Buscar

Recursos terapêuticos manuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Que técnica de MASSAGEM CLÁSSICA podemos utilizar para atender o paciente KEL, 23 anos, digitador, que relate dor (6/10) no membro superior direito e que apresente aumento de tensão na musculatura da cintura escapular direita?
torcedura/amassamento
Técnica que utiliza um movimento efetuado com uma ou duas mãos, em que as bordas laterais e as superfícies dorsais dos dedos golpeiam a superfície da pele em rápida sucessão, com o objetivo de criar um efeito estimulante e vigoroso. Cutilada
Das alternativas abaixo qual não representa uma indicação da massoterapia : 
Aumento do fluxo de nutrientes
O fisioterapeuta lida, diariamente, com situações que requerem uma boa visão ética e profissional, traduzida por meio de uma boa postura. Nas questões abaixo, marque a alternativa que se evidencia uma correta postura fisioterapêutica profissional. 
A confiança do paciente por seu terapeuta traduz, nessa relação profissional, uma boa conquista terapêutica, possivelmente traduzida por uma boa postura ao agir.
A massagem consiste em compartilhar contatos da mão no corpo, cabeça, nas mãos ou nos pés. A massagem vai além das espessuras da pele, e mais profundamente ainda que aos músculos e ossos. Esta deve ser feita por todo o corpo e consiste em um número relativamente pequeno de movimentos diferentes, repetido em diversas formas, de acordo com as necessidades particulares da parte que você esta massageando. Marque a opção que confirma como dividimos estes movimentos assim como, a forma como devemos ordenar os movimentos.
Movimentos superficiais, intensidade média, intensidade profunda e percussão;
O linfedema resulta da diminuição da capacidade de transporte de líquido pelo sistema linfático. Dentre as manifestações clínicas dessa debilidade, é correto afirmar que: O local sofre com parestesias e aumento de seu volume natural.
O sistema linfático é aquele que facilita a nossa imunidade. Em situações em que o corpo vê a necessidade de aumentar esse fluxo, tendemos a acumulá-lo, formando o que chamamos de edema linfático. Com relação a esse tipo de edema, marque a alternativa correta:
O edema linfático acontece em decorrência de um acúmulo de líquidos que facilitam a compressão vascular e vice-versa. Nesse ciclo vicioso, tem-se a fibrose tecidual.
Seguindo os princípios da drenagem linfática e da inelastoterapia, a mobilização da linfa se faz necessária sempre que esse fluxo, que já é lento, tende a aumentar seu volume e a se tornar estagnado, de forma a se desobstruir os linfonodos e facilitar o carreamento linfático. Para que isso ocorra, faz-se necessário compreender o trajeto linfático, aplicando as técnicas coerentes a essa mecânica de fluidos. Assim sendo, marque a alternativa que mostra a correlação entre essa proposta e o trajeto linfático
O fluxo linfático da hemiface esquerda passa por seus linfonodos respectivos, daí para a cisterna do quilo e ducto torácico, até chegar ao átrio direito.
Sobre a drenagem linfática manual, marque a alternativa que informa a anatomia de canais linfáticos na sequência da manipulação
Capilar, pré-coletor, coletor, gânglio e canal torácico.
A gestação é um período de mudanças físicas no corpo da mulher. A drenagem linfática manual (DLM) melhora a qualidade de vida e ______________. Assinale a alternativa que melhor preenche a frase. Estimula o sistema imunológico, melhorando o bem-estar emocional da gestante e aliviando a dor lombar e ciática pelo relaxamento dos músculos lombares inferiores.
Os tecidos conjuntivos são ricos em substância intercelular. Têm a sua origem no mesoderma, sendo responsáveis nas funções de sustentação e conexão de um tecido a outro. Assinale a alternativa que é representada apenas por tecidos que compõem o tecido conjuntivo. Adiposo e Ósseo
Tão importante quanto o tratamento ofertado é a postura profissional perante ao paciente. São aspectos relevantes e importantes para um boa postura profissional, exceto: Não cobrir o paciente corretamente, mas posicionar corretamente
Identificada em 1622 por um italiano chamado Aselli de Crémone, ao dissecar o intestino de um cachorro, a linfa continua causando dúvidas quanto às suas exatas funções. Sabe-se que um dos seus papéis principais reside na condição imunológica, entendendo que, em sua circulação superficial, esta tende a passar por linfonodos para ser filtrada e retomar o sistema circulatório. A drenagem linfática, nesse contexto, estimula esse fluxo superficial e facilita uma ação mais eficaz, sem que o corpo retenha muito líquido, trazendo maiores prejuízos. Assim sendo, na aplicação prática, o trajeto linfático é essencial a uma boa realização técnica terapêutica e deve respeitar: A ação dos linfonodos que, como funcionam como filtros, tendem a lentificar a circulação linfática e, portanto, precisam ser desbloqueados antes do deslizamento superficial.
A Massagem tem como objetivo" facilitar o retorno venoso", quando aplicada em atletas pré e pós competições. Ela produzirá o efeito:
	
	Descongestionante.
	 
	Todas as alternativa estão corretas.
	
	Analgésico.
	
	Descontraturante.
	
	Calmante.
A massoterapia por deslizamento profundo é uma das técnicas de massagem mais frequentemente utilizadas. Sobre este tipo de massagem, é verdadeiro afirmar: Está indicada como auxiliar no tratamento de condições crônicas dos tecidos moles, originadas de um remodelamento anormal dos elementos fibrosos decorrentes de uma lesão ou trauma.
A pompagem é uma técnica da terapia manual utilizada para o tratamento das fáscias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos tempos ou fases dessa técnica Tempo 1 - Tensionamento; Tempo 2 - Manutenção; Tempo 3 – Retorno
	Sobre os recursos terapêuticos manuais correlacione as seguintes colunas:
	(1) Pompagem articular
	(  ) Amplia o espaço intra-articular
	(2) Pompagem circulatória
	(  ) Libera pontos gatilhos
	(3) Tração vertebral
	(  ) Melhora a nutrição da cartilagem
	(4) Inibição posicional
	(  ) Reduz o edema intra-articular
	
	3, 4, 1 e 2
Os Pontos Gatilho miofasciais são nódulos palpáveis dolorosos que produzem dor referida espontânea. Do quadro clínico apresentado abaixo, assinale a alternativa onde não encontramos sinal /sintoma de trigger points.
Local edemaciado
A dor miofascial é uma condição dolorosa pode afetar os músculos esqueléticos, suas fáscias associasdas, tendões e/ou ligamentos levando a formação de pontos gatilho. A dor piora com atividade ou esforço e pode ser local ou irradiada. Quanto ao tratamento fisioterapêutico, assinale a alternativa que contenha técnicas indicadas para o tratamento desta afecção. Liberação miofascial por deslizamento profundo e agulhamento seco.
Um grupo de fisioterapeutas foi convidado a realizar, com os funcionários de uma das agências de um grande banco, um trabalho de orientação de saúde voltada para a prevenção de algias e edemas apresentados em membros inferiores no final do período de trabalho, principalmente nas funcionárias do sexo feminino. No planejamento das estratégias de orientação de saúde, os fisioterapeutas deverão incluir: I. Noções básicas de anatomia cardiovasculare linfático. II. Informações quanto à importância da prática de atividade física regular. III. Indicação de tratamentos específicos para esses edemas e algias (dores) detectadas, para os trabalhadores fazerem em domicílio. IV. Informações sobre posturas adequadas a serem adotadas no ambiente de trabalho e no dia a dia. Estão corretas as ações:
I, II e IV.
https://www.passeidireto.com/arquivo/24848432/bdq-rtm1pdf

Outros materiais