Buscar

Classificação dos Fatos Jurídicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Classificação dos Fatos Jurídicos
A) Acontecimento relevante para o bem- estar da sociedade.
B) Os fatos jurídicos podem ser produzidos por ato de vontade do homem, ex: o matrimônio, ou pode ser gerado pela natureza, ex: um abalo sísmico que provoca o desabamento de um prédio.
C) Vínculo entre duas ou mais pessoas, para constituir, modificar ou extinguir direitos.
Fatos e Atos Jurídicos
Fato é um acontecimento localizado no tempo e no espaço, que podem produzir efeitos jurídicos ou não. Há fatos que não produzem efeitos , como o rio que corre para o mar, a chuva que cai, são acontecimento da vida sem relevância jurídica. Porem, se a chuva que cai provoca aqueda de uma telha malconservada sobre uma pessoa, esse fato passa ater relevância jurídica pois é regulado por uma norma de direito.
Um simples fato passa a ser considerado um fato jurídico, tendo em vista a relevância jurídica que lhe deu nova qualificação.
Fatos jurídicos 
Em sentido amplo (lato sensu) são os acontecimentos da vida, em virtude dos quais as relações de direito nascem, se modificam ou se extinguem. É o fato que produz efeitos regulados em normas jurídica, exemplo: falecimento de uma pessoa e invasão de um rio sobre as terras.
Fato jurídico em sentido estrito (stricto sensu) é o acontecimento independente da vontade humana, que produz efeitos jurídicos; pode ser classificado em: a) ORDINÁRIO, como a morte, nascimento, maioridade, menoridade etc. b)EXTRAORDINÁRIO, fatos que não se apresentam com regularidade, escapam à previsão e ao controle como o caso fortuito e a força maior.
FORÇA MAIOR: quando se conhece a causa que dá origem ao evento, por trata-se de fato da natureza, como por exemplo, raio que provoca incêndio, inundação que danifica produtos.
CASO FORTUITO: se o acidente que gera o dano advém de causa desconhecida, como o cabo elétrico aéreo que rompe e cai sobre fios telefônicos, causando incêndios; a explosão de caldeira de usina, provocando a morte.
 ATO JURÍDICO
CONCEITO: Acontecimento que depende da vontade humana com repercussão no mundo dos direitos.(LATO SENSU).
Divide-se em ato lícito e ilícito.
Os atos lícitos é fundado no direito, o sujeito tem na lei a prerrogativa de criar relações jurídicas, se subdividem em ato jurídico stricto sensu e em negócio jurídico. No sentido estrito, seria aquele que surge como mero pressuposto de efeito jurídico, preordenado pela lei, por exemplo: transferência de domicílio, achado de tesouro, confissão, notificação etc.
Negócio jurídico: é a norma estabelecida pelas partes, que podem autorregular, nos limites legais, seus próprios interesses, por exemplo: contratos, testamento, adoção etc.
 ATO ILÍCITO
É o praticado em desacordo com a ordem jurídica, violando direito subjetivo individual. Causa dano a outrem, criando o dever de reparar tal prejuízo (CC, art.927). Logo, produz efeito jurídico, só que este não é desejado pelo agente, mas imposto pela lei, por exemplo: o delito de lesões corporais( art.129 CP); o não pagamento de dívida etc.
Há casos que não constituem atos ilícitos apesar de causarem lesões aos direitos de outrem, como a legítima defesa (CP, art. 25), o exercío regular de um direito reconhecido ( credor que penhora bens do devedor e o estado de necessidade (CC, art. 188, ll , CP,art.24,parágravo um e dois), que consiste na ofensa a direito alheio para remover perigo iminente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais