Provas antigas fundamentos de direito empresarial
15 pág.

Provas antigas fundamentos de direito empresarial


DisciplinaFundamentos de Direito Empresarial2.628 materiais17.129 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Provas antigas-Fundamentos de Direito Empresarial
Acerca do significado, objetivo e subjetivo do Direito, julgue as alternativas abaixo e assinale a opção correta:
R: dentre seus diversos significados, podemos dizer que o direito é um conjunto de normas e princípios jurídicos que regem a vida em sociedade;
O direito pode ser melhor definido como:
R: aquilo que é mais adequado para o indivíduo que, vivendo em sociedade, tal direito deve compreender fundamentalmente o interesse da coletividade;
Conforme nossos estudos, podemos afirmar que todos os itens abaixo listados constituem elementos caracterizadores do empresário, EXCETO:
R: A finalidade lucrativa /A Produção ou circulação de Bens. /O profissionalismo. /O exercício de profissão intelectual. /A Organização
Possui impedimento para exercer atividade empresarial enquanto empresário individual, exceto:
R: falidos enquanto não reabilitados; 
Profissional liberal, autônomos ou que exerçam atividade informal. 
 
 Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que coincide com o exercício da atividade empresária:
Os profissionais intelectuais, exceto os dentistas e advogados são considerados empresários, segundo a teoria da empresa 
 
O profissional intelectual é considerado empresário, independentemente de ser autônomo ou não 
 A sociedade que tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro 
 Os profissionais intelectuais mesmo que atividade por eles exercidas não possua elemento de empresa 
 O autônomo é considerado empresário desde que esteja trabalhando no comércio há mais de 5 anos 
Pode-se compreender o Estabelecimento Empresarial como a reunião organizada dos bens corpóreos e incorpóreos para o exercício da empresa, por empresário ou por sociedade empresária. Assim sendo, assinale a opção que apresenta um exemplo bem incorpóreo:
Frota; R: Ponto;
Onde deverá ser registrado o Contrato das Sociedades empresárias?
R; Juntas Comerciais
A Constituição Federal estabelece que o exercício de profissão esteja sujeito ao entendimento dos requisitos em lei ordinária (CF art. , 5º , XIII), que fundamenta a validade das proibições ao exercício da empresa , quando: 
R: O empresário casado poderá construir sociedade com o cônjuge, exceto se for casado com o Regime de Comunhão Universal e com da separação de bens obrigatório.
As Sociedades em Comanditas Simples tem duas categorias de sócios os comanditados e os comanditários. Sendo que os comanditários sua participar na sociedade é de:
R: Um mero prestador de Capital e não participa da administração da sociedade.
Relacione o tipo de sociedade com a Sociedade comum ou a de conta de participação:
R:As sociedades não personificadas (arts. 986 a 996 do CC/2002), por sua vez, não possuem personalidade jurídica, por não possuírem registro.
Em que momento as sociedades comerciais adquirem personalidade jurídica?
R: As sociedades comerciais adquirem personalidade jurídica com a inscrição de seus atos constitutivos no registro legal próprio, que é o Registro do Comércio, a cargo das Juntas Comerciais.
O que caracteriza um Título à Ordem? 
R:Traz expresso o nome do beneficiário do crédito, mas permite-se que esse transfira o título para outra pessoa, o que é chamado de endosso.
Acerca dos estudos sobre o Direito Objetivo e Direito Subjetivo, julgue os itens a seguir e assinale a opção correta: 
I - O Direito Objetivo pode ser compreendido como uma norma jurídica que estipula um padrão de conduta ou comportamento modelo, que deve ser seguido por todos; 
II - O Direito Objetivo pode ser entendido como "norma agendi"; 
III - O Direito Subjetivo pode ser entendido como "norma facultas agendi";
 IV - O Direito Subjetivo prevê uma obrigação de agir; 
Quanto ao direito de empresa, assinale a alternativa correta:
 R: Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Uma das alternativas abaixo aponta corretamente as opções pelas quais forma-se o capital social de uma empresa. Qual é essa alternativa?
R: Contribuições em dinheiro ou qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação em dinheiro.
Bruce, Oliver e Tony, amigos de longa data, decidem abrir uma sociedade empresária para explorar o ramo de segurança privada e patrimonial. Assim sendo, celebram o contrato social estipulando que cada um dos três milionários e amigos deverá contribuir para o capital social o valor de R$1.000.000,00 (Hum milhão de reais). Bruce e Tony já integralizaram o valor total correspondente a cada um, porém, Oliver não integralizou nada. 
Oliver foi oficialmente notificado de sua pendência e após 30 (trinta) dias da data da notificação, ainda não realizou a sua obrigação. Diante da narrativa apresentada, Oliver: 
R: Poderá ser excluído da sociedade, se assim desejarem os outros sócios;
É todo documento que o portador necessita ter em mãos para poder exigir ou provar o seu direito de crédito contra aquele que assinou o título, dentro dos limites dos valores, datas e segurança de vícios contidos nesse título. 
R: Título de Crédito
Como são classificados os contratos que se concretizam com a simples manifestação da vontade das partes? 
R: Consensuais
Descreva as características de um comerciante.
R: O comerciante deve ter capacidade civil, isto é, deve poder dispor livremente de sua pessoa e de seus bens; ser intermediário, isto é, situar se entre o produtor e o consumidor; ter a intenção de lucrar; exercer sua atividade de forma não esporádica, isto é, habitual e profissionalmente; e atuar no próprio nome e por conta própria.
Como podemos conceituar o empresário individual?
R: Como sendo a pessoa física capaz, que atua em nome individual, abreviado ou completo, e que explora profissionalmente, uma atividade empresarial.
Regras que possibilitam o titular de um direito invocar a norma ou conjunto de normas em seu favor são denominadas de:
R: "Norma facultas agendi", já que conferem ao seu titular a facultatividade;
Dentre as diferenças que se estabelecem entre Direito objetivo e subjetivo podemos afirmar que:
R: O Direito objetivo visa a construção de normas a serem seguidas por todos os membros de uma sociedade
Para que a coletividade viva num bem estar comum, devem ser estabelecidas normas jurídicas. Assim quando tratamos de um fato histórico mutável e dinâmico que acompanha as mudanças políticas, econômicas e sociais e onde a existência de princípios absolutos se torna impossível diz respeito.R: Moral
O princípio que afirma que todos são iguais perante a lei é o:R: Princípio da Isonomia;
Observe a sentença abaixo e responda: ¿Princípio que se baseia no conjunto sistemático de conhecimentos racionais e objetivos a respeito do comportamento humano moral. É a teoria ou ciência do comportamento moral do homem em sociedade. Tal sentença se refere ao conceito de: R: Ética
Complete corretamente: "____ é a vantagem conferida ao sujeito de relação jurídica em decorrência da incidência da norma jurídica ao fato jurídico" R: Direito Subjetivo
São considerados princípios fundamentais do direito:R: Ampla Defesa e Contraditório;
Acerca dos estudos sobre o Direito Objetivo e Direito Subjetivo, julgue os itens a seguir e assinale a opção correta: 
I - O Direito Objetivo pode ser compreendido como uma norma jurídica que estipula um padrão de conduta ou comportamento modelo, que deve ser seguido por todos; 
II - O Direito Objetivo pode ser entendido como "norma agendi"; 
III - O Direito Subjetivo pode ser entendido como "norma facultas agendi";
 IV - O Direito Subjetivo prevê uma obrigação de agir; 
O contrato de representação comercial e o contrato de agência são duas espécies de contrato muito utilizados, com particularidades próprias, devendo você conceituá-los. 
R: O contrato de representação comercial é pelo qual uma das partes, pessoa física ou jurídica, se obriga a promover a realização de certos negócios para a outra parte, mediante