Buscar

Responsabilidade da Fabricante de Veículos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sandra Sofia adquiriu um veículo de marca XTronc, modelo ST 36, com tecnologia de última geração, inclusive freios que evitam a derrapagem do veículo em freadas mais bruscas. Apenas quatro meses após começar a utilizar o veículo, Sandra Sofia realizou uma viagem de São Paulo para Ribeirão Preto e na altura de Jundiaí, precisou fazer uma freada mais brusca em razão da manobra irresponsável de um veículo que trafegava à sua frente. Nesse momento seu veículo teve súbito travamento das quatro rodas, capotou e disso resultaram ferimentos graves na condutora e a
perda total do veículo. Sandra demorou seis meses para se recuperar do acidente, perdeu clientes em sua atividade profissional, viu sua empresa passar por sérias dificuldades econômicas decorrentes de seu afastamento. Na oficina para a qual o veículo foi levado, ficou constatado que o sistema de freio apresentou falha geral e que isso foi a causa do acidente. A fabricante do veículo X Tronc alegou desconhecer falhas no sistema e se recusou a indenizar as perdas sofridas por Sandra Sofia.
As atividades que o grupo deverá realizar são:
1. Pesquisar à luz da Lei 8.078 de 1990, o Código de Defesa do Consumidor, os fundamentos legais que sustentam a responsabilidade da fabricante do veículo pelos danos sofridos pela consumidora.
2. Pesquisar em obras jurídicas de Direito do Consumidor fundamentos doutrinários que forneçam sustentação ao pedido da consumidora.
3. Pesquisar julgados de casos semelhantes ao ocorrido com Sandra Sofia.
4. Redigir em 4 folhas de A4, com fonte 12, espaço 1,5 entre linhas e margens normais, a petição inicial da ação judicial que SANDRA SOFIA vai promover contra a fabricante do veículo.
Aproveite a oportunidade para aprender e avançar em seu conhecimento sobre Direito. Sua atuação profissional poderá ser bastante diferenciada de forma positiva se você aproveitar as oportunidades didáticas que as ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS da UNIP oferecem. Em caso de dúvida, converse com seu Coordenador.

Outros materiais