Buscar

RELAÇÕES JURÍDICAS E SAÚDE DO TRABALHADOR 2016.4 #QUESTÕESAVPÓS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:  RELAÇÕES JURÍDICAS E SAÚDE DO TRABALHADOR
	Avaliação: AV       Data: 2016.4
	Aluno: ANÔNIMO DA ESCOLA
	Nota da Prova: 4,5 de 5,0       
	
	 1a Questão (Ref.: 585245)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação às disposições da Lei n° 8.080/90 referentes à Saúde do Trabalhador, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Devem ser desenvolvidas atividades voltadas à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
	
	O Sistema Único de Saúde não se responsabiliza pela informação ao trabalhador, à sua respectiva entidade sindical e às empresas sobre os riscos de acidentes de trabalho, doença profissional e do trabalho, ficando essas informações a cargo das instituições privadas.
	
	A direção municipal do Sistema Único de Saúde deve indicar a entidade sindical responsável pela revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas no processo de trabalho.
	
	As políticas de saúde do trabalhador incluem a responsabilidade na formação dos recursos humanos, promovendo cursos de reciclagem e garantindo sua satisfação no trabalho.
	
	A partir da homologação dessa lei, a avaliação do impacto que as novas tecnologias provocam à saúde ficaram a cargo do Ministério da Ciência e Tecnologia e suas representações estaduais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 245701)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ciência que trata da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do controle dos riscos originados nos locais de trabalho que podem prejudicar a saúde e o bem - estar dos trabalhadores e das comunidades vizinhas, bem como impactar o meio ambiente. Esta definição explicita o que é:
		
	
	Risco Biológico.
	
	Terapia Ocupacional.
	
	Tratamento laboral.
	 
	Higiene ocupacional.
	
	Risco ocupacional.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 226510)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Norma Regulamentadora nº 6 define equipamento de proteção individual como sendo todo o dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos susceptíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Com relação às responsabilidades dos empregadores a NR-6 estabelece que os mesmos devem:
		
	
	Comunicar qualquer alteração que o torne impróprio para uso.
	 
	Comunicar ao Ministério do Trabalho e Emprego MTe qualquer irregularidade observada.
	
	Cumprir as determinações sobre o uso adequado.
	
	Responsabilizar-se pela guarda e conservação.
	
	Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 585085)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo a CLT, no que diz respeito às atividades insalubres ou perigosas, Art.193, o trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa, de:
		
	
	20%
	
	10%
	
	40%
	 
	30%
	
	50%
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 226509)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Norma Regulamentadora nº 6 define equipamento de proteção individual como sendo todo o dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos susceptíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Com relação às responsabilidades dos empregadores a NR-6 estabelece que os mesmos devem:
		
	
	Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina.
	 
	Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda, e conservação além de exigir o seu uso.
	
	Cumprir as determinações sobre o uso adequado.
	
	Comunicar qualquer alteração que o torne impróprio para uso.
	
	Responsabilizar-se pela guarda e conservação.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 585247)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Um fiscal do trabalho foi acionado pelo sindicato para vistoriar uma empresa do ramo de contabilidade. Ao chegar ao local, ouviu declarações de funcionários sobre as más condições de trabalho, principalmente em relação à falta de equipamentos e mobiliário adequados às atividades executadas, o que estaria gerando muitos afastamentos por problemas de artrite e na coluna vertebral. Ao término da vistoria, foi enviada à gerência uma notificação por escrito contendo todas as irregularidades e o prazo para cumprimento das melhorias. Utilizando-se da legislação vigente, o fiscal orientou para que o estabelecimento criasse parâmetros que permitissem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. A Norma Regulamentadora utilizada neste processo foi a:
		
	
	NR 18
	
	NR 10
	
	NR 25
	 
	NR 17
	
	NR 11
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 226514)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Tomando por base que o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO tem por objetivo a promoção e a preservação da saúde dos colaboradores, bem como que deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores observados em um estudo in loco, dos ambientes laborais, indique a afirmativa correta:
		
	
	A etapa de antecipação deverá ser realizada sempre que necessária para comprovar o controle da exposição ou a inexistência dos riscos identificados na etapa de reconhecimento.
	 
	Deverão ser adotadas as medidas de controle necessárias suficientes para a eliminação, a minimização ou a redução dos riscos ambientais.
	
	A etapa de avaliação quantitativa deverá envolver a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou de modificação dos já existentes, visando a identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação.
	
	O PCMSO deverá estar descrito num documento-base, que deverá ser apresentado e discutido na CIPA, quando existente na empresa, sendo sua cópia anexada ao livro de atas desta Comissão.
	 
	São atribuições do médico coordenador realizar os exames médicos previstos, ou encarregar os mesmos a um profissional médico familiarizado com os princípios da patologia ocupacional e suas causas, bem como com o ambiente, as condições de trabalho e os riscos a que está ou será exposto cada trabalhador da empresa.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 226496)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Tomando por base os conceitos de saúde e de segurança do trabalho, bem como as principais atribuições dos órgãos do Poder Público nas questões relativas à relação capital-trabalho indique a afirmativa correta:
		
	
	Saúde é um estado de ausência de enfermidades.
	
	Podemos ainda afirmar que a segurança do trabalho é uma estrutura desenvolvida pelos empregados objetivando garantir a integridade física e mental de todos.
	 
	A segurança do trabalho não deve ser tratada como uma atividade à parte, já que faz parte de toda atividade.
	
	O Ministério do Trabalho e Emprego é o responsável pelo estabelecimento de políticas regionais para a geração de emprego e renda, bem como pela aplicação de sanções previstas nas normas legais.
	
	O Ministério Público do Trabalho por ser o detentor do monopólio da ação penal pública é o responsável pela viabilização de o empregador vir a ser responsabilizado criminalmente pela ocorrência de acidente do trabalho.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 226529)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando doença profissional é a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social, enquanto doença do trabalho é aquela produzida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione
diretamente, e as afirmações. 
(I) Silicose entre obreiros e cataratas entre os soldadores são exemplos de doenças profissionais. 
(II) Varizes e hérnias são exemplos de doenças do trabalho. 
É correto afirmar que: 
		
	
	Somente (II) é falsa.
	
	Somente (I) é verdadeira.
	
	Ambas são falsas.
	 
	Ambas são verdadeiras.
	
	Somente (II) é verdadeira.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 245686)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Fulano, Guarda Municipal, trabalha 40 horas por semana no controle e fiscalização do trânsito, na esquina da rua X com rua Y. Ele começa a sentir fortes dores nas pernas. Ao procurar o médico, o mesmo afirma que ele está com varizes, decorrentes do longo período que permanece em pé no trabalho. Podemos afirmar que estas varizes podem ser classificadas como:
		
	
	Moléstia Profissional.
	 
	Doença do trabalho.
	
	Doença Profissional.
	
	Doença pré-estabelecida.
	
	Alteração fisiopsicológica provocada inequivocamente por certa atividade profissional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais