Buscar

AV psicologia nas organizações

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0574_AV_201301202363 » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201301202363 - MONIQUE CALDEIRA CAMILO
	Professor:
	JANIMAR LIMA NEVES
	Turma: 9020/AT
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 18/11/2013 11:29:06
	
	 1a Questão (Ref.: 201301399230)
	DESCARTADA
	a Teoria Contingencial de Vroom, citada por Chiavenato (2000) nos mostra que a produção de trabalho das pessoas depende da presença de fatores e que estes podem ter pesos distintos para elas. Neste caso se as relações sugeridas entre os fatores forem reais para o sujeito, mas se ele encontra uma razão para inibição de seu potencial. A sua produção pode ser considerada como: Assinale a única alternativa correta ao que se pede:
		
	
	Negativa
	
	Eficaz
	
	Eficiente
	 
	Insatisfatória
	 
	Satisfatória
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301399291)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Mariotti (1999) acrescenta que o processo de treinamento nas empresas tem por filosofia informar e educar. Podemos dizer que a educação é bem avaliada quando. Assinale a única alternativa correta neste caso
		
	
	Há mudanças nas condutas grupais e perda na produção.
	
	Há mudança dos colaboradores na organização
	 
	Há mudança de conduta nos colaboradores e melhora de qualidade na produção.
	
	Há mudanças na conduta individual
	
	Há mudanças na organização quanto à produção
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301399199)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	- Dinheiro, segurança, aceitação social etc. Se o colaborador percebe que a sua chance de crescer profissional e pessoalmente está ligada a sua produção, tende a fazê-la de modo satisfatório. Esta afirmativa corresponde a um dos fatores da teoria contingencial, citado por Chiavenato. Identifique e assinale a única alternativa correta neste caso:
		
	 
	Primeiro fator
	 
	Segundo fator
	
	Quarto fator
	
	Terceiro fator
	
	Quinto fator
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301263040)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Considerando as proposições a seguir, é correto afirmar que: I- Atualmente as entrevistas de seleção não estruturadas, compostas por perguntas aleatórias, provaram ser um instrumento eficaz de seleção; II- Os dados coletados em uma entrevista de seleção não estruturada frequentemente tem relação com o desempenho da função que o candidato está pleiteando; III- Sem a estruturação de uma entrevista de seleção, diversos vieses poderão distorcer os resultados obtidos pelo recrutador como, por exemplo, o favorecimento de um candidato com perfil semelhante ao do recrutador; IV- A estruturação de uma entrevista de seleção com perguntas padronizadas, o emprego de um método de registro de informação e a padronização de classificação das qualificações do candidato certamente ajudam a reduzir a subjetividade do processo de recrutamento e seleção.
		
	
	Apenas a I está correta;
	
	I e IV estão corretas.
	 
	III e IV estão corretas;
	
	Apenas a II está correta;
	
	Apenas a III está correta;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301386047)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	A Psicologia Organizacional tem contribuído para o desempenho do profissional na função de gestor nas empresas. Por esta razão, vem sendo obrigatória e habilitando-o para: Assinale a afirmativa CORRETA.
		
	
	Assumir o papel de analista, observando o comportamento das relações pessoais do funcionário;
	
	Assumir papel de paternalismo com objetivo de ajudar no desenvolvimento das atividades desempenhadas pelos funcionários;
	
	Modificar os valores, bem como a cultura de uma organização;
	 
	A criação de estímulos que viabilizem não só um bom clima organizacional como o espírito de colaboração entre os funcionários, o que gera desenvolvimento organizacional;
	
	Atuar unicamente no papel de agente de seleção.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301231182)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	O laboratório de biotecnologia KrioTK apresentou resultados muito abaixo do esperado na última pesquisa de satisfação dos clientes. Diante disso, encarregou o responsável pelo Departamento de Recursos Humanos, Dr. Onofre, de desenvolver um programa de treinamento, visando à melhoria do atendimento aos cliente. Com base na situação descrita, considere os seguintes objetivos de um programa de Treinamento e Desenvolvimento: I. proporcionar ao funcionário oportunidades para o contínuo desenvolvimento em seu cargo atual; II. utilizar instrumental adequado que permita a medição do desempenho do funcionário durante um dado período de tempo; III. mudar a atitude dos funcionários para criar um relacionamento interpessoal mais satisfatório e para aumentar o seu nível de envolvimento; IV. identificar os funcionários que necessitam de reciclagem e selecionar os empregados com condição de receberem promoção ou serem transferidos.
		
