Buscar

RELATO DE EXPERIÊNCIA – EaD E A TECNOLOGIA (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
mmmmm
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER 
RELATO DE EXPERIÊNCIA – EaD E A TECNOLOGIA
	
Educação a Distância - EAD, modalidade de ensino cada vez mais presente na educação brasileira, que alcança grande número de pessoas de diferentes classes sociais e econômicas interessadas em avançar nos estudos, é uma modalidade de ensino, que utiliza tecnologias da informação e da comunicação para a interação entre alunos, professores. São várias as formas como as modernas tecnologias de informação e comunicação - TICs - têm contribuído nos processos educacionais, nos cursos à distância, e o quanto os educadores fazem uso desta inovação pedagógica que, além de trazer novas formas de ensino, e envolver tecnologias, promove a interação de métodos e teorias de aprendizagem, sendo o material didático algo de importância fundamental na atividade de ensino a distância.
Nos dias atuais é cada vez maior a procura por coisas melhores, principalmente no campo da educação. As transformações estão acontecendo muito rapidamente. Precisamos buscar cada vez mais nos modernizar e acompanhar as novas gerações. O ensino a distância possibilitou voltar para escola pessoas que se encontravam afastadas do sistema educacional por vários motivos: morarem longe da escola ou da faculdade, trabalharem em horários que os impossibilitam de fazer um curso, muitas vezes por questões financeiras, entre outros motivos diversos.
A História da Educação a Distância não começou hoje, nas pesquisas encontrei vários relatos sobre quando e onde a EaD teve inicio, mas esse relato me chamou mais a atenção: O local, a cidade de Boston, nos Estados Unidos. O ano, 1728. Se você estivesse por lá, folheando o jornal da cidade, teria se deparado com um anúncio inusitado. O professor Caleb Phillips oferecia um curso de Taquigrafia, para alunos em todo o país, com materiais enviados semanalmente pelo correio. Este foi o primeiro registro de um curso a distância. Mais de cem anos depois, em 1833, na Suécia, a universidade da cidade de Lund oferecia um curso de composição por correspondência.
Segundo (Moore & Kearsley, 2007) podemos separar esta evolução na EAD em cinco gerações distintas descritas a seguir:
Primeira geração das correspondências ou geração textual utilizava somente textos impressos enviados pelos correios, caracterizado pelo estudo por correspondências.
A segunda geração vem acontecer quando o radio e a TV atingiu um grau de popularidade muito grande em todo o mundo o que possibilitou maior acesso a estes meios de tecnologias por milhões de pessoas, seu marco primordial foi a criação da Radio Sorbonne em Paris em 1937.
A terceira geração ou geração das universidades abertas surge em 1969 com a British Open University na Inglaterra, esta geração teve como proposito oferecer ensino de qualidade com custo reduzido para alunos não universitários, utilizando-se de guia de estudo impresso, orientação por correspondência, transmissão por rádio e TV, audioteipes gravados, conferências por telefone, kits para experiências em casa e biblioteca local disponibilizando aos estudantes também suporte e orientação ao aluno, discussão em grupo de estudo local e uso de laboratórios da universidade nas férias.
A quarta geração ou geração das Teleconferências por áudio, vídeo e computador ou da audioteleconferencia é baseada no uso do computador e da internet, direcionado a pessoas que aprendem sozinhas, geralmente estudando em casa ocorrendo Interação em tempo real de aluno com aluno e instrutores à distância.
Por fim a quinta geração ou a geração da internet web ou ainda inteligência da aprendizagem flexível é a geração atual vigente.
E se hoje podemos aprender uma nova língua conversando com professores pela internet, é interessante saber que as experiências pioneiras neste campo surgiram em 1856, na Alemanha. Ou seja, já era possível aprender outro idioma usando a metodologia do EAD há mais de 160 anos!
Em 1996 a modalidade de Educação a Distancia, EaD é legalizada pela LDB Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional n°9.394, de 20 de dezembro de 1996 regulamentada pelo decreto n°5.622 de 20 de dezembro de 2005, que revogou os decretos n°2.494 de 10 de fevereiro de 1998, e n°2.561 de 27 de abril de 1998, com normatização definida na Portaria Ministerial n°4.361 de 2004. O público alvo era todas as pessoas que estivessem conectadas a internet, o estudo era realizado agora através da tecnologia da interatividade, com a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem que disponibilizam: fóruns, chats, diários de bordo, atividades de leitura e exercícios. A aprendizagem consta com um tutor disponível onde o aluno possa interagir e tirar suas dúvidas, a comunicação agora é online, os recursos utilizados agora é o computador e a internet.
Minha trajetória acadêmica é bem curta, a experiência com a escola foi adquirida através do meu trabalho, estou inclusa na lista da maioria que não teve oportunidade de ter uma formação superior.
Minha experiência com a EaD consiste em participar do curso de Pedagogia que comecei em 2016, escolhi a Educação a Distância, a principio pela comodidade que eu pensava existir, não foi difícil, eu já estou perto de aposentar, filhos crescidos, e me sinto jovem ainda, não tive oportunidade de ampliar meus conhecimentos e realizar o sonho da formação profissional, sinto que nessa fase da vida não teria paciência para enfrentar dia a dia uma sala de aula presencial, ouvi falar muito bem do ensino a distancia, tive a oportunidade de conhecer pessoas que haviam concluído seus cursos através da EAD e fiquei motivada, hoje estou aqui, e estou amando. Com a EAD estou tendo a oportunidade de fazer um curso de graduação com flexibilidade de horários, a vantagem é que posso montar o meu próprio horário e estudar em casa.
As tecnologias que me permitem realizar esta modalidade de ensino é o computador com acesso a internet, que eu tenho acesso em minha casa, no trabalho e no pólo de apoio presencial da Faculdade deste curso de Graduação de Pedagogia; Graças ao computador, tenho a oportunidade de interação com entidades educacionais e faculdades renomadas.
As características necessárias de um aluno da EaD - É ser disciplinado e saber interpretar, ter organização para se dedicar ao conteúdo, é necessário administrar o próprio tempo, é fundamental ser proativo e ter autonomia de estudo, fatores que permitirão ao estudante dar conta das demandas do curso sem que precise ser cobrado por isso.
Para ensinar é preciso aprender, são essas minhas expectativas, as transformações ocorridas na minha vida acadêmica através da Educação a Distância, nitidamente estão sendo enormes, pois através da EAD eu estou tendo a chance de possuir minha primeira graduação.
O computador é o principal acesso em um curso de EaD. É acessando a internet que o aluno entra em sala de aula. É através do acesso a sites de pesquisas, com a orientação do professor, que o aluno encontrará material para fazer seus estudos e trabalhos. Os alunos tem a possibilidade de buscar informações por conta própria, pois com o acesso a internet podem fazer pesquisas sobre diversos assuntos; Com a tecnologia utilizada no ensino à distância é que os alunos tem a possibilidade de uma maior proximidade e interação com o corpo docente; Os métodos de ensino utilizados na EAD possibilitam a troca de experiências entre os alunos; As aulas ficam disponíveis para qualquer aluno que desejar acessá-las novamente, e, com isso, aqueles que perderam alguma aula ou não entenderam algum conteúdo poderão revisá-los quando necessário. Através dos tutores que ficam disponíveis nos ambientes virtuais, os estudantes têm a possibilidade de tirar suas dúvidas no momento que necessitarem; EAD tem também um papel social, uma vez que ela possibilita a inclusão de todos, independentes de situação financeira, religião, região onde mora, raça, ou opção sexual, visto que a educação é para todos. 
REFERENCIAS
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de – PUC-SP
– Artigo: tecnologia e educação a distância: abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem - 2003 - GT: Educação e Comunicação/n.16. 
ANDRADE, Sonia Cruz-Riascos de. A Inclusão digital nas empresas de base industrial: a utilização de tecnologias da informação e comunicação. 2004. 85 f. Monografia (Especialização em Inteligência Organizacional e Competitiva na Sociedade da Informação) - Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
VALENTE, José Armando. Por quê o computador na educação? Disponível em: <http://pan.nied.unicamp.br/publicacoes/publicacao_detalhes. php?id=51>. Acesso em: 01 agosto. 2012.
CORRÊA, Juliane. O cenário atual da educação a distância. In: SENAC. Curso de especialização a distância. E-Book. Rio de Janeiro: Editora Senac Nacional, 2005, (CD-ROM) Disponível em: <http://www.unifebe.edu.br/02_ead/fund_teorica_EAD_Unifebe_13mar2006.p> Acesso em: 01 agosto. 2012.
GOMES, Silvane Guimaraes Silva. Evolução Histórica da EAD. e-Tec Brasil – Tópicos em Educação a Distância, Disponível em: <http://ftp.comprasnet.se.gov.br/sead/licitacoes/Pregoes2011/PE091/Anexos/Eventos_modulo_I/topico_ead/Aula_02.pdf> Acesso em: 31 jul. 2012
http://www.ead.com.br/ead/como-surgiu-ensino-a-distancia.htmlbb

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais