Buscar

AVALIANDO 2 DE CIÊNCIAS POLÍTICAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A técnica de linguagem persuasiva, com argumentos convincentes e que busca filiações ideológicas, sendo uma atividade discursiva que procura fundar um ideal político em certos princípios tem o nome de?
		
	
	Discurso Jurídico
	 
	Discurso político.
	
	Argumento Jurídico
	
	Argumento político.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602333400)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise com atenção o texto abaixo: Saiba-se que existem dois modos de combater: um com as leis, outro com a força. O primeiro é próprio do homem, o segundo dos animais. Não sendo, porém, muitas vezes suficiente o primeiro, convém recorrer ao segundo. Por conseguinte, a um príncipe é mister saber comportar-se como homem e como animal... Tendo, portanto, a necessidade de proceder como animal, deve um príncipe adotar a índole ao mesmo tempo do leão e da raposa; porque o leão não sabe fugir das armadilhas e a raposa não sabe defender-se dos lobos. Assim, cumpre ser raposa para conhecer as armadilhas e leão para amedrontar os lobos. Um príncipe sábio não pode, pois, nem deve manter-se fiel às suas promessas quando, extinta a causa que o levou a fazê-las, o cumprimento delas lhe traz prejuízo... Não é necessário a um príncipe ter todas as qualidades mencionadas, mas é indispensável que pareça tê-las, direi até que, se as possuir, o uso constante delas resultará em detrimento seu, e que, ao contrário, se não as possuir, mas afetar possuí-las, colherá benefícios. Daí a conveniência de parecer clemente, leal, humano, religioso, íntegro e, ainda de ser tudo isso, contanto que, em caso de necessidade, saiba tornar-se o inverso... Outras obrigações de um príncipe são a de distrair o povo com festas durante certas épocas do ano, a de ter na devida conta os grêmios ou as corporações em que se divide a cidade, comparecendo não raro às suas reuniões, e a de dar exemplos de bondade e munificência, embora mantendo sempre, por ser ela imprescindível, a majestade do seu cargo...¨ (O Príncipe, Maquiavel, caps. XIX e XXI). Sobre Maquiavel, é correto afirmar:
		
	
	O maquiavelismo faz parte da Teoria da Razão de Estado, que acompanhou a consolidação do Estado Absoluto.
	 
	Com a expressão "razão de Estado "entende-se que o Estado tem as suas próprias razões que o indivíduo desconhece. Em nome de tais razões, o Estado pode agir de maneira diferente daquela pela qual o indivíduo deveria comportar-se nas mesmas circunstâncias. Em outras palavras, a moral do Estado, ou seja, daqueles que detém o Com a expressão "razão de Estado "entende-se que o Estado tem as suas próprias razões que o indivíduo desconhece. Em nome de tais razões, o Estado pode agir de maneira diferente daquela pela qual o indivíduo deveria comportar-se nas mesmas circunstâncias. Em outras palavras, a moral do Estado, ou seja, daqueles que detém o poder supremo de um homem sobre os outros homens, é diferente da moral dos indivíduos.
	
	Não foi Maquiavel e sim Hobbes que nos ensinou a julgar as ações do príncipe segundo o seu valor moral, afastando, assim, a ideia de que os fins justificam os meios.
	
	Maquiavel nos ensinou a julgar as ações do príncipe segundo o seu valor moral, afastando, assim, a ideia de que os fins justificam os meios.
	
	Em termos filosóficos modernos, entende-se que Maquiavel teria sido o descobridor da política como categoria independente, distinta da moral e da religião.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603104762)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com Alexandre Groppalli, "Estado é a pessoa jurídica soberana constituída de um povo organizado sobre um território, sob o comando de um poder supremo, para fins de defesa, ordem, bem-estar e progresso social". Nesse sentido, aponte a alternativa correta sobre o Estado.
		
	 
	A soberania é um elemento definidor do Estado
	
	O território não inclui o mar territorial
	
	O estado de natureza é um Estado soberano
	
	O território não inclui o espaço aéreo
	
	Povo inclui somente as pessoas que nasceram naquele país
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603068703)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A partir do livro-texto da disciplina, são feitas as afirmativas a seguir: I- O conceito de povo, considerado sob o aspecto puramente jurídico-político, é o elemento humano do Estado, sendo, portanto, um conceito mais amplo que o de população. II- A nacionalidade não é a condição básica para o exercício da cidadania, o que vale dizer que todo nacional é cidadão, mas nem todo cidadão é nacional. III- O Povo é o elemento essencial, o material humano que possibilita que o Estado seja um ente dotado de vontade. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	II e III, somente.
	
	I e III, somente.
	 
	III, somente.
	
	II, somente.
	 
	I, somente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602920122)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No campo do discurso político, a persuasão política possui um duplo papel. Marque a alternativa que os define.
		
	
	o papel de compor a máxima mentira e convencer pessoas simples.
	
	o papel de subtrair o que há de melhor no imaginário popular.
	 
	o papel de representar e de ser o fiador do bem-estar social.
	
	o papel de ser a representante do engodo e da dissimulação.
	
	os papeis de convencer e de ludibriar o ouvinte com as maiores mentiras.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais