Buscar

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 10 - � HYPERLINK "javascript:IniciarTreinamento(826,%2068283,%20798121,%200,%200,%20true);void(0);" �ERGONOMIA, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO� 
AULA 10-Sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional OHSAS 18001
MATERIAL DIDÁTICO
Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14001) e Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS 18001): vantagens da implantação integrada
Autora: Mari Elizabeth Bernardini Seiffert
Editora: Atlas
Ano: 2008 
Nome do capítulo: Capítulo I - O crescimento da preocupação com a mitigação dos impactos socioambientais
N° páginas 24 (pág. 11 a 34)
INTRODUÇÃO
Nesta aula será abordado um sistema de gestão voltado para a segurança e saúde ocupacional como forma de minimizar os riscos aos quais os trabalhadores e outras partes interessadas possam estar expostos quando da realização de suas atividades, permitindo implementar, manter e melhorar o sistema de gestão da segurança e saúde ocupacional.
Sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional – OHSAS18001
OHSAS é uma sigla em inglês para Occupational Health and Safety Assessment Services, cuja tradução é Serviços de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional.
OHSAS 18001
A OHSAS 18001 é uma norma para os Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional voltados para empresas que se preocupam com a preservação da integridade, segurança e saúde dos seus colaboradores de forma responsável.
Occupational Health and Safety Assessments Series 
A Occupational Health and Safety Assessments Series é uma norma que define requisitos do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, desenvolvida de forma a ser compatível com a norma ISO 9001 e a ISO 14001.
As empresas que adotam esta norma comprovam que se preocupam com a saúde e a segurança de seus colaboradores, deixando claro para seus parceiros de negócios e autoridades locais que adotou um Sistema de Gestão voltado para Saúde e Segurança no Trabalho. 
Através desta norma a empresa alcança maior nível de produtividade, além de aumentar a motivação dos seus colaboradores e valorizar sua imagem no mercado.
ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) e que estabelece diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.  
A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelece um modelo de gestão de qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.
A OHSAS 18001 pode beneficiar as organizações que desejam construir suas filosofias em uma gestão ativa de saúde ocupacional e segurança, controlar riscos que podem afetar a saúde e segurança ocupacional de seus funcionários e que queiram documentar suas atividades e torná-las mensuráveis visando um processo de melhoria contínua.
O padrão de Saúde Ocupacional e Segurança (OHSAS 18001) é um padrão internacional que estabelece requisitos relacionados à Gestão da Saúde Ocupacional e Segurança, através do qual é possível melhorar o conhecimento dos riscos existentes na organização, atuando no seu controle em situações normais e anômalas. 
Este padrão é aplicável a qualquer organização de diversos setores e atividades econômicas, orientando tais organizações sobre como promover a melhoria contínua do desempenho de Saúde Ocupacional.
A implantação doa OHSAS 18001 pode trazer diversos benefícios para as empresas, como a redução de acidentes, confiabilidade legal devido ao cumprimento das normas pertinentes à organização, pode trazer motivação para os colaboradores fazendo com que os mesmos se envolvam nos processos de gestão SSO.
Com certeza a imagem da empresa também melhora e isto faz com que haja um aumento na produtividade, trazendo um maior controle dos riscos com acidentes ambientais.
A especificação OHSAS 18001 é um referencial que contém requisitos para Sistemas de Gestão Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho desenvolvida em conjunto por um grupo de Organismos de Certificação internacionais, Organismos de Normalização nacionais, e outras partes interessadas.
Permite às organizações gerir riscos operacionais e melhorar a suas performances.
Orienta a gestão dos aspectos de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho das atividades e dos negócios de forma mais eficaz, tendo em grande consideração a prevenção de acidentes, redução de riscos e o bem-estar dos colaboradores.
A certificação do seu Sistema de Gestão OHSAS 18001 pela SGS ICS permite-lhe demonstrar elevados níveis de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho no concurso a contratos nacionais e internacionais, na expansão local de novos negócios ou na negociação de prêmios de seguro
As avaliações regulares conduzidas pela SGS ICS apoiam as Organizações continuamente, a usar, monitorizar e melhorar os seus Sistemas de Gestão de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e processos relacionados.
Por que a SGS ICS?
Com mais de 80.000 certificados atribuídos em todo o mundo, a SGS ICS é o Organismo líder em Serviços de Certificação de acordo com diversas normas, incluindo ISO 9001:2000, ISO 14001:2004, OHSAS 18001, ISO 22000 e Sistemas de Gestão do Produto e do Serviço. 
Os certificados SGS ICS são reconhecidos e respeitados mundialmente, dada a nossa longa experiência em certificação dos mais diversos ramos de atividade econômica.
A Certificação de Sistemas de Gestão é uma ferramenta que auxilia as Organizações, a médio e em longo prazo, a atingir a liderança no seu segmento de mercado.
A SGS ICS foi o primeiro Organismo de Certificação a obter a acreditação em Portugal para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Tendo, mais tarde, obtido a acreditação para a Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental e EMAS.
Trabalhar com a SGS ICS significa:
-Reconhecimento mundial das Marcas de Certificação.
-Partilha de know-how internacional.
-Bolsa de Auditores altamente qualificados.
-Seleção de Auditores adequada à realidade e atividade de cada Organização.
-Atendimento personalizado e soluções idealizadas à medida da sua Organização.
-Procedimentos rápidos e eficientes, assegurando processos expeditos.
Não existe um método rígido para implantar um sistema de gestão de SSO, alguns profissionais entendem que tudo inicia com elaboração e implementação dos procedimentos, porém o mais recomendável seja realizar um diagnóstico para avaliar o nível de conformidade com os elementos da OHSAS 18001.
Para ajudar na implantação de um sistema de gestão podemos seguir as orientações do Ciclo da Melhoria Contínua representado pelo PDCA - Planejar (Plan), Implementar (DO), Verificar (Check), e Atuar e Corrigir (Act).
O método PDCA se baseia no controle de processos.
Foi desenvolvido na década de 30 pelo americano Shewhart, mas foi Deming seu maior divulgador, ficando mundialmente conhecido ao aplicar nos conceitos de qualidade no Japão (MILET, 1993; BARRETO, 1999).
P – Planejar
Definir o que queremos, planejar o que será feito, estabelecer metas e definir os métodos que permitirão atingir as metas propostas.
No caso de desenvolvimento de um Sistema de Informação, esta atividade pode corresponder ao planejamento do Sistema.
Meta: Satisfazer mais as pessoas que os concorrentes e de maneira mais econômica.
D – Executar
Tomar iniciativa, educar, treinar, implementar, executar o planejado conforme as metas e métodos definidos.
No caso de desenvolvimento de um Sistema de Informação, esta atividade pode corresponder ao desenvolvimento e uso do sistema.
Trabalho disciplinado de acordo com procedimentos operacionais padrão.
C – Verificar
Verificar os resultados que se está obtendo, verificar continuamente os trabalhos para ver se estão sendo executados conforme planejados.
Itens de controle: Como estão os resultados? Como eles se comparam com as metas?
A – Agir
Fazer correções de rotas se for necessário, tomar ações corretivas ou de melhoria, caso tenha
sido constatada na fase anterior a necessidade de corrigir ou melhorar processos.
No caso de desenvolvimento de um Sistema de Informação, esta atividade pode corresponder aos ajustes, implementações e continuidade do sistema.
Atuação Corretiva: Atuação no processo (meios) para se manter e melhorar os resultados.
Ciclo da melhoria contínua
Para ajudar na implantação de um sistema de gestão será necessário seguir as orientações do Ciclo da Melhoria Contínua representado pelo PDCA:
Pontos a destacar!
-Os elementos da OHSAS 18001 são referências importantes, mas não são as únicas.
-Algumas organizações desenvolvem modelos próprios, porém não certificáveis.
-Muitas vezes estes modelos são mais consistentes do que o processo de certificação baseado na OSHAS 18001.
-Vale ressaltar que a certificação de um sistema de gestão não significa alcançar a excelência e,sim, o início de um processo organizado e sistemático para implantação dos elementos básicos da gestão.
Visão geral da gestão da qualidade
A gestão da qualidade parece passar, nesse momento por uma fase de transição, considerada como a fase entre a Gestão da Qualidade e Gestão da Produção.
-No passado o que parecia era que a qualidade era uma área da Gestão da produção, tendo características claramente operacionais.
-Só que agora a qualidade passou ser uma variável estratégica nas empresas.
-Antes as empresas pensavam em produzir com qualidade, atualmente as empresas decidem entre produzir com qualidade ou por em risco  a sua permanência no mercado.
Qual seria a diferença entre Gestão da Qualidade e Gestão de Qualidade?
Gestão de Qualidade:
A Gestão de Qualidade é um bom processo de gestão, podendo ser em qualquer área. 
Gestão da Qualidade:
A Gestão da Qualidade já é a gestão de algo bem definido, chamado qualidade, algo geral é uma área técnica da organização.
ATIVIDADE PROPOSTA
A necessidade de as empresas demonstrarem compromissos por meio de certificação, seja por questões de imagem, de vantagem competitiva, para transpor barreiras não-tarifárias, ou por pressão dos clientes, tem sido assumida como um processo irreversível dos tempos modernos. Some-se a isso, a introdução da norma ISO14001 em 1996, como uma preocupação em demonstrar uma conduta correta em relação à certificação ambiental.
Pergunta: A introdução da variável ambiental no planejamento estratégico das empresas garante a consistência e a robustez nas atividades de gestão sistematizada?
O tema de qualidade ambiental por si só não garante consistência e robustez às atividades de gestão sistematizada. A preservação da segurança e saúde ocupacional (SSO) dos trabalhadores é um dos componentes básicos e complementar, para se assegurar a qualidade total, com processos produtivos seguros e competitividade.
1.
A norma OHSAS 18001 diz respeito à (ao):
Parte superior do formulário
1) saúde ocupacional e sistema de gestão de segurança; 
2) sistema de gestão empresarial; 
3) análise de ciclo de vida; 
4) desempenho empresarial; 
5) sistema de gestão de risco. 
Parte inferior do formulário
2.
A ISO 9000 diz respeito à (ao):
Parte superior do formulário
1) certificação de registro industrial; 
2) sistema de gestão de qualidade; 
3) certificação financeira; 
4) selo de inovação; 
5) selo de desempenho econômico. 
Parte inferior do formulário
3.
A norma ISO 14000 se refere à (ao):
Parte superior do formulário
1) análise de risco; 
2) sistema de controle de estoque; 
3) análise de eficiência econômica; 
4) análise de eficiência econômica; 
5) sistema de gestão ambiental. 
Parte inferior do formulário
4.
Quais são os processos do PDCA em sua ordem de acontecimentos para se ter um bom resultado na implantação de um sistema de gestão.
Parte superior do formulário
1) Planejar, executar, agir e verificar; 
2) Planejar, verificar, agir e executar; 
3) Planejar, Executar, verificar e agir; 
4) Executar, planejar, agir e verificar; 
5) Agir, planejar, verificar, executar. 
Parte inferior do formulário
� PAGE �1�
_1415024493.unknown
_1415024498.unknown
_1415024502.unknown
_1415024505.unknown
_1415024507.unknown
_1415024509.unknown
_1415024510.unknown
_1415024508.unknown
_1415024506.unknown
_1415024504.unknown
_1415024500.unknown
_1415024501.unknown
_1415024499.unknown
_1415024496.unknown
_1415024497.unknown
_1415024494.unknown
_1415024489.unknown
_1415024491.unknown
_1415024492.unknown
_1415024490.unknown
_1415024486.unknown
_1415024488.unknown
_1415024485.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes