Buscar

AULA_02_direito individual do trabalho II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA:	DATA: 
SALÁRIO
- conjunto de parcelas contra prestativas pagas diretamente em dinheiro ou dinheiro-utilidade pelo empregador. 
Quando falamos em parcelas contra prestativas, não falamos em somente ‘prestou pagou’ – CLT art.4º agora também se paga o tempo que o empregado está a dispor do empregador, mas tb não somente isso , temos situações que o empregado na oesta a disposição do empregador mas recebe salario – hipótese de interrupção do trabalho. Esse contra prestativa tem que ser decorrente do contrat oe não do trabalho em si prestado. Toda hipótese de interrupção ele recebe trabalho, menos na otrabalhando.
Outro ponto é que ne mtoda parcela paga ao empregado é salario, natureza salarial...por exemplo as indenizações de despesas – ajuda de custo – combustível. Nem sempre se reveste de natureza salarial – é paga pelo empregador.
COMPLEXO SALARIAL é um dever especifico do empregador – obrigação q deve ser cumprida pelo empregador – gorjeta não pode substituir a parte mínima do salario.
Trabalho é a prestação – salari oé a contra prestação.
O contrato de empregado tem relação sinalagmatica – mas é sinalagma imperfeito é um contrato comutativo (reciprocidade proporcSALARIO CONDICAOional pagar de acordo com o trabalho prestado) pagar proporcionalmente ao trabalho prestado – sinalagma e mfavor do empregado.
Tipos de Denomicações do salario (ver folha de apoio de aula)
SALARIO CONDICIONAL Conjunto de parcelas pagas ao empregado em razão do trabalho em circunstancias especificas, cuja permanência seja incerta ao longo do contrato. Exm: adicional de insalubrilidde, horas extras, etc – sumula 291 TST.
SALARIO PROGRESSIVO compreende o salario básico acrescido de parcelas salariais variáveis e crescentes (prêmios) = Salario Basico + Premios = salario progressivo.

Outros materiais