Buscar

AULA_ 03_processo civil III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AULA: 03	DATA: 14 / 02 / 2014
Art.463 CPC: erro material – ação era de despejo mas escreveu que era de divórcio
Embargos de declaração quando o juiz se omite, decisão obscura ou contraditória – a parte provoca o juiz através do recurso de embargos de declaração.
Dizem que não é recurso porque interposto para o mesmo juiz – são recursos em espécies.
As 2 unicas exceções para o juiz se retratar da sentença:
- erro material ou oposição de embargos de declaração.
Embargos de declaração cabe para qualquer grau de jurisdição.
Art.466 – hipoteca judiciaria – efeito transversal da sentença – efeito secundário da sentença que visa prever eventuais fraudes ou desfazimento do patrimônio da pessoa para la na frente pagar.
Existe no código civil a acao pauleana para evitar fraude a credor.
Art.466 até C execução
Art.467, CPC – coisa julgada é o efeito que acontece no processo que torna imutável aquela decisão judicial que pode ser uma sentença. Nada impede que a sentença faça coisa julgada.
Apelação contra a sentença, o prazo será de 15 dias...todo processo faz coisa julgada formal, qualquer sentença decide aquele processo, porém todas formalmente não acabam com a discurssão de mérito. 
Essa imutabilidade decorre de 2 fatores: ou o cara não interpôs contra decisão ou fora do prazo ou interpôs todos os recursos disponíveis, porém esgotaram-se os recursos.
RELATIVIZAÇÃO DA COISA JULGADA
As vezes faz coisa julgada pq esgotaram-se os meios recursais, porém a coisa julgada foi errada, inconstitucional, injusta, (assim se argumenta) pode-se relativizar....faz-se uma ação para desconstituir a coisa julgada formada naquele processo. Quando antes não havia exame de DNA, cometia-se erros....e depois tinha que voltar atrás. É como se fosse uma ação declaratória de que a coisa julgada é inconstitucional.
Existe mações que correm diretamente n tribunal:
- AÇÃO RESCISÓRIA – visa desconstituir coisa julgada. Art.485 CPC – é taxativo o rol.
Nos casos do 485, discutiu em ação rescisória, transito julgado nele... coisa julgada soberana.
Tenho 2 anos do transito em julgado do dia em que o cartório certifica que não cabe mais nenhum recurso – a coisa julgada é o efeito do transito em julgado.
Em 03/03/14 transitou em julgado, fez coisa julgada – começa a execução...porém, de repente sou surpreendido com o ajuizamento de uma ação rescisória – esse de repente é em até 2 anos do trânsito em julgado só transita em julgado mesmo após 2 anos. Teoricamente os dispositivos do art.485 são taxativos, mas isso é só aparente. EM regra não tem efeito suspensivo, tendo que pedir.
Ação para relativizar a coisa julgada é outra forma de desconstituir a coisa julgada.
Inciso 4 ou 5 do art.485 são mt genéricos.
Art.301, X posso alegar preliminarmente a coisa julgada na contestação.
Art.467, CPC é, salvo os casos de ação rescisória e a teoria da relativização da coisa julgada.
Art.468/472 LIMITES OBJETIVOS DA COISA JULGADO / LIMITES SUBJETIVOS DA COISA JULGADA
Objetivos o que transita em julgado? / Em relação a quem faz coisa julgada?
limites objetivos: o que transita em julgado? O filho é herdeiro necessário, pela lei, porém existe o testamento. 50% vc pode dispor para testamento. Se tenho 2 filhos posso deixar um testamento...ficará 25% para cada e mais: posso dar os 50% do testamento para 1 dos filhos.
No processo de testamento estamos discutindo eu, Elthon e Bruno. A coisa julgada que faz testamento válido faz coisa julgada objetiva. O Elthon pode discutir herança, mas em relação ao testamento não se poderá discutir mais.
Só faz coisa julgada o dispositivo, o que foi discutido...o relatório e a fundamentação não transitam em julgado, o caminho não transitará em julgado! Somente transitara em julgado o dispositivo Julgo procedente/improcedente o pedido.
Quando peço uma declaração incidente peço ao juiz que a fundamentação e/ou o relatório fazem coisa julgada. Tem que observar, por exemplo, se no julgo procedente ou improcedente o pedido se nele está se Fulano é Pai ou não quando se decide pensão alimentar – se não estádvo fazer uma declaração incidente.
Art.469, CPC
Art.471 – ações revisionais – deve-se provar que a situação de fato mudou.
Art.473 – PRECLUSÃO também é algo que impede de rediscutir matéria – pedi prova testemunhal...juiz indefere, tenho que recorrer da decisão (se não recorrer é pq não quer mais não podendo alegar dps) eu tinha recurso para pedir e não pedir, QUESTÕES INCIDENTAIS PRECLUEM NO CURSO DO PROCESSO – preclusao tem a ver com atos processuais e questões incidentes – sentença transita em julgado.
Art.467 – coisa julgado
Art.473 – preclusao
Ação coletiva, ação popular – quando não se pode definir quem é atingido por aquele fato, por aquele problema,etc....teremos uma sentença de vara empresaria entre o MP e o Estado por problema na Lagoa....FARÁ coisa julgada ERGA OMINES – NÃO SE CONSEGUE PRECISAR O TAMANHO DESSE EFEITO GENERALZIADO. 
Art.474 – eficácia preclusiva da coisa julgada
Oque faz coisa julgada é a sentença do juiz – condeno Bruno a pagar a Barbara. Porem Bruno tinha q ter alegado prescrição, na oteria sido codenado. Não alegou...precluiu o direito dele de alegar. Transitou em julgado a sentença...precluiu o direito de alegar – Deixei passar o tempo.

Outros materiais