Buscar

Conceito e diferença entre Direito Natural, Direito Positivo. Conceito e diferença entre Direito Objetivo, Direito Subjetivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) 
Direito Natural – Conceito
A Teoria do Direito Natural, cujas raízes encontram-se na peça Antígona do dramaturgo grego Sófocles. Dabin reconhece ainda, que o Direito Natural pertence à moral, sendo assim, de forma idealista ou valorativa, sempre presente na história da nossa civilização. Não depende de lei alguma, sendo evidente, espontâneo, por isso é autônomo.
Direito Positivo – Conceito
O Direito Positivo é um sistema de normas vigentes, obrigatórias, aplicáveis coercitivamente por órgãos institucionalizados, tendo a forma de lei, de costumes ou de tratado, que historicamente é obrigatório para todos.
Diferença entre Direito Natural e Direito Positivo
O direito positivo é o direito que depende de manifestação de vontade, seja de uma autoridade, seja dos membros da sociedade civil, seja da comunidade internacional, na forma legislada, na jurisprudencial, na consuetudinária (costume), em todas elas, objetivamente estabelecido, enquanto o direito natural é o que independe de qualquer legislador, destinado a satisfazer exigências naturais do homem, como, por exemplo, a de igualdade e a de liberdade.
2)
Direito Objetivo – Conceito
O Direito Objetivo é considerado como norma obrigatória, ou como o conjunto de normas obrigatórias, por se encontrar expresso em leis, em precedentes judiciais e em costumes jurídicos reconhecidos no mercado, nos tribunais e parlamento. Nesse sentido, é o conjunto de normas jurídicas do Estado. É uma regra de conduta obrigatória.
Direito Subjetivo – Conceito
O Direito Subjetivo pode ser entendido como a prerrogativa ou faculdade outorgada, por lei ou por contrato, a uma pessoa, para praticar certo ato. Mais precisamente: faculdade, assegurada por lei, de exigir determinada conduta de alguém que, por lei ou por ato ou negócio jurídico, está obrigado a observá-la. Poderes que tem ou pode ter uma pessoa, ou seja, o que pode exigir de outra pessoa.
Diferença entre Direito Objetivo e Direito Subjetivo
O direito objetivo é o conjunto de leis dirigidas a todos, ao passo que, o direito subjetivo é a faculdade que tem cada um de invocar essas leis ao seu favor, sempre que houver violação de um direito por eles resguardado.
Fonte: Introdução ao Estudo do Direito – Paulo Dourado de Gusmão.

Outros materiais