Buscar

AULA_02_processo penal I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AULA: 02	DATA: 07/02/2014
Processo Penal não é um instrumento de segurança publica.
Processo é uma coisa e segurança publica é politica que o Estado faz em determinada situação.
O Processo penal serve para, como função:
1) Análoga ao processo civil, é APLICAR A LEI PENAL – processo penal é o instrumento de aplicação do direito material. O processo precisa estar em função de alguma coisa, o processo é instrumental, ele está ali para servir como elemento para aplicar o direito – não pode ser um entrave para consecução do direito material.
2) PRINCIPAL SERVIR COMO LIMITADOR AO PODER PUNITIVO DO ESTADO anteparo ao estado leviatã – Hoobes. Carmeluti dizia que o processo penal é o momento que o individuo mais sente o poder do Estado sobre ele. A função administrativa o estado exerce por conta própria – esponte sua – faz isso porque o estado é uma criação humana para que possamos viver em sociedade (não é um fim em si mesmo).
ABORTO – NA SOCIEDADE VC ABRIU MAO DE PARCELA DA SUA LIBERDADE, neste sentido mais ligado a libertinagem, PARA PERMITIR QUE OUTRA PESSOA TIVESSE DIREITO A VIDA.
Quando quero algo tenho que procurar o judiciário – o processo penal é um instrumento de contenção do poder punitivo do Estado.
O processo penal é do réu, é feito para o réu – está afastado a vítima a vítima quer vingança, então ela não estará no processo penal este é destinado ao réu. A vítima terá o processo civil para receber suas indenizações.
O processo penal não é panaceia para resolução de todos os males da sociedade – a lei deve ser elaborada após observação do comportamento da sociedade, deve ser demostrada que a lei é boa para sociedade. Mts vezes achamos que a lei é para nos prejudicar.
Os USA tem a maior população carcerária do planeta – com penas pesadíssimas como a de morte.... E sofre de crimes insanos --- o Brasil é a mesma coisa – a pena é pesada, a cadeia é tenebrosa....o cara iria querer voltar p lá?
obvio q não, mas perde a esperança de melhora...o ser humano sem esperança vira bicho...aprende a ser criminoso como único meio de vida...não teve outra perspectiva.
O processo penal não é instrumento de educação. A pena não tem função ressocializadora apenas retributiva.
O processo não pode ser uma loteria ou seja, situações análogas, iguais, tem que ter o mesmo tratamento – a loteria traz descredito a justiça
O processo deve observar a eficácia concreta dos direitos fundamentais. A lei que não protege o `bandido` não me protege. O processo penal é um sismógrafo da sociedade mostra o grau de civilidade da sociedade.
A dignidade humana é inerente a qlqr ser humano, não se adquire, é própria da natureza humana.
- não se pode dizer se a nossa cultura penal hj é mais ‘evoluida’ comparando com antigamente – não se dá pra saber.
HISTORICO DO PROCESSO PENAL
A partir da da 2ª guerra mundial o mundo se tocou do horror que estava se concretizando a partir dai houve a constitucionalização dos direitos fundamentais – direitos humanos positivados. Foi criado organismos supranacionais. O processo justo foi criado para proteger essas garantias. 
No brasil em 1939 tivemos o primeiro CPC e em 1940 foi o CPP (ambos unificados) antes cada estado tinha o seu. Nosso Código Penal é cópia do código penal de Mussolini – código de Rocco. O CPP deve ser lido a luz da Constituição porque tem ideologia fascista, e por ser voltado para o pobre, ninguém quer grande mudança. Falta sistematização do CPP devido a reformas pontuais feitas nele.

Outros materiais