Buscar

Slide em grupo 7º periodo 2016

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ANTONIO MARCOS DA MATA FELIPE SILVA MARTINS AMAURY LOPES CANDIDO RENATO RIBEIRO DOS SANTOS RICARDO RIBEIRO SANTOS
VICTOR MANOEL FERREIRA SILVA
WESLEY DE QUEIRÓZ FERREIRA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Montes Claros - MG
2016
*
*
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharelado em Administração, para as disciplinas: Diagnóstico e Intervenção Empresarial Sistema de Informação Gerencial Estratégia Empresarial Simulação Empresarial Seminário Interdisciplinar VIII.
 
Profs: Rinaldo Lima Marco Hisatomi Henry Nonaka Suzi Bueno Marilza Aparecida Pavesi.
 
 
Montes Claros - MG
2016
*
*
2.1 PRIMEIRA ETAPA: EMBASAMENTO TEÓRICO
 
O livro “Estratégias competitivas” do Michael Porter, publicado em 1985, veio a expor a base teórica, destacando a segmentação básica em estratégias competitivas baseadas em custos ou diferenciação, além de evidenciar a idéia da cadeia de valor (GHEMAWAT, 2002).
Para Porter a vantagem competitiva podia se encontrar em cada um dos processos corporativos, baseada tanto em gestão estratégica de custos como em alternativas de diferenciação. Num outro sentido, a crescente competitividade nos negócios tem gerado um ambiente aonde empresas buscam obter retornos acima da média e clientes buscam satisfazer suas necessidades a custos cada vez menores. 
Montes Claros - MG
2016
2 DESENVOLVIMENTO
*
*
Montes Claros - MG
2016
A importância de qualquer ponto forte ou ponto fraco que uma empresa possui é (em última instância) uma função de seu impacto sobre o custo relativo (baixo custo) ou a diferenciação. Estas vantagens originam-se da Estrutura Industrial; e resultam da habilidade de uma empresa em lidar com as cinco forças (Figura 1) melhor do que seus rivais.
Figura 01: Cinco forças de Porter
Fonte: https://www.google.com.br 
*
*
Montes Claros - MG
2016
 
Figura 2 - Interação da Informação com o Processo Decisório 
Fonte: Oliveira (2004). 
*
*
Montes Claros - MG
2016
 
A Figura 2 visibiliza a interligação existente entre a informação dotada de relevância e as tomadas de decisão nas organizações, sendo que a primeira assume grande importância ao subsidiar o processo decisório. Deste modo, a informação, reconhecida como um dos principais patrimônios da organização é o dado trabalhado que permite ao gestor a tomada de decisões (OLIVEIRA, 2004). 
A análise SWOT, que também é conhecida como análise F.O.F.A, é uma ferramenta de gestão desenvolvida para identificar as ameaças e oportunidades, pontos fortes e pontos fracos da organização. 
*
*
Montes Claros - MG
2016
*
*
Montes Claros - MG
2016
2.2 SEGUNDA ETAPA: CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
O Boticário teve sua primeira fórmula em 1977 e abriu sua primeira franquia em 1980, sendo hoje a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo, com mais de 2.800 lojas no Brasil e presença internacional em 1.000 pontos de venda e 73 lojas exclusivas em 15 países. A estrutura da loja proporciona uma agradável experiência de compra aos consumidores oferecendo modernidade e inovação de produtos e serviços. 
A empresa criou a Fundação O Boticário de Proteção a Natureza, uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza.
*
*
Montes Claros - MG
2016
2.3 TERCEIRA ETAPA: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
ANALISE INTERNA
Pontos fortes
Com clientela definida na cidade de Montes Claros e norte, noroeste e centro-oeste de Minas e zona da Mata, sempre preocupada em acompanhar as tendências da moda e tratamentos embelezadores adequados ao clima da região.
Pontos fracos
Não possui um departamento específico para o planejamento fiscal e tributário, sendo de responsabilidade do contador realizar a escrita fiscal e contábil e informar a empresa das obrigações fiscais a serem cumpridas rigorosamente com a legislação, através do pagamento em dia das guias
*
*
Montes Claros - MG
2016
2.3 TERCEIRA ETAPA: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
Analise Externa
Oportunidades
 
