Buscar

Poder Legislativo e Processo Legislativo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Poder Legislativo 
O Poder legislativo brasileiro constitui-se, a luz do artigo 44 CF/88, em um Congresso Nacional BICAMERAL, ou seja duas Câmeras, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Esse modelo visa dar mais celeridade, transparências ao processo legislativo, vem como tornar o processo auto-fiscalizante, devendo uma casa fiscalizar a outra .Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Existindo 513 deputados e 81 senadores. 
Câmara dos Deputados
O Deputados de acordo com o artigo 45 da CF/88 são os Representantes do Povo, e por isso devem ser eleitos pelo SISTEMA PROPORCIONAL, o qual é obtido um quociente eleitoral de acordo com a população de cada estado, baseado em dados do IBGE, garantindo uma proporcionalidade de representação de acordo com o número de eleitores. O parágrafo primeiro do respectivo artigo, impõe uma limitação a esse Sistema, estipulando o Mínimo de 8 e Máximo de 70 Deputados, como Acre e SP. 
O parágrafo sergundo expõe que cada Território elegerá 4 Deputados.
Cada mandato durará 4 Anos
São requisitos para ser Deputado: 
a) idade de 21 anos (art. 14, VI, c);
b) ter filiação partidária;
c) domicílio eleitoral no Estado onde irá concorrer; e
d) nacionalidade brasileira nata ou naturalizada, salvo Presidente da Casa, que deverá ter nacionalidade nata e trinta e cinco anos de idade, vez que pode substituir o Presidente da República (arts. 12, § 3.º, II, 14, § 3.º, VI, a e 80).
O artigo 51 expõe matérias de competencia privativa dos Deputado, ou seja que não precisa de sanção do Presidente da República, sendo eles: 
I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado; 
II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa; 
III - elaborar seu regimento interno; 
IV - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias; 
V - eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII.
No caso de renúnica ou perda do mandato do deputado, deverá ser chamado para assumir avaga na Câmara dos Deputados o suplente, eleito e diplomado pelo sistema de representação proporcional. O suplente perderá a condição de ocupante se mudar de partido ao qual foi eleito.
Senado Federal
Os Senadores são os representes dos Estados e do DF e por isso devem ser eleitos segundo o PRINCÍPIO MAJORITÁRIO, em único turno, sendo que cada estado terá 3 Senadores, e 2 Suplentes, totalizando 81, garantindo a autonomia de cada Estado. 
Cada mandato terá a duração de 8 anos, sendo renovado de 4 em 4 anos, pelo sistema de 1/3 e logo após 2/3. Não há limites para reelição.
Para ser Senador, é necessário:
a) possuir 35 anos de idade (art. 14, VI, a);
b) ter filiação partidária;
c) domicílio eleitoral no Estado onde irá concorrer; e
d) nacionalidade brasileira nata ou naturalizada, salvo Presidente da Casa, que deverá ter nacionalidade nata (art. 12, § 3.º, III).
O artigo 52, expões matérias de competência privativa da Senado Federal:
I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; 
II - processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade; 
III - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de:
a) Magistrados, nos casos estabelecidos nesta Constituição; b) Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República; c) Governador de Território; d) Presidente e diretores do banco central; e) Procurador-Geral da República; f) titulares de outros cargos que a lei determinar;
Funções do Legislativo
Funções Tradicionais do Poder Legislativo:
Art. 59. O processo legislativo compreende a elaboração de:
I - emendas à Constituição;
II - leis complementares;
III - leis ordinárias;
IV - leis delegadas;
V - medidas provisórias;
VI - decretos legislativos;
VII - resoluções.
Função Fiscalizadora:
Art. 70 (fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial da União)
Art. 86 (impeachment) 
Art. 58 (comissões de inquérito) 
Função Consultiva:
Art. 58 (Comissões temáticas) 
Imunidade Parlamentar - ART 53
Imunidade parlamentar é o conjunto de prerrogativas asseguradas a membros do Poder Legislativo para que o exercício da função parlamentar ocorra com independência e imparcialidade. Ela tem início com a Diplomação (resultado da eleição) e não com início do mandato.
Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.
Pós EC 35/2001 : A imunidade se restringe à opiniões, palavras e votos, protegendo apenas a atividade Legislativa, não cabendo, como antes, em qualquer matéria.
Imunidade Material : prevista nos arts. 27, § 1.º, 29, VIII, e 53, caput, diz respeito às palavras, votos e opiniões proferidos por membros do Poder Legislativo. Não respondendo civil ou penalmente por ''Cálunia'', ''Injúria'' e ''Difamação''.
Se as palavras forem ditas fora do Plenário, haverá preseunção relativa, cabendo responsabilidade civil e penal, se as palavras não tiverem haver com o exercício do mandato.