	 
	II e III.
	 
	I e III.
	
	III e IV
	
	I e IV
	
	I e II
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301386044)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	O estudo de traços de personalidade permite levantar comportamentos desejáveis para diversos cargos, o que muito auxilia na seleção de pessoas, no meio corporativo. Podemos dizer que saõ traços desejáveis num gestor de recursos humanos:
		
	
	Inteligência espacial e habilidades sociais.
	
	Inteligência matemática e verbal;
	 
	Habilidades sociais e condutas favoráveis à liderança;
	 
	Inteligência mecânica e interpessoal;
	
	Inteligência corporal e musical;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301394726)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Segundo Robbins (2005), muitos colaboradores são extremamente bons tecnicamente, mas inábeis no contato interpessoal. Este autor afirma que o bom trabalho em grupo depende da compreensão das pessoas quanto ao papel que desempenham e, ao mesmo tempo, da tolerância à diversidade. Neste caso, a dificuldade maior está no aspecto:
		
	 
	Individual.
	
	Intrapapéis;
	
	Interpapéis;
	 
	Interpessoal;
	
	Intrapessoal;
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301269072)
	Pontos: 0,0  / 0,8
	Considerando as Fases de Amadurecimento dos Pequenos Grupos proposta por Schutz, podemos dizer que:
		
	
	a fase da Inclusão é aquela em que o grupo atinge sua real produtividade.
	 
	na fase do Controle, as pessoas buscam fazer parte do grupo.
	
	na fase de Abertura surge a figura do líder do grupo.
	
	a fase da Inclusão caracteriza-se por relacionamentos que têm por objetivo estabelecer poder, influência e autoridade entre as pessoas.
	 
	na fase de Abertura, o que está em questão é o quanto as pessoas sentem desejo de se aproximarem (ou não) umas das outras.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301232918)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	Pode-se dizer que o objetivo último de todo o aprendizado gerencial é fortalecer a capacidade de ação dos dirigentes. Ter domínio cognitivo, analítico ou conhecer alternativas de comportamento só faz sentido, na gerência, se esse domínio conduzir a uma ação mais eficaz. Responda: a) Qual a função de desenvolver a habilidade de ação para o desenvolvimento gerencial? b) Qual a função das outras habilidades para o desenvolvimento da habilidade de ação?
		
	
Resposta: A habilidade de ação para o desenvolvimento gerencial conduz a uma ação correta diante de seus dirigentes, tendo um bom relacionamento interpessoal, liderança, comunicação. A função de outras habilidades ajudam a desenvolver a habilidade de ação, pois só se tem comportamento gerencial quem ja adquiriu habilidades comuns e passam a ter habilidades de ação.
	
Gabarito: a) Para que o Gestor de pessoas possa por em prática todo o seu planejmaneto estraégico para a gestão de suas equipes. b) As outras Habilidades de desenvolvim,ento gerencial são Cognitiva, Analítica, comportamental e além da de Ação. A habilidadedCognitiva da ao gestor a possibilidade de fazer associações e por todo o seu potencial de conhecimentos em evidencia. A habilidade comportamental fará que o gestor coloquie em prática as mudanças estratégias quando necessário, a habilidade analítica fornece a capacidade de escolha, e que na dinâmica de todas as habilidades apresentadas, a habilidade de ação demostra na pratica a evidencia da outras.
	
	
	 11a Questão (Ref.: 201301280165)
	Pontos: 0,8  / 0,8
	"Ninguém motiva ninguém".
Desenvolva um texto argumentativo explicando a frase acima.
		
	
Resposta: a motivação tem que vir de dentro da pessoa, no qual ela desenvolva aspectos fundamentais e importantes para ser motivado, cada um tem motivos e sonhos diferentes a ser traçados tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, sendo assim o que é importante para um pode não ser importante para o outro. Basta a motivação estar relacionada no que a pessoa deseja ser, no que gosta de exercer e no bem-estar de cada um.
	
Gabarito:
O aluno deverá explicar que a motivação é algo interno ao indivíduo, fatores externos como dinheiro, líder, reconhecimento são apenas movimentadores dos colaboradores.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes