Direito do trabalho -  questões e respostas.

Direito do trabalho - questões e respostas.


DisciplinaDireito do Trabalho I31.939 materiais500.646 seguidores
Pré-visualização3 páginas
1) Qual a diferença entre  Acordo Coletivo e Convenção Coletiva de Trabalho? O acordo coletivo é um pacto celebrado entre uma ou mais de uma empresa e o sindicato da categoria professional a respeito de condições de trabalho (§ 1º do Art. 611 da CLT). A convenção coletiva é um pacto firmado entre dois ou mais sindicatos (estando de um lado o sindicato patronal e do outro o sindicato profissional) a respeito de condições de trabalho para a categoria.  
  
  
2) Cite 15 exemplos de benefícios criados por esses instrumentos e 2 formas de redução de direitos: piso salarial; reajuste salarial; banco de horas; turnos de revezamento (12 horas); vale alimentação; plano de saúde; cesta básica; lanche; auxílio creche; plano odontológico; estabilidade pré aposentadoria; 14º, 15º, 16º ou 17º salário por ano; abono salarial; plano de previdência; bolsa auxílio para estudo; participação nos lucros e resultados. Podem reduzir a carga horaria ou salário dos empregados com objetivo de superar uma crise no mercado de trabalho e evitar demissões. 
  
  
3) Qual o conceito de empregador e empregado e quais são os elementos que caracterizam a relação de emprego? Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregado, sob a dependência deste e mediante salário (Art. 3º CLT). Considera-se empregado a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviços (Art. 2º CLT). Características: pessoa física; pessoalidade; subordinação; remuneração; não-eventualidade. 
  
  
4) Após a contratação do empregado quanto tempo o empregador tem para assinar a carteira de trabalho? Quais anotações devem ser feitas na Carteira de Trabalho? O prazo terá o prazo de 48 horas, após recebimento, para realizar anotações, como data da admissão, a remuneração, e as condições especiais e demais informações importantes caso seja necessário (Art. 29 CLT). 
  
  
5) No Contrato de Experiência e no Contrato Temporário é necessária a assinatura da carteira de trabalho? De quanto tempo é o contrato de experiência? Pode ser prorrogado? Quais os direitos do trabalhador que trabalha em um contrato de experiência? Sim, ambos deverão constar assinatura na CTPS, o contrato de experiência é de até 90 dias e pode ser prorrogado, contanto que não passe deste prazo. Os direitos de quem está no contrato de experiência são os mesmos de trabalhadores regulares da CLT. 
  
  
7) Quais as diferenças entre empregado público, empregado de empresa privada, servidor público efetivo e servidor público que ocupa cargo de confiança/comissão? O empregado público e o empregado de empresa privada são regidos pela CLT, comtemplam os mesmo direitos e são julgados pela Justiça do Trabalho (JT, TRT, TST). O servidor público e quem ocupa cargo de confiança (CC) são regidos por estatuto próprio (municipal, estadual e federal), sendo julgados pelo Direito Administrativo. 
  
  
8) Servidor público e empregado público recolhem INSS? Sim, ambos recolhem INSS. 
  
  
9) Cite o conceito e exemplo prático para cada Princípio do Direito do Trabalho. Princípio da Primazia da realidade e Princípio da Aplicação da Norma mais Favorável. Princípio da Primazia da realidade: No Direito do Trabalho vale mais o fato do que aquilo que consta nos documentos formais, na prática, num caso de reconhecimento de vinculo trabalhista, por exemplo, descrição da função exercida e depoimentos de colegas de serviço, valem mais do que as anotações que constam na CTPS. Princípio da Aplicação da Norma mais Favorável: \u201chavendo pluralidade de normas, com vigência simultânea, aplicáveis à mesma situação jurídica, deve-se optar pela mais favorável ao trabalhador\u201d (in Principiologia do direito do trabalho. Luiz de Pinheiro Pedreira da Silva. São Paulo: LTr, 1999), por exemplo, a lei do mínimo nacional, lei do mínimo estadual e convenção coletiva da categoria, nesse caso será aplicado o maior salário. 
  
  
10) Descreva as características da prescrição trabalhista e suas exceções: Na Justiça do Trabalho a prescrição ocorre em 2 anos após o término do contrato de trabalho, podendo ser cobrado os 5 anos anteriores ao ajuizamento da ação. Como na área trabalhista a prescrição é matéria de defesa, deverá ser suscitada pela reclamada sob pena de a reclamante pegar todo o período, inclusive o tempo que ultrapassa os 5 anos. 
Exceções: No caso de aviso prévio indenizado, o tempo do aviso será considerado como período trabalhado para todos os fins, inclusive prazo prescricional; Ações que tenham por objeto comprovação de tempo de serviço junto a Previdência Social; Não ocorre prescrição contra os menores de 18 anos; Férias do 6º anos anterior ao ajuizamento da ação, tendo em vista que o período concessivo de férias fica dentro do prazo em que não ocorre a prescrição. 
  
  
11) Quais são as formas e fundamentos de responsabilização dos empregadores no Grupo de Empresas, no trabalho terceirizado e nas obras públicas e privadas? Cite um exemplo prático para cada caso; Na terceirização da mão-de-obra, a forma de responsabilização é a  responsabilidade solidária, situação em que a sociedade empresária que contrata o serviço terceirizado responde subsidiariamente pelas obrigações não cumpridas pela empresa responsável pela contratação do empregado. Essa responsabilidade se justifica, pois apesar de não ser o contratante direto do empregado, a empresa que utiliza da terceirização se beneficia da mão-de-obra do trabalhador terceirizado, devendo então arcar com os riscos de sua atividade, dentro da terceirização um bom exemplo são empresas fabricantes de calçados, que terceirizar a produção de couro ou material sintético, usado para acabamento. Sempre que uma ou mais empresas, embora tendo, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econômica, serão, para os efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas (parágrafo 2º do artigo 2º da CLT). O responsável solidário, integrante do grupo econômico, que não participou da relação processual como reclamado e que, portanto, não consta no título executivo judicial como devedor, não pode ser sujeito passivo na execução. 
  
  
12) Quando a empresa está falida e não tem bens para garantir o pagamento das verbas trabalhistas decorrentes de processo judicial, o que é possível fazer para cobrar os direitos do empregado? O empregado precisa juntar todos os documentos que comprove vinculo empregatício com a empresa falida e procurar um advogado para entrar com uma ação trabalhista. A empresa que decretou a falência tem como prioridade o pagamento dos valores trabalhistas. Essa ação pode levar de seis meses a 5 anos na Justiça do Trabalho. 
  
  
13) Quais as fontes de Direito do Trabalho? É publico ou privado? Heterônomas: Constituição Federal; Consolidação das Leis do Trabalho; Decretos; Sentença Normativa; Regulamento da empresa (unilateral). Autônomas: Costume, convenção e acordo coletivo, regulamento da empresa (bilateral), contrato de trabalho. O Direito do Trabalho é misto, com normas de teor público, que visa garantir os direitos mínimos dos trabalhadores ante o empregador (elo mais fraco da ligação) e normas de teor privado, que tratam exclusivamente da relação entre empregado e empregador. 
  
  
14) Cite exemplo de 1 súmula do Tribunal Superior do Trabalho sobre horas extras e 2 Súmulas do TRT4, que tratem sobre dano moral. Súmula 291 TST \u2013 Horas extras. Habitualidade. Supressão. Indenização. A supressão total ou parcial, pelo empregador, de serviço suplementar prestado com habitualidade, durante pelo menos 1 (um) ano, assegura ao empregado o direito à indenização correspondente ao valor de 1 (um) mês das horas suprimidas, total ou parcialmente, para cada ano ou fração igual ou superior a 6 (seis) meses de prestação de serviço
Katy
Katy fez um comentário
muito bom!
1 aprovações
luzanere
luzanere fez um comentário
sim!Estou gostando muito tem me ajudado bastante em minhas peças na faculdade e no estágio, estou precisando de modelo de peças contestação, ação de consignação
1 aprovações
Carregar mais