Buscar

Aval o aprend

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607207796)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Alguns princípios básicos da Física são fundamentais para a compreensão do ensino-aprendizagem dos movimentos humanos em geral e dos exercícios da Ginástica Artística em particular. Dentre esses princípios encontra-se aquele relacionado à Velocidade do corpo e o Raio de giro e um outro que trata da Ação e Reação dos corpos, estando este diretamente relacionado à repulsão nos exercícios da Ginástica Artística. Considerando os conceitos inerentes aos princípios citados acima, dentre as opções apresentadas a seguir, marque aquelas que corroboram estes princípios.
		
	 
	Ao realizar um Rolamento para frente, a fim de aumentar a Velocidade do exercício, o executante deve iniciá-lo o mais estendido possível para grupar na fase final do mesmo.
	 
	Ao impulsionar para um salto acrobático no Solo, o executante deve realizar o mínimo de flexão nas articulações envolvidas, objetivando o máximo de repulsão na tarefa.
	 
	A toda ação de um corpo há uma reação de mesma intensidade e em sentido contrário.
	 
	Quando diminuímos o Raio de giro de um corpo este corpo tem a sua Velocidade aumentada.
	 
	Ao diminuir o raio de giro de um corpo, o movimento do ginasta sofrerá uma forte repulsão, facilitando o aumento da sua fase de vôo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607131574)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considerando as Dimensões Sociais do Esporte, segundo Tubino, marque a alternativa que melhor situe a Ginástica Artística como proposta de formação humana integral.
		
	 
	A Ginástica Artística, inserida no contexto da Ginástica Para Todos, deve ser entendida principalmente como esporte-rendimento e como esporte-educação.
	
	A Ginástica Artística, entendida como esporte-educação e esporte-participação, está inserida na Educação Física como elemento de desenvolvimento de atletas.
	 
	A Ginástica Artística, entendida como esporte-educação, é a base para o desenvolvimento da Ginástica Artística como esporte-participação e como esporte-rendimento.
	
	A Ginástica Artística, entendida como esporte-rendimento, é a base para o desenvolvimento da Ginástica Artística como esporte-participação e como esporte-educação.
	
	A Ginástica Artística, entendida como esporte-educação e esporte-participação, deve ser desenvolvida objetivando o esporte-rendimento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607131495)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa correta, considerando a afirmativa de que é importante sempre haver a preocupação de ensinar tarefas muito complexas nas aulas de Ginástica Artística, fato que motiva a autossuperação dos alunos.
		
	
	O grau de complexidade das tarefas desenvolvidas numa atividade depende única e exclusivamente do tipo de aulas ministradas e das atividades propostas, assim como das características dos alunos.
	
	É importante sempre haver a preocupação de ensinar tarefas muito complexas nas aulas de Ginástica Artística, pois só com a oferta desse tipo de tarefas, em todos os níveis de ensino, é que conseguiremos obter resultados esportivos significativos.
	
	Tarefas muito complexas, sentidas como "irrealizáveis", criam motivação e desenvolvem a autossuperação, o que viabiliza a proposta de educação integral.
	 
	Não é importante sempre haver a preocupação de ensinar tarefas muito complexas nas aulas de Ginástica Artística, pois as atividades devem ser desenvolvidas atendendo às capacidades dos educandos, sempre respeitando a individualidade e objetivando o desenvolvimento integral dos mesmos.
	
	Os alunos ao se sentirem incapazes de realizar constantemente tarefas muito complexas, sempre são estimulados a superá-las, promovendo motivação, assim forjando o espírito de autossuperação.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607133114)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Estrela é um movimento muito simples e ao mesmo tempo muito importante na Ginástica Artística. Algumas crianças aprendem a Estrela sozinhas, brincando, porém outras apresentam muitas dificuldades na execução desta tarefa. Dentre as opções apresentadas abaixo, marque qual Processo Pedagógico seria mais indicado para o ensino deste movimento, considerando a narrativa acima.
		
	 
	Executar a Estrela apoiando as mãos num plano ligeiramente elevado.
	 
	Executar a Estrela começando sobre um plano elevado.
	
	Executar a Estrela sobre uma trave de equilíbrio baixa.
	
	Executar a Estrela apoiando as mãos sobre um plano levemente mais baixo.
	
	Executar a Estrela sobre uma linha reta desenhada no chão.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607209127)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa que define qual o exercício que um ginasta está executando quando parte da posição de pé, com os braços elevados, de frente para o local em que vai realizar o exercício. Daí executa um passo ou uma breve corrida à frente, realiza o antessalto, flexionando o joelho da perna que vai à frente (de impulsão), transferindo o peso do corpo para esta. Ao empurrar o solo com a perna de impulsão, simultaneamente leva as mãos ao solo, projetando o tronco para frente, apoiando primeiramente a mão correspondente à perna de impulsão para imediatamente apoiar a outra mão, formando uma linha imaginária entre os apoios dos pés e das mãos. No exato instante do apoio da primeira mão, a perna que se encontra atrás (de elevação) deve ser lançada fortemente para cima, levando o corpo a passar pelo apoio invertido, com as pernas afastadas, girando em torno do eixo anteroposterior que passa pelo corpo do executante. Ao passar pelo apoio invertido, a perna de lançamento de dirige ao solo, apoiando-se o mais longe possível das mãos, seguida do apoio da outra perna e da perda de contato das mãos com o solo, até finalizar de pé com as pernas afastadas.
		
	
	Reversão
	 
	Estrela
	
	Parada de mãos
	
	Rolamento para frente
	
	Peixe

Outros materiais