Buscar

Gestão ambiental exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

(Ref.: 201207101491)Em relacao a biodiversidade e a conservacao de especies, assinale a alternativa INCORRETA.
De acordo com a teoria da biogeografia de ilhas, quanto menores os fragmentos, maior a taxa de extincao. Portanto, os pequenos fragmentos de habitat devem ser ignorados em projetos de manejo e conservacao dos ecossistemas.
(Ref.: 201207069013)Assinale a alternativa que não corresponde a poluição:
Folhas de árvores
(Ref.: 201207102220)Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos: a palavra meio significa o mesmo que ambiente. Com isso, assinale a alternativa abaixo, que não corresponde a uma definição de meio ambiente:
O conjunto de fatores sócio-culturais do homem, para a exploração de recursos naturais do meio.O conjunto, em um dado momento, dos agentes físicos, químicos e biológicos e dos fatores sociais suscetíveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas
(Ref.: 201207244325)Gestão ambiental é, portanto, um_______________de responsabilidade do poder constituído, destinado a, com participação social, formular, implementar e avaliar políticas ambientais a partir da cultura, realidade e potencialidade de cada região, em conformidade com os princípios de desenvolvimento sustentável. Qual alternativa completa a frase? processo político administrativo
(Ref.: 201207102210)	Um dos maiores problemas ambientais urbanos relacionados ao aumento de melhora de qualidade de vida da população no incremento da aquisição de bens de consumo é:
A poluição do ar
(Ref.: 201207244324)	A _________________________estão, inclusive, como atividades que envolvem o meio ambiente, pois não deixam de ser ferramentas de prevenção e controle de impactos ambientais que causam também riscos a vida humana. Qual alternativa completa a frase?
gestão e legislação ambiental
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(Ref.: 201207103891)	O estudo de impacto ambiental deverá obedecer a algumas diretrizes gerais impostas pela legislação. Sobre essas diretrizes, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Contemplar todas as alternativas tecnológicas e de localização do projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto.
( ) Identificar e avaliar sistematicamente os impactos ambientais gerados nas fases de implantação, operação e desativação da atividade.
( ) Definir os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto, considerando, em todos os casos, a bacia hidrográfica na qual se localiza.
( ) Considerar os planos e programas governamentais propostos e em implantação na área de influência do projeto, assim como sua compatibilidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
V-F-V-V
(Ref.: 201207101320)A Lei Federal nº 6938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente, criou o SISNAMA ¿ Sistema Nacional do Meio Ambiente ¿ que é constituído de órgãos e entidades da União, dos Estados dos Municípios e do Distrito Federal e das Fundações instituídas pelo Poder Público. É formado:
pelo Conselho do Governo, Conselho Nacional do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Chico Mendes e pelos órgãos seccionais e locais.
 (Ref.: 201207201861)A Verificação e Ação Corretiva são etapas orientadas por quatro características básicas do processo de gestão ambiental. Qual alternativa abaixo não é uma delas:Objetivos e metas
(Ref.: 201207247892)	Assinale a questão que não faz parte dos Princípios da PNMA (Política Nacional de Meio Ambiente): Degradação do solo
(Ref.: 201207247878)	A Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981 aborda:A Política Nacional do Meio Ambiente
(Ref.: 201207244329)	Os objetivos da Política Nacional de Meio Ambiente estão dispostos no artigo 4º. (Lei n. 6.938/81). Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO diz respeito a essa lei?
A formulação e execução da política de sangue (parentesco) e seus derivados;
(Ref.: 201207244330)	Qual alternativa completa a frase abaixo: Na função jurídica ambiental, os titulares ao direito ecologicamente equilibrado estão na posição de sujeitos ___________deste direito e, por isso mesmo, podem exigir dos sujeitos ___________ as prestações objeto da relação jurídica em questão.ativos; passivos
(Ref.: 201207244333)	Segundo a Revista de direito Ambiental (Revista dos Tribunais, 1997), no nosso ordenamento jurídico há duas formas de reparação do dano ambiental. Quais são elas?
reconstituição do bem lesado e indenização em dinheiro
(Ref.: 201207069044)	Os ecossistemas têm incrível capacidade de regeneração e recuperação contra eventuais impactos esporádicos, descontínuos ou localizados, muitos dos quais provocados pela própria natureza, mas a agressão causada pelo homem e contínua, não dando chance nem tempo para a regeneração do meio ambiente é a principal causa da perda da biodiversidade das espécies e também da poluição. Podemos considerar a perda da biodiversidade e a poluição marinha, nesse contexto como: Impacto ambiental
(Ref.: 201207249635)	Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, foi produzida a Declaração sobre o Meio ambiente humano, que afirma o direito fundamental do homem à liberdade, à igualdade e às condições de vida satisfatória; em um ambiente cuja qualidade lhe permita viver com dignidade e bem-estar; que ele tem o dever solene de proteger e melhorar o ambiente para o presente e as futuras gerações; e que; sob esse ponto de vista, as políticas que encorajam ou permitem que perpetuem o apartheid, a segregação racial, a discriminação, as formas, coloniais ou outras, de opressão ou de dominação estrangeiras são condenadas e devem ser eliminadas. Esta declaração é conhecida como:
Declaração de Estocolmo
(Ref.: 201207244332)	Sem obstar a aplicação das penalidades de lei, é o ______________obrigado, independentemente da existência da culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade. Qual alternativa completa a frase abaixo?
Poluidor
(Ref.: 201207156843)	Os avanços tecnológicos tem sido a mola mestra a promover o progresso econômico. Contudo, existe uma contraparte deste processo, que se refere a grande quantidade de resíduos produzidos, seja no âmbito de produção da industrial, seja no âmbito do consumo. Como resultado dos exageros cometidos que podem ser vistos nos níveis elevados de poluição, o Estado tem respondido com várias ações, entre estas se destacam a Política Ambiental que pode ser definida como :
o conjunto de metas e instrumentos que visam reduzir os impactos negativos da ação antrópica - aquelas resultantes da ação humana - sobre o Meio Ambiente.
(Ref.: 201207069117)	Assinale a alternativa abaixo que complementa a frase: __________________representa toda e qualquer obrigação de curto e longo prazo, destinadas única e exclusivamente a promover investimentos em prol de ações relacionadas à extinção ou amenização dos danos causados ao meio ambiente, inclusive percentual do lucro do exercício, com destinação compulsória, direcionado a investimentos na área ambiental. Passivo Ambiental
(Ref.: 201207201876)	A forma como uma organização administra as relações entre suas atividades e o meio ambiente que as abriga, observadas as expectativas das partes interessadas, é a definição de:
Gestão ambiental
(Ref.: 201207253622) Conforme a lei nº 9605 de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio ambiente, destruir ou danificar floresta de preservação permanente mesmo que em formação, ou utilizá-la em desacordo com as normas de proteção, assim como as vegetações fixadoras de dunas ou protetoras de mangues, causar danos diretos ou indiretos às unidades de conservação, provocar incêndio em mata ou floresta oufabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocá-lo em qualquer área, dizem respeito a: crimes contra a flora
(Ref.: 201207244335)	As agressões ao meio ambiente e seus componentes (flora, fauna, patrimônio cultural) que ultrapassam os limites estabelecidos por lei. Ou ainda, a conduta que ignora normas ambientais legalmente estabelecidas mesmo que não sejam causados danos ao meio ambiente, dizem respeito a: Crimes ambientais
(Ref.: 201207244334)	A pichação do Cristo Redentor (cartão postal turístico do Brasil), é considerada que tipo de crime? Contra o patrimônio cultural
Qual alternativa abaixo, não está relacionada ao passivo ambiental?
