Buscar

CIÊNCIA POLÍTICA AVALIANDO O APRENDIZADO DE 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA
	Simulado: CCJ0107_SM_201607269741 V.1  
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 25/05/2017 14:56:00 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201608062386)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	INDIGENAS E AMERINDIOS: OS "BÁRBAROS" (AINDA) ENTRE NÓS - Dentre os excluídos que a REPÚBLICA criou, um grupo esteve sistematicamente distante das políticas e propósitos dos governantes: os indígenas. Se mesmo no IMPÉRIO o interesse foi mais retórico do que pragmático, e se os nativos figuraram antes no romanceiro romântico do que em políticas de efetiva aplicação, com a REPÚBLICA o apagamento seria ainda mais evidente. Caso exemplar foi o massacre do grupo Kaingang, para que a estrada de ferro Noroeste do Brasil pudesse passar. Na época, Hermann von Lhering, diretor do museu Paulista, foi aos jornais defender o extermínio desses grupos. (SCHWARTCZ; STARLING. Brasil: uma biografia. 2015 . p. 345). A partir das ideias apresentadas no texto e dos seus conhecimentos sobre Forma de Governo e Forma de Estado, julgue os itens a seguir: (assinalar a alternativa INCORRETA) 
		
	
	O federalismo da cultura constitucional brasileiro sofreu influência da cultura constitucional norte-americana. Mas, dessemelhante na formação, surgiu de Estado Unitário, do período do Império, que se transformou no Estado Federal, com a República.
	
	A República dos Estados Unidos do Brazil tinha como principal referência o modelo norte-americano de república, como o nome já denuncia. Uma das implicações da ideia de "estados unidos" se configurava na ideia de "territórios confederados" que, soberanos, se constituiriam em unidades federativas com direito de secessão. 
	
	Maquiavel consagrou a república e a monarquia como as formas de governo possíveis no Estado Moderno. Montesquieu, em sua obra que tanta influência prática exerceu, apontaria três espécies de governo: o republicano, o monárquico e o despótico. 
	
	Na forma de governo o conceito de soberania é resultado da distribuição e relação dos órgãos políticos que expressão a vontade do Estado. A forma de Governo se limita à estrutura de um de seus elementos: o poder.
	
	No final da década de 1880, vários setores políticos brasileiros se mobilizavam em favor da extinção da monarquia e a consolidação da República no Brasil. O surgimento de novos atores políticos, ávidos em ampliar a sua participação, expunha a fragilidade que acometia o governo imperial.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607414377)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O neo-institucionalismo é uma vertente do pensamento político que ganhou expressão ao longo da década de 80. Entre os enunciados abaixo, assinale a opção incorreta.
		
	
	Kenneth Arrow deu uma das mais importantes contribuições ao estudo das decisões nas instituições parlamentares ao chamar a atenção para o problema das maiorias cíclicas, ou seja, para a impossibilidade de obtenção de decisões estáveis ao longo do tempo, devido à intransitividade no ordenamento das preferências individuais.
	
	As instituições são importantes elementos na compreensão do comportamento individual e da ordem social na medida em que afetam as expectativas que os atores têm sobre o curso de ação que os demais possivelmente escolherão em reação às suas próprias ações.
	
	Um dos problemas focalizados pelas análises neo-institucionalistas é a relação agenteprincipal, em que é alto o risco de que os indivíduos, aos quais foi delegada autoridade para realizar certos objetivos (agente), utilizem esse poder em proveito próprio e em prejuízo de quem lhes delegou a autoridade (principal). Para evitar isso, as instituições devem exercer uma tarefa de monitoramento dessa relação.
	
	As dimensões a serem exploradas no estudo das instituições são: a divisão de trabalho; os procedimentos regulares; a racionalidade das alternativas; a especialização; as jurisdições; a delegação; o monitoramento; e os graus de oligarquização
	
	Sob a perspectiva neo-institucionalista, uma instituição consiste em uma divisão de atividades, um grupo de indivíduos e a correspondência das atividades com os indivíduos, de modo que um subgrupo tenha jurisdição sobre uma atividade específica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607544528)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com o término da II Guerra Mundial foi destacada a importância dos Direitos Humanos, pois a efetividade destes Direitos contribuiriam para afastar a ameaça de repetição das graves ofensas levadas a efeito pelo regime Nazista, durante aquele conflito bélico europeu. Posteriormente, os Direitos Humanos passaram a ser previstos nas Constituições da América Latina, inclusive do Brasil, Ásia, África e Européias elaboradas após o fim do regime ditatorial em alguns países como, eg., Portugal e Espanha. Entretanto, o compromisso pelos Direitos Humanos é tarefa complexa de se materializar universalmente, principalmente devido ao ambiente multicultural e politicamente mutifacetado do Mundo contemporâneo, bem como da ausência de um significado preciso de cada um destes direitos. Assim, marque abaixo a opção ERRADA: 
		
	
	Há dificuldade prática para a universalização dos direitos humanos 
	
	A importância dos direitos humanos na origem tem como causa uma visão eurocêntrica dos problemas do mundo 
	
	A precisão do significado dos Direitos Humanos e o ambiente multicultural são os únicos fatores que impedem sua materialização
	
	Encontra-se uma íntima relação de aproximação entre direitos humanos e democracia
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607988679)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os regimes totalitários, tanto de Direita quanto de Esquerda, têm como uma de suas características principais:
		
	
	Arquitetura política limitada a um único partido oficial. 
	
	Manutenção da liberdade de expressão. 
	
	Abandono do culto à personalidade do líder. 
	
	Respeito ao Estado de Direito. . 
	
	Garantia de amplos direitos políticos. 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608068412)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A respeito dos regimes democráticos assinale a alternativa INCORRETA: 
		
	
	a) Na democracia considera-se que o poder político pertence ao povo. 
	
	d) Na democracia semidireta as decisões são tomadas pelos representantes do povo, mas é possível que o povo delibere pessoalmente (sem intermediários) em algumas situações. 
	
	c) Nos regimes democráticos há diálogo entre o parlamento e o executivo. O mesmo ocorre nos regimes autocráticos. 
	
	e) O sufrágio significa o processo de escolha dos representantes do povo, enquanto que o voto é o mecanismo de escolha deste processo. A constituição brasileira em vigor adota o sufrágio universal, ou seja, permite que um grande número de pessoas possa participar do processo de escolha dos governantes.
	
	b) A opinião pública influencia o governante na tomada de decisões e é um instrumento presente nas democracias, porém ausente nas autocracias.

Outros materiais