Buscar

Simulado direito civil 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608045697)
	1a sem.: Lei de introdução as normas do direito brasileiro
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A respeito da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro e de institutos relacionados às pessoas físicas e jurídicas, assinale a opção CORRETA à luz da jurisprudência do STJ.
		
	
	a) Tem caráter absoluto o dispositivo da lei em questão segundo o qual a sucessão por morte ou por anuência obedece à lei do país em que era domiciliado o falecido ou o desaparecido.
	
	b) Não é possível a supressão do patronímico materno por ocasião do casamento, ainda que sob o fundamento de que o nome civil é inerente ao direito de personalidade.
	
	d) É possível hipotecar imóvel de ausente com o fim específico de lhe evitar a ruína, hipótese em que será necessária ordem judicial.
	
	c) A dissolução irregular de sociedade é, por si só, causa para a desconsideração da personalidade civil por configurar desvio da finalidade institucional.
	
	e) A interdição por incapacidade absoluta demanda registro em registro público, providência que é dispensada quando se trata de interdição por incapacidade relativa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607963898)
	3a sem.: DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A personalidade civil da pessoa começa:
		
	
	com o nascimento com vida
	
	com a concepção
	
	aos 21 anos de idade
	
	aos 18 anos de idade
	
	aos 16 anos de idade
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607881971)
	3a sem.: Comoriência
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(181º Concurso de Juiz de Direito - TJ/SP - VUNESP - 2008) Cônjuges com vida em comum vêm a falecer em lamentável acidente de veículo, na mesma ocasião e em razão do mesmo acontecimento, sem que tenha sido possível se determinar quem morreu primeiro, conforme o laudo pericial realizado. Deixaram apenas parentes colaterais de terceiro grau, notoriamente conhecidos. Nesse caso: 
		
	
	Há que se presumir que foi o varão quem morreu primeiro, porque era pessoa já um tanto alquebrada pelo peso da idade e, assim, somente os parentes da mulher deverão ser os destinatários dos bens deixados pelas vítimas.
	
	Não tendo sido possível se determinar qual das vítimas faleceu antes da outra, caberá, simplesmente, no tempo oportuno, declaração judicial de herança jacente. 
	
	O juiz não pode admitir a comoriência no próprio inventário, embora contar contar com dados de fato disponíveis e seguros para tanto, porque a matéria deve ser definida nas vias ordinárias, sem limitações.
	
	O juiz deverá declarar que, nas circunstâncias, não tendo sido possível se determinar qual dentre os comorientes precedeu ao outro, não ocorrerá transferência de direitos entre eles, de modo que cada falecido deixará a herança para os próprios parentes. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608045790)
	1a sem.: Lei de introdução as normas do direito brasileiro
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro:
		
	
	b) Considera-se ato jurídico perfeito a decisão judicial de que já não cabe recurso.
	
	e) A lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada.
	
	c) A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, revoga e modifica a lei anterior.
	
	a) Coisa julgada é a decisão judicial de primeiro grau que comporta a interposição de recurso.
	
	d) Direito adquirido é aquele que apenas o seu titular pode exercer.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607911595)
	1a sem.: Teoria Geral das Obrigações
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	¿Em nosso cotidiano, utilizamos o termo obrigação em sentido amplo. Mesmo os profissionais do Direito habituaram-se a invocar o vocábulo em qualquer situação na qual se queira acentuar o elemento passivo de uma relação jurídica.... Em verdade, obrigação, dever... são idéias distintas...¿ (FARIAS, Cristiano Chaves. ROSENVALD, Nelson. Direito das Obrigações. Rio de Janeiro: Lumen Iuris, 2006. p.25). Diante do exposto, em sentido estrito, o vocábulo obrigação acolhe apenas uma das assertivas abaixo estabelecidas. Qual?
		
	
	A ¿obrigação¿ de o locatário de pagar o aluguel
	
	A ¿obrigação¿ de o réu contestar a ação.
	
	A ¿obrigação¿ de os jovens procederem ao alistamento militar.
	
	A ¿obrigação¿ de não matar

Outros materiais