Análise do processo de embalagem;
(Ref.: 201207244337)	A frase abaixo é correspondente a: Princípio a ser aplicado para a imputação de custos das medidas de prevenção e de controle da poluição, que favorecem o emprego racional de recursos limitados do meio ambiente. princípio do poluidor-pagador
(Ref.: 201207244340)	O procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades que utilizam os recursos ambientais é: Licenciamento ambiental
(Ref.: 201207103009)	O conceito definido pela Comissão Brundtland através do relatório ¿Nosso Futuro Comum¿, em 1987, baseado na perspectiva de utilização atual dos recursos naturais desde que sejam preservados para as gerações futuras é: desenvolvimento sustentável
(Ref.: 201207104058)	Alguns empreendimentos estão sujeitos a avaliação ambiental, dependendo de elaboração do Epia ¿ Estudo Prévio de Impacto ambiental e Rima ¿ Relatório de Impacto Ambiental, conforme expressão do Art. 10 (Resolução COEMA nº 0001/99). Dos empreendimentos listados abaixo, assinale a alternativa que apresenta o que está sujeito a essa Avaliação Ambiental. Aterros sanitários, usinas de processamento de resíduos sólidos urbanos e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos.
(Ref.: 201207103884) O procedimento de licenciamento ambiental obedece a um conjunto de etapas. Sobre essas etapas, considere as afirmativas a seguir:
1. Definição pelo órgão ambiental competente, sempre sem a participação do empreendedor, para garantir independência, dos documentos, projetos e estudos ambientais necessários ao início do processo de licenciamento correspondente à licença a ser requerida.
2. Requerimento da licença ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade.
3. Audiência pública, de acordo com a regulamentação pertinente.
4. Emissão de parecer técnico conclusivo e, quando couber, parecer jurídico.
 Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras
(Ref.: 201207249743)	Quanto ao Licenciamento Ambiental no Controle das Atividades Poluidoras, qual o tipo de licença prevista e estabelecida pela Lei n. 6.938/81, que ao ser expedida na fase preliminar de planejamento e concepção de um novo empreendimento, deve conter os requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação da atividade e que sua concessão depende das informações sobre o estágio de concepção do projeto, sua caracterização e justificativa, a análise dos possíveis impactos sobre o ambiente, e as medidas que serão adotadas para o controle e mitigação desses impactos ou dos riscos ambientais?
Licença prévia
(Ref.: 201207280827) Segundo a resolução 001/86 do CONAMA, ¿qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais ¿ é o conceito de:
Impacto Ambiental
(Ref.: 201207244341) Assinale a alternativa incorreta, quanto a resolução n. 1 de 1986 do Conama, que estabeleceu os critérios básicos e as diretrizes para uso e implementação do EIA, considera como impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente afetam: a qualidade dos recursos industriais
(Ref.: 201207284974)	Entende-se por impacto _____________ qualquer mudança decorrente de ação humana no ambiente natural e social decorrente de uma atividade ou de um empreendimento proposto. A palavra impacto se refere, portanto, às alterações no meio ambiente físico, biótico e social decorrentes de atividades humanas em andamento ou propostos. Ambiental
(Ref.: 201207280826) Estudos de impacto ambiental podem ser efetuados a qualquer momento, antes de realizar ações e depois que tais ações foram realizadas, ou seja, para produtos, atividades e empreendimentos existentes e propostos. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO contém uma característica dos Estudos de Impactos Ambientais:
O EIA traz a síntese dos resultados dos estudos de diagnósticos ambiental da área de influência do projeto.
(Ref.: 201207284971)	 O(A) ____________ é definido(a) como uma unidade funcional da ecologia. É um sistema aberto, integrado por todos os organismos vivos e os elementos físicos presentes em uma determinada área, cujas propriedades de funcionamento e de autorregulação derivam das relações entre eles (Branco, 1989). Os fenômenos no interior do sistema processam-se por meio de fluxos de matéria e energia que resultam em conexões e relações de dependência entre suas partes (Philippi Júnior e Maglio, 2008).
Ecossistema 
(Ref.: 201207249728)A Resolução 01/1986 do Conama diferencia o EIA do RIMA, conforme tradição já consagrada no mundo todo. Pode-se afirmar que o RIMA é um instrumento que:
Expressa todo o trabalho ambiental de modo conclusivo, trazendo uma avaliação valorativa que identifica se o projeto é ou não nocivo ao meio ambiente e em que grau. Contém medidas mitigadoras dos impactos negativos, programas de acompanhamento e monitoramento dos impactos e recomendações quanto às alternativas mais favoráveis.
