Buscar

topicos DE MKT AV2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Introdução: é a fase inicial da vida do produto ou o período em que o produto é lançado no mercado, esta fase tem como característica: baixo volume de produção e de vendas.
Crescimento: o produto começa a firmar-se no mercado ou período de aceitação pelo mercado. Nesse estágio surgem os concorrentes.
Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência. Quando o produto atinge a saturação às características de competição se tornam mais acirradas.
Declínio: o produto passa a perder participação no mercado, ou seja, é quando as vendas e os lucros começam a cair.
a) Preço: Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente. Neste quesito, o produto pode ser barato ou de luxo. Pode ser cobrado uma só vez ou por mensalidade. Entre outras tantas estratégias como preço psicológico, pague quanto quiser, leilões, etc.
b) Praça ou Ponto: Refere-se ao local que o produto estará disponibilizado. Neste caso, pode ser on-line ou em lojas físicas. Mas também sobre os prazos de entrega e de atendimento. Em muitos casos, é interessante pensar em utilizar praças de serviços/produtos complementares. Por exemplo, vender material esportivo em clubes ou academias.
c) Produto: Refere-se às características e atributos que o produto ou serviço da sua empresa terá. Aqui deve-se decidir tamanhos, cores, etc. Funcionalidades de maneira geral do que está sendo oferecido.
d) Promoção: Refere-se às estratégias de divulgação utilizadas. Isso vai envolver tanto estratégias on-line como links patrocinados, Fanpage, quanto estratégias off-line como anúncios, rádio, entre outras possibilidades.
Composto de Marketing
Geográfica - Localização do público alvo em um país, estado, cidade, região, microrregião, densidade, etc., onde o mercado é dividido em unidades territoriais, como cidades, conselhos, regiões, bairros, etc.
Demográfica - Envolve dividir o mercado com base em características da população. Este critério segmenta os consumidores de acordo com variáveis como idade, rendimento, sexo, tamanho da família, religião, escolaridade, ocupação, etc. 
Psicográfica - Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude, etc. 
Comportamental - Classifica as pessoas de acordo com sua disposição para comprar, motivação e atitude. É um critério de segmentação que têm a ver com o comportamento do consumidor perante o produto: Ocasião de compra, benefícios procurados, utilização, atitudes. 
Propaganda: Forma paga de apresentação impessoal de promoção de bens, serviços ou idéias através de um patrocinador identificado.
Publicidade: Publicidade para o Marketing é qualquer forma não paga de divulgação de produtos. Trata-se da conquista de espaços gratuitos na mídia por meio de coletivas de imprensa, assessoria de imprensa, ações sociais e ambientais, distribuição de brindes, colocação de painéis em locais estratégicos etc
Promoção de vendas: Consiste em um conjunto de ferramentas incentivos, a maioria de curto prazo, projetadas para estimular a compra de produtos ou serviços. (ex: amostra grátis. Leve 2, pague 1)
Merchandising: Compreende um conjunto de operações táticas efetuadas no ponto de venda para colocar no mercado o produto ou o serviço certo, no lugar certo, na quantidade certa, no preço certo, com o impacto visual adequado e na exposição correta.
Relações Públicas: Desenvolvimento de comunicação junto aos diversos públicos da empresa (comunidade, agentes financeiros, órgãos do governo..) visando construir “imagem corporativa” ou desfazer rumores desfavoráveis.
Patrocínio: A provisão de recursos de todos o tipo por uma organização para o direto suporte de um evento (esporte ou artes), com o propósito de associar diretamente a imagem da empresa/produto com o evento.
Mkt Direto: Comunicação de marketing direta com o consumidor visando obter resposta imediata.
Venda Pessoal: Apresentação pessoal da força de vendas da empresa objetivando realizar vendas e construir relacionamento com os clientes.
COMPOSTO PROMOCIONAL (FERRAMENTA)
Orientações do Marketing 
PRODUÇÃO – sustenta que os consumidores preferem os produtos acessíveis e baratos.
PRODUTO – sustenta que os consumidores preferem produtos de melhor qualidade, desempenho e aspectos inovadores. Esforço para aprimorar permanentemente seus produtos.
VENDA – sustenta que os consumidores só compram bastante produtos de uma empresa quando ela despende um grande esforço em vendas e promoção.
MARKETING – sustenta que para atingir as metas organizacionais é preciso determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvo e proporcionar a satisfação desejada de forma mais eficiente que seus concorrentes.
MARKETING SOCIETAL – sustenta que a organização deve determinar necessidades e desejos dos mercados-alvo, e então proporcionar aos clientes um valor superior de forma a manter ou melhorar o bem-estar do cliente e da sociedade.
Comunicação (conceito, definição) - É o meio pelo qual empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores sobre os produtos, serviços e marcas que comercializam. É a realização de qualquer ação ou evento de comunicação com o objetivo de promover empresas ou produtos. Pode ser uma ação ou conjunto de ações amparadas em uma mensagem objetiva de comunicação (como um folheto, um brinde, diversos tipos de material promocional etc.); ou um evento de características promocionais menos evidentes, como o patrocínio de uma peça de teatro ou um campeonato de atletismo.
Praça – Distribuição (Conceito) - É o composto mercadológico que se preocupa com o estudo das formas de colocação dos produtos dos fabricantes ao consumidor final. É responsável pela presença do produto no mercado, estando diretamente ligada aos canais de distribuição e à distribuição física. É fator de competitividade dos produtos à medida que os tornam mais presentes nos pontos-de-venda. Para isto, é importante que a identificação dos canais de distribuição seja feito da maneira mais eficiente possível, para que o produto esteja no lugar certo, próximo de seus consumidores alvo.
MATURIDADE
INTRODUÇÃO
CARACTERÍSTICAS
CRESCIMENTO
Venda
Custo
Lucro
Objetivos de mkt
Concorrentes
Baixa
Alto
Negativo
Criar consciência do produto
Poucos
Rápido
Médio
Crescente
Maximizar participação de mercado
Crescentes
Atinge platô
Baixo
Elevado(*)
Maximizar lucro e participação de mercado
Número estável em declínio
Declinante
Baixo
Declinante
Reduzir os gastos e tirar o máximo proveito da marca
Número Declinante
CICLO DE VIDA DO PRODUTO
DECLÍNIO
Estilo de vida ou personalidade
Psicográfica
Geográfica
Região, Cidade, 
Densidade, Área
BASES PARA
SEGMENTAÇÃO DO MERCADO
Benefícios, Usos… 
Comportamental
Demográfica
Idade, Sexo, Tamanho da Família, Raça, Ocupação,
Rendimento...
6
CONCEITOS CENTRAIS
Necessidades: estado de privação de alguma satisfação básica.
Desejos: carências por satisfações específicas para atender às necessidades → cultura e personalidade individual
Demanda: Desejos humanos que são apoiados pelo poder de compra.
O Marketing pode criar necessidades?
	
HIERARQUIA DAS NECESSIDADES 	
6
7
CONCEITOS CENTRAIS
Produto: é tudo aquilo capaz de satisfazer uma necessidade ou desejo (bens; serviços; pessoas; idéias e etc ).
Troca: é o ato de obter um produto ou serviço de alguém, oferecendo-lhe algo em contrapartida.
Satisfação: A intensidade com que o cliente percebe o desempenho do produto em relação a suas expectativas. → Tipos de Satisfação.
Qualidade: ausência de defeito → “Se o cliente não gosta de determinada coisa, essa coisa é um defeito”. PERCEPÇAO da quliade.
Mercado: é o conjunto de todos os atuais e potenciais compradores de um produto/serviço.
7
8
CONCEITOS CENTRAIS
Transações: consiste na
negociação de valores entre duas partes.
Valor: A diferença entre o que o cliente ganha adquirindo e utilizando um produto e o que gasta para fazer a aquisição.
Marketing de Relacionamento: relacionamento a longo prazo com clientes, fornecedores, distribuidores, etc. 
8

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais