Buscar

As duas faces da lei - Resenha

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O objetivo deste trabalho é analisar as ações jurídicas no filme As Duas Faces de um crime, produzido em 1996 por Gregory Hoblit. A análise será realizada com foco em alguns personagens, que são: Arcebispo Richard Rushman (Stanley Anderson) assassinado com 78 facadas, Aaron Stampler (Edward Norton) coroinha e assassino de 19 anos e Martin Vail (Richard Gere) ex- promotor que se tornou um advogado de defesa bem-sucedido que se dispõe a defender o réu sem a cobrança de honorários.
Martin Vail, inicialmente está dando uma entrevista para um jornalista, que publicará uma matéria de capa sobre como o advogado é implacável em seus processos e que na sua carreira ele não mede esforços para ganhar as suas causas. Mas neste mesmo momento fica claro que ele faz isso porque adora ser o centro das atenções. 
Em seu primeiro ato como advogado, Vail está fazendo um acordo com o Procurador da Justiça (seu ex-chefe) para que o processo do seu cliente não seja levado para frente, mas que o Estado por omissão de ajuda o pague uma indenização pelo feito. Neste acordo seu cliente deveria sair da cidade e mesmo sabendo que não o faria, o acordo é fechado sem mais precedentes. Em paralelo a isso, ocorre o crime do arcebispo, onde ele é brutalmente assassinado com 78 facadas, e o principal suspeito é o coroinha que está com as roupas ensanguentas e foge da polícia para não ser pego. 
Ao ver a notícia no jornal Vail logo se desperta para o caso, oferecendo sua ajuda mesmo que sem o pagamento dos seus honorários, visto a repercussão que o caso terá. Neste mesmo momento o Procurador John Shaughnessy, está delegando o caso para a Promotora Janet Venable (ex-parceira de Vail e um “caso”) por achar que isto facilitaria no ganho da causa.
Chegando a delegacia se apresenta para Aaron que fica agradecido e confessa que não teria condições para paga-lo, começa a então interrogar Aaron na esperança de entender o ocorrido, fazendo perguntas sobre sua amizade com o Arcebispo, se teria algum tipo de atrito entre os dois, Aaron diz que não e que o Arcebispo por muitas vezes o ajudou e que ele o tinha como a figura de um Pai e que na hora do crime estava indo devolver um livro para a biblioteca do Arcebispo e que viu o vulto de uma pessoa, porem alega ter tido um “branco” um breve momento de apagão e que quando acordou estava com a roupa suja com o sangue e que havia ficado desesperado e saiu correndo do local, Vail vendo a postura do rapaz de inofensivo percebe que não teria como ele ter sido o assassino e que teria sido preso injustamente, levando a sua defesa para este pressuposto.
Com o desenrolar da trama Vail acaba percebendo que ele tinha problemas psicológicos, pede ajuda a Dra Molly que diagnostica Aaron com Psicose Histérica com Dupla Personalidade, ela chega a essa conclusão após ter visto um episódio aonde o pacato e dócil Aaron se transforma no agressivo Roy, enquanto Aaron é tímido e inseguro, Roy tem voz firme, olhar ameaçador e postura corporal intimidadora.
Vail então percebe que infelizmente havia sido Aaron o FIORELLI,FIORELLI e MALHADAS JUNIOR,u pelo menos uma parte dele quem havia matado o Arcebispo, paralelamente a isso, descobrem através de uma fita de vídeo que o arcebispo Rushmann era pervertido e que realizava suas fantasias sexuais, naquele momento a imagem de bondoso e um bom líder teria caído em terra, entra então a difícil tarefa de apresentar isso ao tribunal, com a ajuda de Toomy que leva a fita anonimamente até a porta do apartamento de Janet, pois ele conhecia o caráter dela e sabia que ela apresentaria como motivo para conseguir a condenação de Aaron.
Dra Molly é chamada para dar seu testemunho apresentando seu laudo feito sobre Aaron, porem Janet questiona quanto as formações da psicóloga e seu testemunho é desconsiderado pela juíza.
Vail sabendo que ao expor Aaron a situação de perigo e stress Roy acabaria aparecendo para proteger a então persona de Aaron, indagando e deixando nervoso para quando a Promotora Janet interrogasse Roy pudesse ser visto por todos naquele júri, ao iniciar o interrogatório Roy ataca Janet e o julgamento é suspenso visto isso é declarado a sua sentença que deverá será cumprida em uma Clínica Psiquiátrica.
Quando Vail vai para dar a notícia a Aaron, ouve de Roy que ele havia matado o Arcebispo e que ele havia manipulado a todos e que Aaron nunca havia existido, apenas o tinha criado para poder escapar da cadeia.
Analisando o filme baseado na leitura do texto “Saúde mental e transtorno mental”, conseguimos perceber que vários personagens do filme apresentem distúrbios psicológicos.
Martin Vail:
Bom advogado, narcisista egocêntrico que tem necessidade por estampar sua foto em jornais e revistas, o filme traz a luz a realidade da profissão do advogado que acaba resbalando em princípios sociais e éticos que devido a profissão são deixadas de lado para poder representar seus clientes.
Vail ao se ver nesse limite, acaba defendendo o acusado mesmo sabendo que ele era realmente o culpado, fica bem claro no final do filme que Vail acaba por se arrepender ao defender alguém culpado como inocente, colocando seu nome e sua carreira em risco.
 