Imunidade Formal / Processual ''Foro Privilegiado'': Art 53 § 1.º, Serão julgados apenas pelo STF.
O Procurador Geral da Replúbica oferece denúncia ao STF, que decide se vai receber ou não a denúnciam idependente de aprovação das casas.
Se perder o mandato o processo é encaminhado para estâncias inferiores. Entretanto se o autor do delito, renunciar ao cargo antes do julgamento, para evitar ser julgado pelo STF, esse processo concinuará em curso com STF, pois se caracteriza Fraude Judicial.
 Imunidade relativa à prisão: O art. 53, § 2.º, veda expressamente a prisão de parlamentar, salvo nos casos de flagrante pela prática de crime inafiançável.
Responsabilidade Disciplinar
O artigo 54, dispões sobre vedações realivas aos membros do Congresso Nacional, desde a Diplomação; ficando sujeito a Perda de Mandato
As incompatibilidades relativas a atividade parlamentar podem ser de três tipos: Contratuais (art. 54, I, a); Funcionais (art. 54, I, b, e II, b), Profissionais (art. 54, II, a e c) ou Políticas (art. 54, II, d).
O artigo 55, dispões sobre a perda de mandado do Senador ou Deputado, ou seja as ações incompatíveis com decoro parlamentar = Violar o regimento interno da casa e/ou ter vantagens indevidas. 
Cassação do mandato (Hipotése Constitutiva): Art. 55, I, II, VI – decidade a perda por voto da maioria absoluta da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. 
Extinção do mandato (Hipótese Declaratória): Art. 55, III, IV, V – sendo ato meramente declaratório. a perda do mandato é automática. A mesa Declara.
Condicionantes Temporais do Poder Legislativo - ART 57
a) Legislatura
É o período de quatro anos (art. 44, parágrafo único). É importante não confundir legislatura com mandato. O Senador, por exemplo, exerce seu mandato de oito anos em duas legislaturas.
b) Sessão legislativa ordinária
É o período em que o Poder Legislativo se reúne anualmente. Cada sessão legislativa é dividida em dois períodos legislativos, sendo um em cada semestre, que são intercalados pelo recesso parlamentar. RT. 57: O Congresso Nacional reunir-se-á
anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. 
Pode versar sobre qualquer assunto
c) Período Legislativo
O período semetral qual os legisladores exercem suas funçõs: 2 de fevereiro a 17 de Julho;
 1 de Agosto a 22 de Dezembro
 Constituição estabelece também que o primeiro período legislativo não poderá ser interrompido antes da aprovação da lei de diretrizes orçamentárias. Importante notar também que o art. 57, § 2.º, pode gerar má interpretação, pois afirma que a “sessão legislativa” não poderá ser interrompida sem aprovação da referida lei (LDO). No entanto, o art. 35, § 2.º, II, do ADCT dispõe: “O projeto de lei de diretrizes orçamentárias será encaminhado até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa”.
d) Sessão legislativa extraordinária
São as deliberações ocorridas fora do período legislativo, ou seja, durante o recesso parlamentar. Depende de ato de convocação específico que pode ser pelo:
Presidente do Senado Federal, em caso de decretação de estado de defesa ou de intervenção federal, de pedido de autorização para a decretação de estado de sítio e para o compromisso e a posse do Presidente e do Vice-Presidente da República;
Presidente da República, Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas: em caso de urgência ou interesse público relevante, em todas as hipóteses deste inciso com a aprovação da 
	§ 7º Na sessão legislativa extraordinária, o Congresso Nacional somente deliberará sobre a matéria para a qual foi convocado,
Organização Interna das Casas
As duas casas do Congresso Nacional possuem órgãos internos destinados a ordenar seus trabalhos. Nesse sentido, a cada uma delas cabe, como dispõem os arts. 51, III e IV, e 52, XII e XIII, elaborar seu regimento interno, dispor sobre sua organização, funcionamento e assim por diante.
Plenário: Órgão supremo, Reúne todos os membros de ambas as casas, ou seja todo o Congresso Nacional, podendo reformar decisões de outros orgãos .
Mesas diretoras (art. 57, §§ 4.º e 5.º): As Mesas são os órgãos diretores das casas legislativas aos quais incumbe a direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. É ele quem estabelece a pauta, concede a palavra.
O Presidente da Mesa é o Presidente do Senado. Art 57 ,§ 5º 
Composto por 6 membros ( Presidente, Vice, 1º e 2º secretários, 1º e 2º Tesoureiros)
Deve ser proporcional a representação de cada partido no Congresso.
Secretaria: Composta por Servidores Públicos (concursados, não eleitos) É um cartório, onde se registra os documentos legislativos e autua papéis. 
É um órgão de apoio, ---- chefiada pelos 1º e 2º secretários da câmara / senado. 
Comissões Parlamentares: O Aritgo 58 CF/88, diz respeito as Comissões do Congresso Nacional: 
Art. 58. O Congresso Nacional e suas Casas terão comissões permanentes e temporárias, constituídas na forma e com as atribuições previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criação.
 As comissões tem função Consultiva (fazendo 'TRIAGEM' Dando pareceres, evitando que os parlamentares leiam todas as leis) - Legislativa/Deliberativa (votar em assuntos delegados pelo plenário) - e a Função de Investigação (CPI).
Podem ser: - Comissão do Senado; - Comissão da Câmara, - Comissão do Congresso
No tacante ao tempo, as Comissões podem ser Temporárias ou Permanente. 
Comissões Permanentes: permanentes as de caráter técnico-legislativo ou especializado. São integrantes da estrutura institucional da Casa e têm por finalidade apreciar os assuntos ou proposições submetidos ao seu exame e sobre eles deliberar, assim como exercer o acompanhamento dos planos e programas governamentais e a fiscalização orçamentária da União, no âmbito dos respectivos campos temáticos e áreas de atuação.
Essa Comissões atuam durante todo período legislativo. E é criado pelo Regimento Interno.
EX.: Comissão de Agricultura e Política Rural; Ciência e Tecnologia; Comissão de Ética; etc
Comissões Temporárias: Elas atuam em período específico e são criadas por Ato específico da Câmera ou Senado. São comissões temporárias as criadas para apreciar determinado assunto, que se extinguem ao término da legislatura, ou antes dele, quando alcançado o fim a que se destinam ou expirado seu prazo de duração.
EX.: CPI (Comissão Parlementar de Inquérito)
Função Deliberativa: Quando o Plenário delega a aprovação de determinados Projetos de Lei para as Comissões, assim além de dar parecer, podem aprovar pela aprovação, ou não, de assuntos tipificados no Regimento Interno como Aumento de Salário de Servidores Públicos. Assim consegue uma maior velcoidade no processo legislativo, evitando que todas os projetos passem pelo Plenário. 
§ 2º Às comissões, em razão da matéria de sua competência, cabe
I - discutir e votar projeto de lei que dispensar, na forma do regimento, a competência do Plenário, salvo se houver recurso de um décimo dos membros da Casa;
II - realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil;
III - convocar Ministros de Estado para prestar informações sobre assuntos inerentes a suas atribuições;
IV - receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades ou entidades públicas;
V - solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidadão;
VI - apreciar programas de obras, planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer.
Função Consultiva: Trata-se dos pareceres das Comissões. 
Controle de Constitucionalidade Preventivo pelo Poder Legislativo:
Preventivo é o contrle que ocorre durante o processo de elaboração do ato normativo. A lei ainda não se encontra pronta e acabada, isto é, o ato normativo não está efetivamente violando a Constituição, mas se ele continuar e se efetivar, causará uma lesão à Constituição. Para que isto seja evitado, antes mesmo dele ficar pronto é feito um controle (preventivo). Nesse sentido, é possível ao Poder Legislativo realizar preventivamente o controle de constitucionalidade sobre os seus próprios atos normativos. Tal controle é feito eminentemente pelas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) durante a elaboração dos projetos legislativos. Todo órgão do Legislativo, seja ele Federal, Estadual ou Municipal, tem uma Comissão de Constituição e Justiça que faz uma análise preliminar do projeto de lei, antes de ser votado, garantido um controle sobre os projetos. 
Depois é encaminhado para uma Comissão Temática, que discute o tema específico
Comissões temáticas ou ordinárias
São as comissões permanentes às quais cabe apreciar projeto de lei e emitir parecer, ou, ainda, votar os projetos que dispensam apreciação do plenário da Casa legislativa.8
São algumas tarefas dessas comissões, dentre outras (art. 58, § 2.º):
1. discutir e votar projeto de lei que dispensar votação em plenário;
2. realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil;
3. convocar Ministros de Estados para prestar informações sobre assuntos inerentes as suas atribuições legais (art. 50);
4. receber as petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra ato ou omissões das autoridades ou entidades públicas;
5. solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidadão;
6. apreciar programas de obras, planos nacionais, regionais e setoriais de desenvolvimento e sobre eles emitir parecer.
Comissão Parlamentar de Inquérito
Função Ivestigativa: ART. 58, parágrafo 3º: As comissões parlamentares de inquérito, que terão poderes de investigação próprios de autoridades judiciais, além de outros previstos nos regimentos, serão criadas pela Câmara e pelo Senado, mediante requerimento de 1/3 de seus membros, para apuração de
fato DETERMINADO e por PRAZO CERTO, sendo suas conclusões encaminhadas ao Ministério Público , para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. 
Nesse passo, certo é que a CPI exerce função típica investigatória do Poder Legislativo, com grande relevância na fiscalização e controle da administração em geral, sendo um dos mecanismos integrantes do sistema de freios e contrapesos.
Esse órgão tem o poder de investigar pessoas físicas e jurídicas de direito público ou privado que supostamente ofendam interesse público.
o As comissões INVESTIGAM, MAS não julgam e nem condenam - 
o Enviam um relatório (indiciaste ou não) para o ministerio público 
o Acabada a apuração, a comissão também se encerra (temporária)
o A comissão tem ALGUNS poderes de autoridades judiciais, mas não todos. (O Supremo determina)
Requisitos
Depende do preenchimento de 3 requisitos: a) Requerimento de pelo menos 1/3 dos membros.; b) Ter por objeto de apuração fato determinado; c) Ter prazo certo de vigência;
A) Requerimento de pelo menos um terço (1/3) de membros da Casa onde será aberta a CPI:
Quorum de 171 deputados na Câmara e de 27 Senadores no Senado. Se a CPI for mista, ou seja uma Comissão do Congresso, ela deverá observar o princípio da proporcionalidade de representantes de ambas as casa, sendo necessário 1/3 dos membros de cada Casa.
É bom explicar que, conquistando o quorum constitucional de 1/3, a CPI será aberta, mesmo que os outros 2/3 fiquem descontentes. Isso se dá em razão do direito de oposição e pelo direito público subjetivo das minorias
Os partidos têm 5 dias para INDICAR membros (respeitando a proporcionalidade) 
B) Ter por Objeto a apuração de fato determinado
C) Ter prazo determinado
Que apesar de ser de 125 dias, não impede uma prorrogação, sendo prazo máximo o da Legislatura.
Processo Legislativo
Art. 59. O processo legislativo compreende a elaboração de:
I - emendas à Constituição;
II - leis complementares;
III - leis ordinárias;
IV - leis delegadas;
V - medidas provisórias;
VI - decretos legislativos;
VII - resoluções.
Parágrafo único. Lei complementar disporá sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis.
A) PROCEDIMENTO ORDINÁRIO - Incisos II e III (Leis Complementares e Ordinárias)
B) PROCEDIMENTOS ESPECIAIS - Incisos I, IV, V, VI e VII (Emendas, Leis Delegadas, Medidas Provisórias, Decretos Legislativos e Resoluções)
Procedimento Ordinário:
Não há hierarquia entra Lei Complementar e Lei Ordinária, mesmo que aquela venha para complementar a constituição, essas, de acordo com Kelsen, só podem ser comparadas no que tange sua validade pelo aspecto temporal.
Esse processo si divide em 6 fases: 1. Iniciativa; 2. Emenda; 3. Deliberação e votação; 4. Sanção ou veto; 5. Promulgação; e 6. Publicação.	
1º - Iniciativa: 
Por iniciativa entende-se a legitimidade para apresentação de proposições legislativas. Trata-se de examinar quem pode propor projeto de lei e deflagrar o processo legislativo. 
A iniciativa é importante também para estabelecer qual Casa legislativa será considerada casa iniciadora (deliberação principal), ou seja, onde começará o projeto de lei, restando a outra Casa a função revisora (deliberação revisional).
Essa é a regra. O art. 61, caput, dispõe sobre a competência comum, afirmando que a iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe:
a) a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados;
b) a qualquer membro ou Comissão do Senado Federal;
c) a qualquer membro ou Comissão do Congresso Nacional;
d) ao Presidente da República;
e) ao Supremo Tribunal Federal;
f) aos Tribunais Superiores;
g) ao Procurador-Geral da República;
h) aos cidadãos.
Iniciativa Privativa do Presidente da Républica: 
O artigo 61. § 1º: São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:
“I – fixem ou modifiquem os efetivos das Forças Armadas;
II – disponham sobre:
a) criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração;
b) organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios;
c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria;
d) organização do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, bem como normas gerais para a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios;
e) criação e extinção de Ministérios e órgãos da administração pública, observado o disposto no art. 84, VI;
f) militares das Forças Armadas, seu regime jurídico, provimento de cargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e transferência para a reserva”.
Iniciativa Popular:
 § 2º A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles.
2º - Deliberação e Votação
Após passar pelas Comissões o projeto de lei vai para o Plenário.
Art. 65. O projeto de lei aprovado por uma Casa será revisto pela outra, em um só turno de discussão e votação, e enviado à sanção ou promulgação, se a Casa revisora o aprovar, ou arquivado, se o rejeitar.
Parágrafo único. Sendo o projeto emendado, voltará à Casa iniciadora.
Via de Regra a Casa Iniciadora será a Cãmara dos Deputados e a Casa Revisora o Senado. A exceção ocorre quando o projeto é inciado pelo Senado ou alguma de suas Comissões

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais