Buscar

Governança de TI e Tecnologia nas Empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
10a aula
	1a Questão (Ref.: 201503530496)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Considerando os princípios básicos da Governança em TI (GTI) apresentados pelos modelos Cobit e ITIL, aponte a alternativa que representa uma característica comum a ambos modelos considerados:
		
	
	Investimentos em TI sem alinhamento com os requisitos de negócios
	
	Foco em soluções que satisfaçam somente a área de TI da organização
	
	Foco no desenvolvimento de pessoas da organização
	
	Foco em realização de gastos sem considerar riscos
	 
	Alinhamento estratégico entre a a área de TI e a área de negócios da organização
	2a Questão (Ref.: 201502566312)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Se uma empresa utiliza a Internet para formar empresas virtuais com seus clientes, fornecedores, consultores, subempreiteiros e até concorrentes, ela está utilizando a Internet para apoiar:
		
	
	A comunicação e colaboração nas empresas.
	
	O gerenciamento de recursos humanos.
	
	O escritório virtual.
	
	O comércio eletrônico.
	 
	Alianças comerciais estratégicas.
	3a Questão (Ref.: 201503546661)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Considerando o Conceito de Governança de Tecnologia da Informação (TI), podemos afirmar que:
		
	
	Governança de TI não é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, diminuir o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, elevar os custos, suportar as melhores decisões e consequentemente alinhar TI aos negócios.
	 
	Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e consequentemente alinhar TI aos negócios.
	
	Governança de TI não é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, elevar os custos, suportar as pioras nas decisões e consequentemente desalinhar TI aos negócios.
	
	Governança de TI não é uma de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de não garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e consequentemente alinhar TI aos negócios.
	
	Governança de TI não é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, elevar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e consequentemente alinhar TI aos negócios.
	4a Questão (Ref.: 201503296186)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	(FDC/2010) É considerado o ponto de partida para o modelo de Governança de TI:
		
	 
	alinhamento estratégico;
	
	plano de tecnologia da informação;
	
	princípios de TI;
	
	portifólio de tecnologia da informação
	5a Questão (Ref.: 201503506446)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Nas últimas décadas, a globalização e a tecnologia impulsionaram diversas mudanças nas empresas. O sucesso das empresas de hoje depende de sua capacidade de operar globalmente. Hoje, os sistemas de informação proporcionam a comunicação e o poder de análise de que as empresas necessitam para administrar seus negócios em escala global. Sobre esse tema analise as afirmações a seguir:
I - A tecnologia levou as empresas atuais a implantarem modelos de gestão burocráticos com controles rígidos.
II - A globalização aumentou o número de concorrentes, dando mais opções para o cliente e oferecendo várias oportunidades.
III - A tecnologia faz da velocidade a base da competição, obrigando as organizações a repensarem processos que um dia já foram eficientes. ]
IV - A globalização é a responsável pela introdução da tecnologia de rede nas empresas, bem como da necessidade de utilização de meios de controle de mensagens trocadas pelos empregados.
Está correto o que se afirma em:
		
	
	III e IV
	
	Apenas III
	
	I e II
	 
	II e III
	
	I e IV
	6a Questão (Ref.: 201503413278)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	É um conjunto de diretrizes baseadas em auditoria para processos, práticas e controles de TI, voltado para redução de risco, enfoca integridade, confiabilidade e segurança da informação.
		
	 
	COBIT
	
	SPT
	
	SIG
	
	ERP
	
	SAD
	7a Questão (Ref.: 201503236956)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	1.O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Biblioteca de Infra-Estrutura de TI, é um padrão para gerenciamento de serviços, tendo como foco principal a operação e a gestão da infraestrutura de tecnologia na organização, incluindo todos os assuntos que são importantes no fornecimento dos serviços de TI. 2.O CobiT (Control Objectives for Information and related Technology) Objetivos de Controle para Informações e Tecnologias relacionadas, é um conjunto de estruturas e orientações (framework) focado na Governança Corporativa e na necessidade de constituição de controles de melhorias nas empresas, sendo um guia para a gestão de TI, abrangendo diretrizes de gerenciamento, objetivo de controle e diretrizes de auditoria (COBIT, 2005). Relacione as práticas ITIL e Cobit com as respectivas características: ( )Funciona como uma entidade de padronização e estabelece métodos documentados para nortear a área de tecnologia das empresas, incluindo qualidade de software, níveis de maturidade e segurança da informação. ( )Descreve os processos que são necessários para dar suporte à utilização e ao gerenciamento da infraestrutura de TI. ( )Seus processos cobrem todos os aspectos de gerenciamento da infraestrutura de TI desde a identificação dos requisitos do negócio, passando pelo projeto e implantação até o suporte e manutenção dos componentes da infraestrutura e serviços de TI. ( )os processos de TI são definidos e classificados em quatro domínios: planejamento e organização; aquisição e implementação; entrega e suporte; monitoração. Marque a opção CORRETA:
		
	
	1,2,2,1
	 
	2,1,2,1
	 
	2,1,1,2
	
	2,1,1,1
	
	1,2,2,2
	8a Questão (Ref.: 201502593978)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Uma extranet é:
		
	 
	Uma rede que conecta recursos selecionados da intranet de uma empresa com seus clientes, fornecedores ou outros parceiros comerciais, utilizando a Internet ou redes privadas para conectar as intranets das organizações.
	
	Nenhuma das alternativas acima.
	
	Todas as alternativas acima.
	
	Uma rede em rápido crescimento de milhares de redes comerciais, educacionais e de pesquisa que conectam milhões de computadores e seus usuários em mais de 100 países.
	
	Uma rede interna de tipo Internet dentro de uma organização dotada de software de navegador de rede que fornece fácil acesso a redes internas estabelecidas por unidades de negócios, equipes e indivíduos e outros recursos e aplicações de rede.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes