Buscar

EXERCICIO PROF NUTRIÇÃO AV1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
	Avaliação: EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Aluno 
	Professor:
	AMELIA GOMES MOREIRA VAZ
	Turma: 9018/AS
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 19/05/2017 15:51:51 
	
	 1a Questão (Ref.: 201703634900)
	1a sem.: CONCEITOS BÁSICOS SOBRE NUTRIÇÃO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os alimentos veiculam a energia necessária para a realização das atividades diárias de cada indivíduo (respiração, locomoção, alimentação...). Essa energia é medida através da unidade chamada caloria. Sabendo que cada macronutriente veicula uma quantidade específica de calorias/g, calcule quantas calorias o alimento abaixo contém. Alimento - BARRA DE CEREAL Carboidrato - 11g Proteína - 2g Lipídeo - 2g 
		
	
	115 calorias 
	
	125 calorias 
	
	80 calorias 
	
	70 calorias
	
	72 calorias
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704210902)
	1a sem.: conceitos básicos de nutrição
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Nutrição é a ciência que estuda os alimentos, seus nutrientes, bem como sua ação, interação e balanço em relação à saúde e à doença, além dos processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes. Com relação aos conceitos básicos de nutrição, marque a opção CORRETA:
		
	
	Nutrientes são compostos específicos encontrados no solo e nos fertilizantes e são importantes para o crescimento e sobrevivência dos organismos vivos.
	
	Dieta hipocalórica é o conjunto de todos os alimentos que o indivíduo consome diariamente de acordo com suas preferências e hábitos alimentares.
	
	A alimentação é a condição essencial para a manutenção da vida, desde que a ingestão de nutrientes e/ou alimentos ocorra em quantidade e qualidade acima das necessidades nutricionais diárias.
	
	Alimentos são compostos químicos presentes nos nutrientes necessários para a manutenção, crescimento, trabalho e restauração dos tecidos.
	
	A alimentação é o processo pelo qual o organismo obtêm os nutrientes necessários para as funções vitais, como, por exemplo, crescimento, movimento e reprodução. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704128602)
	2a sem.: Surgimento da Nutrição
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os marcos que influenciaram a concepção e a implementação de propostas inovadoras no campo da nutrição surgiram na década de 30. O inquérito promovido por Josué de Castro no Recife, em 1933, sobre as condições de vida das classes operárias revelou a ocorrência de déficit calórico e de nutrientes e motivou o desenvolvimento de novas pesquisas acerca da situação alimentar em Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, estabelecendo as relações entre alimentação e salário mínimo (Rev. Bras. Saúde Matern. Infant., Recife, 7 (3): 319-326, jul. / set., 2007). A preocupação política nessa época era: 
		
	
	Obesidade.
	
	Ingestão de alimentos ultraprocesados.
	
	Globalização.
	
	Disribuição de terras.
	
	Desnutrição.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703405522)
	2a sem.: Nutrição
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Nos últimos 20 anos, houve uma expressiva expansão do número de cursos de Nutrição no Brasil. Em janeiro de 2000 existiam 106 Cursos de Nutrição no país, sendo 22 públicos e 84 privados, com oferta de aproximadamente 8000 vagas por ano, representando um crescimento na ordem de 502,5%. Este fato gerou: 
		
	
	Processo de mobilização e politização da categoria.
	
	Maior empregabilidade; 
	
	Acomodação salarial; 
	
	Fixação do segundo currículo mínimo da profissão; 
	
	Grande rivalidade e divergências na área; 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703436916)
	3a sem.: Exercício Profissional
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em relação ao Exercício profissional do nutricionista e sua pratica profissional, avalie os itens abaixo. 
I. A fiscalização do exercício da profissão de Nutricionista compete somente aos Conselhos Regionais de Nutricionistas, na forma da Lei nº 6.583, de 20 de outubro de 1978, ressalvadas as atividades relacionadas ao ensino, adstritas à legislação educacional própria. 
II. É obrigatória a participação de nutricionistas em equipes multidisciplinares criadas por entidades públicas ou particulares e destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar políticas, programas, cursos, pesquisas ou eventos direta ou indiretamente relacionados com alimentação e nutrição.
III. A resolução do CFN no 380/2005 dispõe acerca do cumprimento das normas de definição de atribuições principais e específicas dos nutricionistas, conforme cada área de atuação. 
IV. Em conformidade com a Lei 8.234/ 1991, a qual regulamenta a profissão de nutricionista e determina outras providências, a solicitação de exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico, caracteriza-se por ser uma atividade não privativa dos nutricionistas. 
V. Dentre as atividades privativas dos nutricionistas estão a direção, coordenação e supervisão de cursos de graduação em nutrição; planejamento, coordenação, supervisão e avaliação de estudos dietéticos; ensino das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins. 
São verdadeiras: 
		
	
	I, II e V 
	
	I, III e IV 
	
	I, II, IV e V 
	
	II, III, IV e V 
	
	I, III, IV e V 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703405130)
	3a sem.: Nutrição
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo a Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) número 419/ 2008, a responsabilidade técnica do nutricionista deve pautar-se em: 
		
	
	Código de Ética dos Nutricionistas; 
	
	Grau de complexidade dos serviços; 
	
	Normas Técnicas sobre o exercício profissional; 
	
	Quadro técnico funcional.
	
	Normas Técnicas sobre o exercício profissional e no Código de Ética dos Nutricionistas; 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703405532)
	4a sem.: Nutrição
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo a Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) número 380/ 2005, compete ao nutricionista da área de alimentação coletiva: 
		
	
	Planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição; realizar assistência e educação nutricional à coletividade ou indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas; 
	
	Elaborar informes técnico-científicos, gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios, prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição, controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios.
	
	Dirigir, coordenar e supervisionar cursos de graduação em nutrição; ensinar matérias profissionais dos cursos de graduação; 
	
	Prestar assistência dietética e promover educação nutricional a indivíduos, sadios ou enfermos, em nível hospitalar, ambulatorial, domiciliar e em consultórios de nutrição e dietética, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde; 
	
	Prestar assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos sadios, ou enfermos, em instituições públicas ou privadas e em consultório de nutrição e dietética, através de ações, programas, pesquisas e eventos, direta ou indiretamente relacionados à alimentação e nutrição, visando à prevenção de doenças, promoção, manutenção e recuperação da saúde; 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201703438049)
	4a sem.: Exercício Profissional
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	(UNIRIO) Na prática do profissional nutricionista, a dimensão educativa está presente em qualquer área em que ele atue. Em uma Unidade de Alimentação, como, por exemplo, um Restaurante Universitário, o profissional nutricionista pode ter uma prática mais orientadora que difere de uma prática mais educativa. Considere os aspectos abaixo: 
I. Ênfase no processo de modificar o hábito alimentar.
II. Preocupação em adequar os alimentos ofertados com as condições socioeconômicas e culturais
da clientela.
III. A preocupação precípua é o seguimento da dieta.
Aquele(s) que caracteriza(m) uma efetiva prática educativa é(são): 
		
	
	II, apenas.
	
	I, apenas. 
	
	II e III 
	
	I e III
	
	I e II 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201703640419)
	5a sem.: ÁREAS DE ATUAÇÃO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo a Lei nº 8.234/91 do Conselho Federal de Nutricionistas, compete ao nutricionista, no exercício de suas atribuições, prestar assistência dietética e promover educação nutricional a indivíduos, sadios ou enfermos, em nível hospitalar, ambulatorial, domiciliar e em consultórios de nutrição e dietética, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde. Qual área se refere a resolução?
		
	
	Nutrição Funcional
	
	Nutrição Clínica
	
	Nutrição Esportiva
	
	Alimentação Coletiva
	
	Nutrição em Saúde Coletiva
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201704188097)
	5a sem.: Nutrição Clínica
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A finalidade básica da ______________ é oferecer ao organismo debilitado os nutrientes adequados da forma que melhor se adapte ao tipo de condição patológica e características físicas, nutricionais, psicológicas e sociais do indivíduo, recuperando-o. A palavra que melhor completa a asserção é:
		
	
	suplementação
	
	recuperação
	
	dietoterapia
	
	ingestão
	
	anamnese

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais