Buscar

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

»  de 50 min.
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: CLAUDIO SCORALICK TEIXEIRA
	Matrícula: 201612000011
	Disciplina: GST0575 - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 
	Período Acad.: 2017.1 EAD (GT) / SM
	
		1.
		Quando uma empresa de serviços do segmento de entregas (delivery) define como uma de suas competências (ponto forte) rapidez de entrega com qualidade está, na verdade, buscando estabelecer um diferencial frente às outras empresas do mesmo segmento. Se esta mesma empresa define que suas entregas ocorrerão num prazo máximo de 30 minutos e que o produto chegará sem nenhuma avaria, garantindo a satisfação total do cliente, terá um diferencial ainda maior, destacando-se cada vez mais dos seus concorrentes. Para atender a essa estratégia desafiadora, a empresa terá que estruturar ações que garantam o cumprimento desse objetivo.
Marque abaixo a opção que condiz com a situação relatada:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	estabelecer processos internos eficazes
	
	
	Todas as ações são verdadeiras
	
	
	implementar sistemas tecnológicos integrados
	
	
	estabelecer parcerias de mercado
	
	
	capacitação de sua equipe de funcionários
	
		2.
		Ela alterou as relações de trabalho, aumentando a eficiência operacional e orientando a atuação dos trabalhadores para a produção de conhecimento e preparação abrangentes, extrapolando os limites de espaço e tempo. O crescente número de pessoas com acesso a ela acelerou esse processo, estabelecendo novos parâmetros de qualificação. Estamos nos referindo a:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Parcerias
	
	
	Transformações tecnológicas
	
	
	Incorporações
	
	
	Terceirização
	
	
	Fusões
	
		3.
		Podemos destacar alguns dos objetivos da administração de Recursos Humanos, marque abaixo a opção verdadeira:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Todas estão corretas e referem-se aos objetivos do RH.
	
	
	Administrar processos de mudança de forma ética e transparente, gerando envolvimento dos funcionários e novas perspectivas.
	
	
	Apoiar a organização para o alcance de seus objetivos, através do amplo entendimento do negócio.
	
	
	Desenvolver mecanismos de adaptação dos funcionários à organização, por meio de um ambiente de trabalho motivador e agradável, respeitando as diferenças e promovendo ações voltadas à qualidade de vida
	
	
	Apoiar ações contínuas de capacitação dos funcionários, preparando a organização para uma cultura voltada ao conhecimento.
	
		4.
		Leia atentamente as colocações abaixo e identifique a que não se relaciona com o subsistema de Administração de RH:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Como o mercado de trabalho está em constante ebulição, exigindo profissionais dinâmicos, criativos, arrojados, adaptáveis às rápidas mudanças e com capacidade transformadora, identificar o perfil profissional mais alinhado às necessidades de uma determinada estrutura corporativa, independente do seu segmento de atuação (indústria, serviços, instituições financeiras, entre outros) é hoje um dos grandes desafios para a área de Recursos Humanos.
	
	
	Identificar o perfil profissional mais alinhado às necessidades de uma determinada estrutura corporativa, é o desafio que torna-se cada vez maior devido à crescente volatilidade e exigência dos profissionais, que buscam oportunidades de desenvolvimento e carreira desafiadoras, produzindo importantes movimentações no mundo corporativo.
	
	
	Um ponto relevante de atenção na administração de RH atual é a atração e retenção de talentos. Neste ambiente competitivo, ações terão que ter efetividade para atrair e reter esses talentos, bem como motivá-los e apoiá-los para a plena aplicação de suas potencialidades.
	
	
	As empresas são compostas por pessoas que, por meio de seus conhecimentos e habilidades, são decisivas para apoiar a estratégia organizacional de sobrevivência no mercado. Sendo assim, as organizações precisam estabelecer ações para identificar e desenvolver esses ¿profissionais do conhecimento¿, garantindo seu posicionamento competitivo.
	
	
	As pessoas, o mercado, a concorrência, as formas de atrair e reter talentos, não são questões específicas da área de RH, portanto não cabe a área de Recursos Humanos definir estratégias eficazes de pessoas para dar suporte às organizações no alcance dos objetivos estratégicos definidos.
	
		5.
		Sabemos que nos dias atuais o mercado encontra-se estruturado, vimos os desafios impostos aos profissionais nele inseridos e como a área de Recursos Humanos pode ser analisada sob a perspectiva de um sistema, composto de vários subsistemas integrados. Mediante esta afirmativa, responda: Por que as organizações são consideradas sistemas abertos?
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Porque interagem permanentemente com outros sistemas em seu ambiente, afetando-os e sendo afetadas por eles o tempo todo.
	
	
	Porque devem interagir internamente com todos os departamentos em seu ambiente, existindo os elementos de entrada (inputs) e a transformação desses elementos (processamento) gerando elementos de saída (outputs),principalmente em se tratando de documentos.
	
	
	Porque as empresas tem o capital aberto, e qualquer um pode ser acionista.
	
	
	Porque fazem parte de uma economia globalizada e sofrem influência de políticas internas e externas
	
	
	Porque não interagem com outros sistemas em seu ambiente, não existindo assim uma relação sistêmica em que existem os elementos de entrada (inputs) e a transformação desses elementos (processamento) gerando elementos de saída (outputs), sendo esta cadeia retroalimentada continuamente.
	
		6.
		No panorama atual, as organizações procuram identificar profissionais com perfil de competências alinhado às demandas e necessidades internas (inputs), que possam pôr sua experiência e competência a serviço da empresa nas atividades a serem desenvolvidas (processamento), gerando um alto desempenho que se refletirá em resultados diferenciados (outputs).
Considerando os estudos realizados sobre competências, assinale a única afirmativa correta:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	No processo seletivo a aderência de um candidato às competências do cargo em questão, bem como às competências organizacionais, é um ponto que deve ser desconsiderado pelo selecionador, uma vez que o destaque deve estar na missão da empresa.
	
	
	Podemos afirmar que o modelo de gestão por competências influencia a produção de valor da empresa, restringindo as chances de alcance dos objetivos organizacionais.
	
	
	As competências estratégicas ou organizacionais são as competências que garantem a competitividade e sustentabilidade de uma empresa, tornando-a única e diferenciada na relação com seus clientes, reforçando sua imagem e reputação no mercado.
	
	
	As competências organizacionais dizem respeito aos atributos dos funcionários de uma determinada organização que conferem vantagem competitiva a ela, geram valor distintivo percebido pelos clientes e são difíceis de ser imitados pela concorrência.
	
	
	As organizações estabelecem competências estratégicas que estejam relacionadas diretamente à visão que cada funcionário tem em relação ao seu futuro profissional e social, refletindo-se em suas atividades diárias, independente de seu nível hierárquico.
	
		7.
		Podemos definir o processo de seleção como a comparação entre as duas variáveis: o perfil procurado da função (X) e o perfil do candidato (Y). Assim, devemos contratar um candidato quando:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	X - Y.
	
	
	X < Y.
	
	
	X + Y.
	
	
	X > Y.
	
	
	X = Y.
	
		8.
		As empresas devem investir em um bom Recrutamento de pessoas. Levando em conta o conceito de Recrutamento, assinale a única afirmativa falsa:
 
		Quest.:8
	
	
	
	
	O Recrutamento bem feito trará benefícios valiosos para a organização.
	
	
	É muito importante escolher bem os meios que serão utilizados para divulgar as vagas no Recrutamento, pois isso pode reduzir custo e tempo para a organização.
	
	
	Recrutamento e Seleção são etapas diferentes do processo seletivo.
	
	
	Recrutamento é consiste na escolha dos candidatos que estão na etapa final do processo seletivo.
	
	
	Recrutamento é o processo de atrair candidatos às vagas que existem em aberto em uma organização.
	
		9.
		Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. De que forma podemos atrair o candidato através do recrutamento externo? Assinale a alternativa correta
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Informes Internos
	
	
	Sites de empresas
	
	
	Jornal mural
	
	
	Internet corporativa
	
	
	Quadros de avisos
	
		10.
		Podemos utilizar dois tipos de Recrutamento: Interno e Externo. O primeiro possui várias vantagens como: motivar os funcionários, menor custo, mais rápido, entre outras, porém podemos afirmar que este Recrutamento não terá um efeito positivo na organização se:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	For levado a sério e divulgado internamente dando chance para todos que estiverem no perfil da vaga participarem.
	
	
	Apenas um candidato for logo indicado internamente para vaga, mesmo que não esteja no perfil da mesma.
	
	
	Deixar participarem funcionários dos gêneros feminino e masculino que queiram e estejam no perfil desejado.
	
	
	Caso haja uma preocupação em dar um feedback ao final para todos os concorrentes à vaga.
	
	
	For divulgado na intranet, quadro de avisos dando chance de todos saberem.

Outros materiais