Buscar

Histologia Bucal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O epitélio da mucosa oral é derivado do ectoderma.
A lâmina própria origina-se do ectomesênquima.
O epitélio da mucosa oral é do tipo estratificado pavimentoso. Apresenta um número variável de camadas celulares, tem desde células cúbicas na base até células achatadas no ápice. As novas células são originadas na parte mais profunda deste epitélio que é o estrato basal formado por uma a três camadas de células constituindo o epitélio progenitor; e descamadas na superfície.
No epitélio queratinizado o citoplasma fica repleto de filamentos de queratina.
A rápida proliferação e a constante renovação da mucosa oral possibilitam um restabelecimento rápido da sua integridade após lesões ou intervenções cirúrgicas.
Os queratinócitos formam o epitélio da mucosa oral e são especializados na produção da proteína queratina, a qual tem função de proteger o tecido epitelial contra agentes agressores.
Ex: O vermelhão do lábio é composto por epitélio queratinizado, já a mucosa labial é formada por epitélio não queratinizado.
O objetivo do queratinócito na camada basal é compor a camada de queratina para proteger o epitélio, assim multiplica-se nessa camada e vai por processos de degeneração, morrendo ao poucos (originando a camada espinhosa e granular) até existir somente a proteína que produz e de que é formada, a queratina.
Fibroblasto é a célula do tecido conjuntivo. Sua função é formar a substância fundamental amorfa, tem um citoplasma ramificado e rodeado de um núcleo, pode ser reconhecido pela abundante ocorrência de reticulo endoplasmático e são responsáveis pela regeneração e sintetizam as proteínas colágenas e elastina.
O que são desmossomos? Promove uma adesão bastante firme entre as células, unindo uma célula a outra por proteínas transmembranas e filamentos de queratina.
 O que são tono filamentos? Ajudam a conectar os demossomos de uma célula a outra célula.
 O que é hemidesmossomo: é uma parte do desmossomo que prende a célula na basal.
 O que são melanócitos? São células que produzem melanina, ficam presentes na membrana basal apresentam prolongamentos até o estrato espinhoso. Possuem núcleo redondo, prolongamentos citoplasmáticos.
 Mucosa do Assoalho da Boca: epitélio fino há rápida absorção de medicamentos devido às células serem um pouco afastadas uma das outras, tornando este local permeável, este também é altamente vascularizado.
Camada Basal: é composta por células com alta capacidade de divisão celular as quais saem da camada basal e vão compor a camada espinhosa. Tem presença de desmossomos, hemidesmossomos e filamentos intermediários igual a um esqueleto.
Camada Espinhosa: suas células são poliédricas e arredondadas, é a camada mais espessa do epitélio da mucosa oral. Possui esse nome por ser possível a visualização dos prolongamentos digitiformes existentes entre as células, as quais são semelhantes a espinhos. Possuem desmossomos e tono filamentos. Nas células mais superficiais deste estrato aparecem pequenos grânulos arredondados e revestidos por membrana com aspecto lamelar.
Camada Granular: as células são maiores e achatadas. Possuem grânulos arredondados e achatados revestido por membrana com aspecto lamelar, os quais carregam lipídios, glicoproteinas e algumas enzimas lisossômicas e são formados na membrana basal sendo liberados em forma de vesícula indo até o complexo de golgi. Apresenta querato-hialina ligando-se ao tono filamentos, presença de filagrina no interior da célula saturando o citoplasma, tendo acumulo de grânulos.
Camada Córnea: São células achatadas, seu citoplasma não possui grânulos e nenhuma organela. Esta camada é condensada por células totalmente queratinizadas dando estrutura e proteção a esta parte do epitelio

Outros materiais