Aron/Roy:
Transtorno dissociativo: podemos ver ao longo da trama que ele alega ter amnesia dissociativa, perda de parte da memória causado pelo stress do momento.
Fuga dissociativa: quando o indivíduo parte para longe, lembrando que o mesmo acabou fugindo de casa com 18 anos de Cold Creek, Kentucky, por conta de seu pai que era alcoólatra e violento.
Transtorno de Personalidade Múltipla: em meio ao filme somos apresentados a Roy, persona que aparece para proteger Aaron quando está em perigo, em momentos em que Aaron sente o apagão é quando a personalidade de Roy toma o controle vivendo memorias que ficam ocultas a persona de Aaron, segundo o texto “Os indivíduos com transtorno dissociativo de identidade frequentemente relatam a experiência de severo abuso físico e sexual, especialmente na infância”
Emocionalmente instável: Quando Aaron era exposto a grande stress, saia de um estado de um rapaz pacifico e calmo para extremo agressivo a ponto de cometer o ato contra o Arcebispo, na linha de pensamento do texto “este indivíduo oscila entre o melhor e o pior do mundo. Apresenta acessos de violência, falta de controle dos impulsos podem ser marcantes, envolve-se em agressões. ”
Promotora Janet Venable: 
Em muitas cenas do filme é possível vê-la fumando, fica bem claro a necessidade do uso quando ela está sobre stress, quando é atacada por Roy no final do filme ela tenta acender e por estar tão nervosa Vail acaba por ajuda-la, logo depois disso vemos a personagem mais calma conseguindo conversar com normalemente.
Arcebispo Rushman:
É emocionalmente instável, passa rapidamente do melhor para o pior, em frente as pessoas era um exemplo de bom homem, cumpridor das leis, mas com o decorrer do filme vemos a sua face oculta que na sua intimidade apresentava transtornos sexuais, perversão sexual, fantasias e anseios sexuais. Quando a fita é apresentada diante do tribunal vemos que ele obrigava os coroinhas a ter relações sexuais e que filmava para poder rever depois.
Dra Molly:
Foi a psicóloga responsável pelo exame feito em Aaron através da análise do Estado Mental, para realizar esse tipo de exame é necessário que o aplicador tenha habilidades; tais como ser capaz de estabelecer um diálogo com o uso da linguagem correta, saber explorar as informações trazidas pelo paciente, saber avaliar os sintomas emocionais o que possibilita a interpretação mais eficaz quanto aos elementos ligado ao afeto, humor e pensamentos.
Bibliografia:
“Saúde mental e transtorno mental” FIORELLI e MANGINI, 2010, p. 93-141)
As Duas Faces da Lei 1996

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais