Buscar

AULA_05_processo penal I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA: 05	DATA: 20 / 02 /2014
Princípios do processo penal
Os princípios do direito processual norteiam o desenvolvimento do direito processual penal e orienta na interpretação dos institutos.
Dinamarco di q os princípios em que td ciência se apoia são dados exteriores a ela própria, pelos quais ela se liga a uma área de conhecimento mais ampla – porque é no direito publico que o direito prcocessual penal ira buscar sua orientação, pois o processo penal é ramo di direito publico.
Tenho normas q são genreros do qual tenho 2 especieis:
- regras
- princípios
 ambas possuem aplcacao cogente – PRECISAM SER APLICADAS NA PRÁTICA – tem aplicao pratica e forca cogente!
Porque existe diferença? 
Enquanto as regras ou as normas regras aplica-se no esquema d otudo ou não – aou aplica ou na ose aplica – ou a lei sera utilizada ou não sera utilizada – os princípios admitem uma certa elasticidade ,trabalhando com a podenracao dos princípios. Em um momento dou prioridade a um dos princípios para proteger outro principio que no momento será mais importante exemplo é a TUTELA ANTECIPADA no momento não se aplica ocontraditorio, mas não deixara de ser aplicada.
A lei não existe essa podneracao.
Essa é a posição mais clássica, mais aceita – tendo a coexistência das regras e dos princípios sendo q a regra aplicada no critério do tudo ou nada e o principio admite uma ponderação.
Humberto Avila TEORIA DOS PRINCIPIOS
No fundo mts vezes ponderamos leis – exemplo: não cabe liminar contra a fazenda publica, porem se uma senhora esta morrendo, pedir remédio e a fazenda não der, o juiz concedera a tutela mesmo que a lei proíba – acaba sendo uma ponderação da norma. (APROFUNDAMENTO).
Não há uniformidade na relação dos princípios.
A base será aqui os princípios processuais penais expressos na constituição!
- DEVIDO PROCESSO LEGAL
	Previsto no art.5º inciso, 54 esse termo “due processo f law” foi usado na 1ª vez em 1354, na Inglaterra, porem a origem concorda que esta na MAGNA CARTA DE 1215 , art39, porque a Magna Carta foi assinado por Joao Sem Terra, foi obrigad ao assinar a magna carta...no art.39 diz q o individuo so poderá ser julgado por seu pares, por uma lei de sua feita em sua terra e se for tida como razoável – foi feito primeiramente por barões e para os lordes – valia somente eem defesa da alta corte. O devido processo legal surgiu como uma garantia processual. Porem, depois evoluiu para um aspecto material – sob o aspecto material surgiu primeiramente para resguardar o trinômio vida, propriedade e liberdade (surgindo após o processual), depois num 2º momento nos países da common law a sua interpretação foi sendo alargada e passou a ser mais protetiva dos direitos e da garantias fundamentais, passando a proteger todas as garantias fundamentais. Como assim? Controle de poder de policia do Estado – liberdade de contratar do direito civil – na ose idefinicao sobre o q é o devido processo penal porque ele é essa gama de proteções – uma vertente essencial no estado democrático de direito – Paulo Henrique – devido processo legal material (PUC artigo ler)
O DPL material não é nosso objeto de estudo sendo o DPL processual sera nosso estudo
O DPL processual penal deve ser visto como um processo garantista, ou seja, que repeite os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos, no que diz respeito ao cerceamento da liberdade, privação de bens e condenação. 
1) Quando falamos em garantista, pensamos q ser garantista é algo que todos devem ser – nada mais é do que respeitar os princidpios de proteção ao ser humano elecandos na constituição e tratados ratificados.
Devem exister um respeito ao procedimento importante porque quando a ciência processual (Nicols Hugn-processo-livro) porque o respeito ao procedimento legitima o agir estatual – é a regra do jogo. A regra é posta antes do jogo começar, o Estado que poe a regra deve respeitar a regra também. O respeito ao procedimento pre ordenado em lei é essencial para legitimar a função jurisdicional, estatal é para a segurança jurídica e publica.
LIBERDADE a prisão era a regra – se fosse prego em flagrante, ficava preso até a condencao. Era uma benecia do juiz deixar em liberdade ou não.
Art.312 CPP se for hipótese deste artigo será preso cauterlamente.
Deve ser respeitado o cercamento da liberdade, privação de bens e condenação (NO CURSO DO PROCESSO).
Emenda Constitucional 45/2004 inseriu o inciso 78 ao art.5º tratando da duração razoável do processo – LXXIII art.111, IV da constituição italiana – art.32 da portuguesa, e o PSJ da costa rica, a duração razoável do processo não pressupõe que tudo tem que ser rápido! Celeridade não é sinomnimo de qualidade – nós queremos rapidinho com os outros, mas quando a pele é nossa queremos explicar.
A expressão REU é possuidora de conteúdo negativo.
Duracao razoável do processo é olhar a perspectiva do processo e impedir postergação de má-fé e a preguiça judicial.
PRINCIPIO DA BUSCA DA VERDADE (não esta na constituica)
	QUanlquer ciência quer chegar a verdade...
O processo civil não trata só de direitos disponíveis, cmo direito de família, tributários, não sendo meramente negócios, o direito ao alimentos são indisponíveis, porem pode-se negociar, então é transacionável. Usar o argumento de que o processo penal chega a verdade real, então justificaria injustiças para se chegar a verdade – oq é erradíssimo.
Melhor...existe a VERDADE PROCESSUAL 
A Verdade deve ser buscada, com os instrumentos do nosso contexto histórico, buscando ela com o máximo que podemos se chegará a justiça sincera.

Outros materiais