(Ref.: 201207201888)	Por causa de pressões sociais, comerciais e das lições aprendidas na década de 1980, a International Organization for Standartization (ISO) anunciou no Rio de Janeiro em 1982, a decisão de desenvolver uma série de normas sobre gestão ambiental. Essa série é: ISO14000
(Ref.: 201207201883)	As auditorias ambientais podem ser aplicadas exceto em:
Somente as afirmativas 1 e 3 sao verdadeiras
(Ref.: 201207249739)	Qual o Instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente que Verifica, através de uma avaliação periódica, se a organização está seguindo a legislação ambiental?
Auditoria ambiental
(Ref.: 201207285692)O processo acelerado de aquisições e fusões de empresas passou a requerer verificações rigorosas, para que eventuais passivos pudessem ser avaliados e seu valor levado em conta nos negócios, levando à necessidade de um instrumento periódico de exame, conferência ou apuração de fato, que identifica e averigua problemas ambientais. Esse instrumento é conhecido tecnicamente como: Auditoria ambiental
(Ref.: 201207244343) Se examinarmos a formação do direito ambiental, é possível identificar basicamente duas fases. Qual é aquela relacionada a um bem juridicamente protegido considerada a primeira fase? Meio ambiente é setorial
 (Ref.: 201207280834) Qualquer que seja a empresa, indústria ou prestadora de serviços, no instante em que inicia sua instalação e/ou sua operação, inicia também sua própria deterioração e, em consequência, a do seu entorno. Nesse sentido, ¿tudo aquilo que deve ser contabilizado como débito ou negativo do empreendimento, ou seja, conjunto de obrigações ambientais não satisfeitas pela empresa e que deve ser subtraído do seu patrimônio positivo ou ativo¿ é conhecido como:
Passivo ambiental
(Ref.: 201207285700)___________________representaum tipo de degradação, criado pelas atividades inerentes à empresa ou por terceiros, de forma voluntária ou involuntária, em tempos passados ou no presente, e que afeta negativamente os meios físicos (solo, água e ar), bióticos (flora e fauna) ou antrópico (saúde, segurança e bem-estar) e que deve ser recuperado pela empresa, sob pena de lei como a de Crimes Ambientais (Lei brasileira número 9605/98). Gestão ambiental
(Ref.: 201207280828)A parte do sistema de gestão global da organização que inclui a estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental, consistindo, em última análise, na forma pela qual a organização gerencia suas atividades, revisando a otimização do desempenho ambiental está relacionado ao conceito de: Gestão ambiental
 (Ref.: 201207249625) Qual o nome do tipo de degradação que representa tudo aquilo que deve ser contabilizado como débito ou negativo do empreendimento, ou seja, conjunto de obrigações ambientais não satisfeitas pela empresa e que deve ser subtraído do seu patrimônio positivo ou ativo? Passivo ambiental
(Ref.: 201207280835)A expressão gestão ambiental aplica-se a uma grande variedade de iniciativas relativas a qualquer tipo de problema ambiental. Na sua origem estão as ações governamentais para enfrentar a escassez de recursos. Qualquer proposta de gestão ambiental inclui no mínimo três dimensões. Assinale a alternativa que contém uma dessas dimensões: Dimensão temática
(Ref.: 201207201857)Qual tópico abaixo não corresponde ao segundo princípio da etapa de implantação de um SGA por uma empresa? Treinamento, Conscientização e Competência
(Ref.: 201207285743)A Série ISO 14001 recomenda que a organização formule um plano para cumprir sua Política Ambiental. Este plano deve incluir os seguintes tópicos: aspectos ambientais; requisitos legais e outros requisitos; objetivos e metas; e _________________________
Programas de gestão ambiental
 (Ref.: 201207285767) A Série ISO 14001, no seu requisito relativo à política ambiental, afirma que a alta administração deve estabelecer a política ambiental da empresa e assegurar alguns princípios básicos. Assinale a questão que não representa um dos princípios básicos verificados em empresas relativo à política ambiental:Esteja disponível apenas para alguns funcionários contratados da empresa, não sendo obrigada a comprometer-se com o público em geral.
 (Ref.: 201207280837)Segundo a NBR Série ISO 14001 (1996), ¿as normas de gestão ambiental têm por objetivo prover às organizações os elementos de um sistema ambiental eficaz, passível de integração com outros elementos de gestão, de forma a auxiliá-las a alcançar os seus objetivos ambientais e econômicos¿. Nesse sentido, ¿a declaração da organização, expondo suas intenções e princípios em relação ao seu desempenho ambiental global, que provê uma estrutura para a ação e definição de seus objetivos e metas ambientais¿ é o conceito do princípio definidor de um SGA:Política Ambiental
(Ref.: 201207249621)Os princípios definidores de um Sistema de Gestão Ambiental são baseados na NBR Série ISO 14001. Assinale a questão que não representa um dos princípios básicos verificados em empresas em termos de sua relação com o meio ambiente: Análise, ação preventiva e não corretiva
(Ref.: 201207280836) Atualmente, as empresas vêm observando as vantagens conseguidas quando suas atividades são planejadas visando a não-degradação ambiental. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÂO contém um exemplo de vantagem conseguida pelas empresas:Aumento dos custos de seguro.
 (Ref.: 201207102536) Leia atentamente o fragmento de texto abaixo: As chuvas acima da média registradas nos últimos meses na região Sudeste do país não param de fazer vítimas. Na quintafeira, 21, ao menos oito mortes foram registradas na Grande São Paulo devido a deslizamentos de terras, totalizando 54 óbitos em todo o estado desde 1o de dezembro. (...) As condições meteorológicas severas, provocadas pela presença do El Niño nas águas equatoriais do Pacífico, não explicam, porém, todas as facetas da tragédia.¿ (Revista CartaCapital, 27 jan. 2010.) Sobre as causas adicionais a que esse texto se refere, considere as seguintes afirmativas:
1. A ocupação desordenada do território urbano, a expansão sobre áreas de risco geológico, o desrespeito à legislação ambiental e a impermeabilização dos solos exacerbam os efeitos das chuvas intensas, comuns nas regiões Sul e Sudeste do Brasil nos meses de verão.
2. É posição consensual que o aquecimento global aumentou a intensidade das chuvas no Sul e Sudeste do Brasil, o que explica os níveis extraordinários de chuvas registrados no início de 2010.
3. A morosidade e o despreparo do setor público para atender às demandas da cidade sempre em expansão são a principal explicação para os efeitos devastadores verificados nessa temporada de chuvas. Empregadas corretamente, as soluções técnicas seriam capazes de resolver rapidamente os problemas de enchentes e deslizamentos nas grandes cidades, independentemente das condições de urbanização.
4. A maioria dos casos de deslizamentos de terra e soterramentos ocorreram em áreas de favelas e invasões, onde muitas vezes a ocupação e a construção das casas se dá de maneira irregular. A ilegalidade e a precariedade das construções tendem a agravar as situações de risco ambiental. Assinale a alternativa correta. 
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
(Ref.: 201207201816) A rapidez e a eficácia com que ocorre o retorno de um investimento feito na ISO 14001 constituem uma função de várias condições, não incluindo: International Eletrotechnical Comission - IEC
(Ref.: 201207244358)Qual alternativa abaixo, NÃO está relacionada aos elementos de um Sistema de Gestão Ambiental com base na Norma ISO 14001 ? Facilidade e rapidez na identificação do impacto natural
(Ref.: 201207201806)Qual alternativa abaixo, não está relacionada aos elementos de um Sistema de Gestão Ambiental com base na Norma ISO 14001? Facilidade e rapidez na identificação do impacto natural
 (Ref.: 201207244359) A rapidez e a eficácia com que ocorre o retorno de um investimento feito na ISO 14001 constituem uma função de várias condições, NÃO incluindo:
International Eletrotechnical Comission - IEC
(Ref.: 201207201810)Qual norma não está relacionada ao meio ambiente diretamente?ISO 9000

Outros materiais