ser diferente? Não seria igual ou não gostar das mesmas coisas? Com isso, muitas vezes os sujeitos surdos ficam com vergonha de suas identidades surdas na sociedade e têm medo de contar a alguém para não prejudicar a si próprios, pois não querem ser vistos como ‘doentes’ ou ‘anormais’. O pesquisador surdo Miranda [...] adverte quanto à identidade surda: ‘Ela é ameaçada constantemente pelo ‘outro’. Este outro pode se referir aos surdos que optam pela representação da identidade ouvinte. Esta política de representação geralmente terá uma incidência negativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRÖBEL, Karin Lilian. História dos surdos: Representações “mascaradas” das identidades surdas. In. PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de (Org.). Estudos Surdos II. Rio de Janeiro: Gralha Azul, p. 18-37, 2007. p. 26.
A cultura surda significa, entre outros aspectos, evocar uma questão identitária. A esse respeito, conforme os conteúdos do texto-base Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática pedagógica, a identidade pode ser definida como:
	
	A
	Identidade Flutuante, Identidade Inconformada, Identidade de Transição, Identidade Hibrida e Identidade Surda.
	
	B
	Identidade Flagrante, Identidade Conformada, Identidade de Transmitida, Identidade Hidráulica e Identidade Sugestiva.
	
	C
	Identidade Flagrante, Identidade Conformada, Identidade de Trivial, Identidade Irônica e Identidade Substituída.
	
	D
	Identidade Ficante, Identidade Conformada, Identidade de Transmissão, Identidade Holística e Identidade Sustentada.
	
	E
	Identidade Forte, Identidade Formada, Identidade de Trânsito, Identidade Indicativa e Identidade Superficial.

Outros materiais