A empresa dirige a maior parte do planejamento para área de vendas e prestação de serviço, buscando assim atender da melhor forma o cliente. Está sempre em busca de novidades e trabalha de acordo com o mundo globalizado. 
Ameaças
 
O site da empresa ainda está em construção.
A empresa não possui plano elaborado para capacitação e desenvolvimento de colaboradores já contratados. A empresa não possui plano de carreira.
*
*
Montes Claros - MG
2016
PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
Objetivos estratégicos
Montar uma equipe de divulgação dos produtos naturais com o objetivo de aumentar as vendas.
Recursos necessários
Recursos humanos: equipe de divulgação
Recursos materiais: cartilha
Cronograma 
Agosto/2016
Planos de contingência
_ Educação ambiental;
- Conscientização da importância de se usar produtos que não agridam a saúde e nem o meio ambiente.
- Parcerias.
*
*
Montes Claros - MG
2016
PROJETO DE INTERVENÇÃO
 
O objetivo do trabalho é criar uma equipe de conscientização ambiental. 
O método que será utilizado para realização do trabalho será o descritivo. A empresa utilizará mão da necessidade de preservar o meio ambiente para demonstrar os produtos naturais disponíveis na loja.
As pessoas envolvidas serão: equipe de vendedoras, parceiros e gerencia da loja.
No setor financeiro as informações que são mais importantes para a empresa atualmente são: balancete, DRE e relatórios diários e orçamentários.
A empresa realiza o acompanhamento dos resultados empresariais através de relatórios diários e DRE. O Balanço Patrimonial e a Demonstração Resultado do Exercício (DRE) fazem parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis de uma entidade, e são exigidas pela atual legislação societária brasileira.
*
*
Montes Claros - MG
2016
A empresa tem acesso a todas as informações que necessita uma vez que possui um eficiente sistema de informações.
 
Como decorrência do desenvolvimento da tecnologia da informação a geração de informações deixou de ser, de forma geral, um problema significativo. O grande problema é a definição das informações que devem ser geradas e, principalmente, a forma de integrá-las.
*
*
Montes Claros - MG
2016
PDTI
A implantação dos Sistemas de Informações Gerenciais inclui a aquisição de hardware, a compra ou o desenvolvimento do software, a preparação dos usuários, a contratação ou o treinamento de pessoal, a preparação do local e os dados, a instalação, testes, a partida e, finalmente, a aceitação pelo usuário.
Rezende (2003) descreve a implantação de um sistema de informação gerencial baseado em computador como um processo contínuo que incluí o completo desenvolvimento do sistema original sugerido através do estudo de viabilidade, análise de sistema e projeto, programação, treinamento, conversão, e instalação do sistema, além da respectiva mudança organizacional.
*
*
Montes Claros - MG
2016
Organograma da empresa para implantação PDTI
O sistema foi programado para funcionar em tempo real, então sempre que há alguma alteração no sistema de retaguarda o usuário executa a exportação para os demais terminais de caixa, deixando assim todos atualizados.
*
*
Montes Claros - MG
2016
3.CONCLUSÃO
Para melhorar o processo decisório e para que não haja futuros prejuízos ou perdas, os gestores precisam entender e compreender que o fluxo informacional de qualidade é fator essencial para as organizações. 
A informação dentro das organizações se processa dentro de um ciclo de acordo com uma abordagem sistêmica. As ações de adquirir, tratar, reproduzir, armazenar e disseminar
comprovam que os Sistemas de Informação cumprem suas funções com propriedade, eficiência e eficácia. 
*
*
Montes Claros - MG
2016
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALBERTIN, Alberto Luiz. Tecnologia de Informação e Desempenho Empresarial: As Dimensões de seu uso e sua relevância com os benefícios de negócios 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 
BEUREN, Ilse Maria. Gerenciamento da Informação: um Recurso Estratégico no Processo de Gestão Empresarial. São Paulo: Atlas, 2000. 
PALMISANO, Ângelo, ROSINI, Alessandro Marco. Administração de Sistemas de Informação e a Gestão do Conhecimento. 11. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2003. 
PORTER, M. E. Estratégia Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 2005. 
VERAS, Manuel. Cloud Computing Nova Arquitetura em TI. Rio de Janeiro: Brasport, 2012. 
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais