Buscar

relatorio FN PRO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTANCIA
PÓLO FLORESTA
ACADÊMICOS: 
 Luiz Flávio de Carvalho - 5300461624
 Pablo Fernando da Silva- 5297440396
TUTOR A DISTÂNCIA: ANA CLAÚDIA TSUKAMOTO
TUTOR PRESENCIAL: HELENILCE SILVA
RELATÓRIO FINAL DO PROINTER
BELO HORIZONTE/MG
05/2017
ACADÊMICOS: 
 Luiz Flávio de Carvalho - 5300461624
 Pablo Fernando da Silva- 5297440396
TUTOR A DISTÂNCIA: ANA CLAÚDIA TSUKAMOTO
TUTOR PRESENCIAL: HELENILCE SILVA
RELATÓRIO FINAL DO PROINTER
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em gestão comercial do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).
 BELO HORIZONTE/MG
05/2017
SUMÁRIO 
 
INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 04 
1. CONSIDERAÇÕES E OBSERVAÇÕES SOBRE A ENTREVISTA...................... 05 
2. PLANO DE NEGÓCIOS........................................................................................ 06 
2.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA.............................................................................. 07 
2.2 PRODUTOS E SERVIÇOS................................................................................. 09 
2.3 MERCADO E COMPETIDORES......................................................................... 10 
2.4 MARKETING E VENDAS.................................................................................... 10 
2.5 ANÁLISE ESTRATÉGICA................................................................................... 11 
2.6 PLANO FINANCEIRO......................................................................................... 15 
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................. 17 
REFERÊNCIAS........................................................................................................ 18 
ANEXO I................................................................................................................... 19
INTRODUÇÃO 
O presente trabalho foi elaborado a fim de explanar os conhecimentos adquiridos nas matérias norteadoras de Técnicas de Negociação, comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Ética e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
Nesta parte do trabalho iremos apresentar a junção das idéias e dados do relatório parcial e das informações coletadas na entrevista com o Sr. Wesley Oliveira e em campo vivenciando a rotina operacional de sua empresa, resgatando algumas teorias baseadas nos autores, Dornelas (1971) que defende os vários tipos de empreendedorismo enquanto Drucker (1998) não visualiza os empreendedores gerando mudanças, mas os vêem explorando e apropriando-se das oportunidades (em normas sociais, na tecnologia, na preferência dos consumidores etc.) e Chiavenato (2004, p. 11) com coleta de dados de pesquisa classificando os tipos de empreendedor. Elaboráramos um plano de negócio, inspirado em visitas realizadas a empresa com dados fornecidos pela a contabilidade da mesa e pela entrevista realizada com o Sr. Wesley, proprietário da WESTHI. Diante do apresentado, o plano de negócio desenvolvido teve a finalidade de verificar a real rentabilidade da atividade e expansão do negócio, a avaliação do cenário teve por objetivo a busca da qualidade da prestação de serviço, buscando cada vez mais rentabilizar o tempo e custo de operação. Com um estudo mais aprofundado da análise SWOT uma base adaptada de Boone e Kurtz (1998, p. 122), e associada à outra visão.
1. CONSIDERAÇÕES E OBSERVAÇÕES SOBRE A ENTREVISTA 
O entrevistado, Senhor Wesley Oliveira, proprietário da empresa WESTHI Transporte, não se ariscou como podemos ver pela análise de perfil de empreendedor, segundo Dornelas (1971) diz que este tipo de empreendedor tem sido muito comum, que quando menos se espera depara-se com a oportunidade de negócio. É o caso clássico de quando a oportunidade bate na porta. O gatilho ou tomada da decisão ocorre quando algum individuo o chama para uma sociedade ou ainda quando ele próprio percebe a possibilidade de criar um negócio próprio, no caso do nosso entrevistado essa oportunidade apareceu quando a empresa a qual ele já prestava serviço como autônomo observou-se a necessidade de se ter uma transportadora exclusiva e abrindo assim o leque de oportunidade com a proposta para o mesmo montar seu próprio negócio. Então o mesmo procurou um sócio que também já vinha da área e possui boa parte do conhecimento teórico do negócio e a através desta união nasce a WESTHI Transporte. 
2. PLANO DE NEGÓCIOS
Segundo Sahlman (Sahlman, 1997), importante professor da Harvard Business School, poucas áreas têm atraído tanta atenção dos homens de negócio nos Estados Unidos como os planos de negócios. Centenas de livros e artigos têm sido escritos e publicados naquele país tratando do assunto e propondo fórmulas milagrosas de como escrever um plano de negócios que revolucionará a empresa.
Com um estudo mais aprofundado da análise SWOT uma base adaptada de Boone e Kurtz (1998, p. 122), e associada à outra visão segundo Dornelas, (1999b).
“Estas seções são organizadas de forma a manter uma seqüência lógica que permita a qualquer leitor do plano entender como a empresa é organizada, seus objetivos, seus produtos e serviços, seu mercado, sua estratégia de marketing e sua situação financeira”. (Dornelas, 1999b).
Com análise do empreendedorismo do entrevistado, constatamos que o mesmo tem como perfil O EMPREENDEDOR QUE APRENDE (Inesperado). Segundo Dornelas (1971) diz que este tipo de empreendedor tem sido muito comum, que quando menos se espera depara-se com a oportunidade de negócio. É o caso clássico de quando a oportunidade bate na porta. O gatilho ou tomada da decisão ocorre quando algum individuo o chama para uma sociedade ou ainda quando ele próprio percebe a possibilidade de criar um negócio próprio. Já Drucker (1998) não visualiza os empreendedores gerando mudanças, mas enxerga eles explorando e apropriando-se das oportunidades (em normas sociais, na tecnologia, na preferência dos consumidores etc.). Segundo Chiavenato (2004, p. 11) uma pesquisa feita 2001, envolvendo cerca de 29 países, sobre a população entre dezoito e sessenta e quatro anos que dedicaram-se ao empreendedorismo, o Brasil aparece em quinto com o percentual de 14,2% da população.
Com tudo o empreendedorismo vem tornando-se um empreendimento com excelentes válvulas de escape para as crises, recessões como uma forma de inovar e reinventar os modelos de negócios que temos. 
	Com a junção de todas as informações e associada a um bom plano de negócios, aumenta muito as viabilidade de sucesso segundo artigo Prof. Dr. José Dornelas.
“Ultimamente, tem-se falado muito a respeito dos problemas enfrentados pelas micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras em se estabelecer no mercado após os 3 primeiros anos de vida. Isto porque o índice de mortalidade dessas empresas sempre foi considerado elevado, porém não se tinha dados concretos que fundamentassem essa afirmativa. Chegava-se a dizer que esses números eram da ordem de 80% ou mais, ou seja, a cada 5 novas pequenas empresas criadas no país, apenas uma sobrevivia após o terceiro ano de vida. Pesquisas do SEBRAE (SEBRAE, 1998a) mostram que esses números não são tão elevados quanto se dizia. Mas também não são animadores a ponto de não nos preocuparmos. O percentual de mortalidade das MPE na região metropolitana de São Paulo chega a 58% nos três primeiros anos de vida. Esses números podem ser extrapolados para todo o país, segundo o próprio SEBRAE, e os resultados não serão tão discrepantes.”
2.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA 
A WESTHI Transporte LTDA foi criada e desenvolvida para atender o mercado de distribuição de combustíveis. A empresa nasceu da oportunidade
ofertada pelo seu maior cliente, e com experiência dos proprietários como prestadores de serviços em outra empresa do mesmo ramo, o que propiciou a presenciarão da necessidade do mercado por prestadores de serviço de transporte com qualidade e confiabilidade.
A empresa está localizada na Rua Padre Eustáquio, 1698 – Carlos Prates, na cidade de Belo Horizonte – MG. A localização é estratégia, pois, está cercada por escritórios que são responsáveis pela administração dos postos de gasolina, dentre eles a Rede Phoenix, Rede Pica Pau e Rede Flex. 
A empresa é formada por: 
Wesley Avacini Oliveira: Proprietário 
Thiago Euclides da Silva: Proprietário 
Tatiana: Supervisor de transportes 
Monica Lisboa: Coordenadora de RH e financeiro
Marcio Silveira: Assistente Operacional e Manutenção. 
Com previsão de crescimento de 10% ao ano e faturamento de R$ 1.200.000,00 / ano, são dispensados mensalmente em media 27% de seu faturamento em impostos (encargos trabalhistas e Impostos)
Proprietário.
Proprietário.Organograma 
Supervisor De transporte
Coordenadora Rh e Financeiro
Assistente operacional
Equipe de entrega
VISÃO: 
“Ser a melhor transportadora no sistema de entregas de combustível” 
 
MISSÃO: 
“Oferecer aos nossos clientes o que há de melhor em sistemas de entrega, com soluções confiáveis e eficazes, inovadoras e sustentáveis” 
 
VALORES: 
-Ética 
-Compromisso 
-Profissionalismo 
-Sustentabilidade econômica, ambiental e social
-Valorização do capital humano 
 
PARCERIAS: 
A empresa possui fornecedores que atuam como parceiros nos diversos fornecimentos de máquinas e serviços, tais como: 
-Manutenção: Mecânica Inovar Truck Center; 
-Fornecimento de peças: Apail Peças; 
-Abastecimento: Jobel Petróleo Ltda; 
-Contabilidade: Anderson Arcanjo Contabilidade;
2.2 PRODUTOS E SERVIÇOS 
 
A Westhi Transportes Ltada-Me atua no ramo de transporte através de contratos fixos de prestação de serviço com empresas do ramo de combustível.
A empresa conta inicialmente com 07(sete) caminhões de sua frota e mais 04 (quatro) agregados com capacidade de transporte de 236.000 litros.
A empresa disponibiliza além dos caminhões, funcionários para a realização das entregas ao comercio varejista, além de equipe para monitoramento. Cada equipe de entrega é composta de 01(um) motorista que está treinado para fazer descarga dos produtos e de 01(um) supervisor alem 01 (um) assistente que atuarão administrativamente e fará o acompanhamento das entregas através do sistema de rastreamento, câmera e via contato telefônico, buscando não ter o risco descarregamento de produto em tanque errado para evitar contaminação de tanques de produto. 
A Westhi Transportes Ltda - Me oferece ao contratante o serviço de rastreamento dos caminhões e seguro contra roubos e acidentes, visando reduzir os eventuais prejuízos, sendo essa sua principal estratégia para manter a satisfação de seu cliente; O diferencial será a constante qualificação das equipes, nas áreas de direção de defensiva e o atendimento aos clientes, buscando a redução no número de acidentes e um relacionamento de qualidade com o cliente final, além da manutenção preventiva da frota e substituição imediata do veículo sempre que necessário ou solicitado pela contratante.
Com o crescimento de seu maior e principal cliente, para o futuro planeja-se o aumento da frota, a fim de aumentar a região atendida tendo invista que seu principal cliente esta atuando dentro e fora do estado, buscar treinamentos para as equipes de entrega visando à qualidade do serviço prestado. 
2.3 MERCADO E COMPETIDORES 
O Brasil tem como principal modo de transporte de cargas e o transporte rodoviário representam hoje em media 70% do total das mercadorias transportadas no país. Tendo a necessidade de transformações nos meios produtivos e com a finalidade de economizar e aproveitar melhor os recursos e tempo nas organizações, é que se destaca a estratégia da terceirização logística. Segundo Giosa, (1994), 
“as vantagens que a logística traz a uma empresa é a focalização dos negócios da empresa na sua área de atuação; diminuição dos desperdícios, redução das atividades – meio, aumento da qualidade, ganhos de flexibilidade, aumento da especialização do serviço, aprimoramento do sistema de custeio , maior esforço de treinamento e desenvolvimento profissional; maior agilidade nas decisões, menor custo, maior lucratividade e crescimento, favoreci mento da economia de mercado, otimização dos serviços, redução dos níveis hierárquicos, aumento da produtividade e competitividade, redução do quadro direto de empregados e diminuição da ociosidade das máquinas, maior poder de negociação, ampliação do mercado para as pequenas e médias empresas, possibilidade de crescimento sem grandes investimento s, economia de escala, diminuição do risco de obsolência das máquinas, durante a recessão. ” 
O transporte de cargas hoje representa uma etapa vital de muitas empresas, pois é um meio eficaz de deslocar mercadorias, cada uma adaptando-se às necessidades de cada cliente. 
Uma de suas características é a excepcional capacidade de distribuição final dos produtos e grande adaptabilidade, possibilitando rapidez no processo, confiabilidade ao cliente e tornando possível uma entrega de produtos de tamanhos e pesos diferentes para qualquer distância e qualquer lugar. 
2.4 MARKETING E VENDAS 
	O conceito de marketing segundo (Raimar Rchers).
“Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada para a busca e realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos”.
	Já outro conceito de marketing e o de (Phillip Kotler).
“Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca”. (Phillip Kotler).
Com base nesses conceitos podemos entender que neste tipo de negócio a propaganda é diferenciada e direcionada as empresas alvo, não havendo uma ação específica e maciça de divulgação. É utilizado como principal estratégia a apresentação dos serviços que poderão ser oferecidos e seus diferenciais frente aos demais concorrentes, além da oferta de um preço compatível com o mercado e ou serviço prestado e uma forma de cobrança que não onere desvantajosamente a contratante, mas que permita o crescimento da empresa.
A Westhi Transportes Ltda - Me está apta para atuar na região determinada pelo cliente de forma dinâmica pois conta com sistema de monitoramento a fim de otimizar as rotas, reduzindo custos e agilizando as entregas. 
Projeção de Vendas 
O preço do produto esse será determinado de acordo com o volume transportado, o que faz com que a contratante pegue efetivamente pelo que foi carregado e, que a contratada não tenha prejuízo devido à rota programada. O preço se dá por boca carregada e é de R$ 0,06 por litro. Diante desse método de pagamento, será recebido em média por cada caminhão R$1.200,00 / por viagem. Estima-se que cada veículo realize 03 (três) viagens/dia, contudo devido à sazonalidade os contratos firmados neste ramo de atuação garantem um mínim o de carregamento, sendo garantidas pelo menos 35 cargas/mês para cada caminhão. 
Anualmente há a revisão dos contratos, para negociação dos preços pagos pelos fretes, que leva em consideração a inflação do período, preços de combustível, pedágios e salários dos funcionários, o que pode chegar um reajuste médio de 12% ao ano o que pode ou não acontecer. A empresa pretende ao final deste ano de contrato aumentar à área atendida, com a aquisição de mais 04 (quatro) caminhões para frota ou colocar mais 04 (quatro) caminhões agregados.
2.5 ANÁLISE ESTRATÉGICA 
 
O termo estratégia pode ser definido como a arte de aplicar os meios disponíveis com vistas à consecução de objetivos específicos. Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos determinados (FERREIRA, 1 986).
Com as mudanças e o avanço da tecnologia hoje e imprescindível analisar o comportamento das organizações com relação
ao mercado competitivo. Para realizar tal analise faz-se necessário utilizar de ferramentas que possibilitem a percepção aspectos e características internas organizacionais e o ambiente externo, para tais dados, realizar tomadas de decisões diminuindo os erros causados por ações mal planejadas. O modelo SWOT é uma dessas ferramentas que permite avaliar o comportamento das organizações. A análise SWOT foi desenvolvida por Kenneth Andrews e Ronald Chriskensen. O termo SWOT é a conjunção das palavras Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), opportunitys (oportunidades) e Threats (ameaças). Esta análise corresponde à identificação por parte da organização e de forma integrada dos principais aspectos que caracterizam a sua posição estratégica num determinado momento tanto internamente como externamente. (Silveira, 2001, p. 209)
A análise SWOT envolve os ambientes interno e externo da empresa, o modelo trata das forças e fraquezas em dimensões – chaves como desempenho e recursos financeiros, recursos humanos, instalações e capacidade de produção, participação de mercado, percepções do consumidor sobre a qualidade, preço e disponibilidade do produto, e comunicação organizacional. (Ferrel et. al.,2000, p. 62) 
Diante destas definições, a aplicação da análise SWOT nos permite traçar estratégias para garantir a viabilidade do negócio, e ainda possibilitar projetar crescimento estrutural e financeiro. A função primordial da análise SWOT é possibilitar à escolha de uma estratégia adequada a partir de um a avaliação crítica dos ambientes interno e externo da empresa (SERRA;TORRES; TORRES, 2003). 
Com base na Análise SWOT, foi traçado um plano estratégico levando em consideração cada um dos apontamentos. 
PONTOS FORTES 
O entrevistado em questão em seu ponto de vista os pontos fortes está na sua total dedicação às rotinas da empresa e na satisfação do cliente no recebimento dos seus serviços.
Já no estudo que fizemos identificamos a vantagem de custo baixo na rotina operacional da empresa, recursos financeiros lealdade do cliente e instalações modernas, e satisfação dos colaboradores em trabalhar na empresa e especializa-se cada vez mais nos serviços oferecidos; aumentar a equipe de retaguarda buscando um serviço de monitoramento mais eficaz.
PONTOS FRACOS 
O entrevistado em questão em seu ponto de vista os pontos fracos encontra-se na escassez de capital e deslealdade por parte da concorrência.
Já no estudo que fizemos identificamos as fraquezas falta de perspectiva gerencial, o alto custo operacional devido ao fato de não ter investimento em um departamento de logística, uma imagem fraca no mercado e toda sua receita baseada em um único cliente oferecer qualificação constantes aos funcionários; trabalhar sempre com veículos novos e realizar manutenção preventiva.
OPORTUNIDADES 
O entrevistado em questão em seu ponto de vista as oportunidades encontra-se na expansão do seu cliente.
Já no estudo que fizemos identificamos as oportunidades entrar em novos mercados e expansão de seu negócio aproveitar a facilidade de financiamento e o aumento da demanda para renovar e aumentar a frota;
AMEAÇAS
O entrevistado em questão em seu ponto de vista as ameaças encontra-se na deslealdade por parte da concorrência.
Já no estudo que fizemos identificamos as ameaças na mudança de gosto do comprador, na entrada de novos concorrentes e políticas governamentais manter-se atualizada e oferecer serviços diferenciados para se destacar frente aos concorrentes; atuar em conjunto com as Entidades de representação da classe (sindicatos), empresas e moradores das regiões onde os trabalhos são realizados para cobrar do poder público uma maior qualidade da malha viária
Figura 1: Análise aos pontos fortes e frangos; ameaças e oportunidades.
Fonte: Adaptado de Boone e Kurtz (1998, p. 122)
 Vul
n
erabilidade
Alavancagem
Oportunidades
Entrar em novos mercados
Expansão do negócio
Aumento da Terceirização do Transporte
Facilidade na Concessão de Empréstimos 
Pontos Fortes
Vantagens de Custo
Recursos Financeiros
Lealdade do Cliente
Instalações Modernas
Serviço especializado
Equipe Retaguarda
Diferenciais Frente a Correntes (equipe retaguarda e seguro) 
Restrições
Pontos Fracos
Falta de perspectiva gerencial
Operação de alto custo devido ao pouco investimento em logística
Imagem fraca no mercado
Toda a receita baseada em um único cliente
Sazonalidade
Mão de Obra pouco Qualificada
Auto custo de Manutenção
Ameaças
Mudança do gosto do comprador
Provável entrada de novos concorrentes 
Políticas governamentais 
Baixa da qualidade da malha rodoviária
Situação Econômica
Problemas
2.6 PLANO FINANCEIRO 
Para iniciar suas atividades a Westhi Transporte Ltda Me contou com investimento inicial de inicial de R$ 309.000, sendo R$ 9.000,00 através de recursos particulares dos proprietários e R$ 300.000,00 financiamento bancário para aquisição de dois caminhões. Com base nos dados mensais e atuais de receitas e despesas, realizamos uma projeção do fluxo de caixa para ano de atuação da empresa foram divididos em trimestres.
Receita/mês 
	 
	Media 
Viagens dia
	Valor da
Viagem
	Cargas mês
	Receita por 
Caminhão mês
	
	
	
	
	
	Caminhão 1
	1
	R$ 1.500,00
	25
	R$ 37.500,00
	Caminhão 2
	1
	R$ 1.500,00
	25
	R$ 37.500,00
	Caminhão 3
	1
	R$ 1.500,00
	25
	R$ 37.500,00
	Caminhão 4
	2
	R$ 1.200,00
	50
	R$ 60.000,00
	Caminhão 5
	1
	R$ 1.200,00
	25
	R$ 30.000,00
	Caminhão 6
	2
	R$ 1.200,00
	50
	R$ 60.000,00
	Caminhão 7
	1
	R$ 1.200,00
	25
	R$ 30.000,00
	Agregado 1
	2
	R$ 1.200,00
	40
	R$ 48.000,00
	Agregado 2
	2
	R$ 1.200,00
	40
	R$ 48.000,00
	Agregado 3
	2
	R$ 1.200,00
	40
	R$ 48.000,00
	Agregado 4
	2
	R$ 1.200,00
	40
	R$ 48.000,00
	Total mês
	
	
	
	R$ 457.500,00
Custo/mês 
	Salário Supervisor
	R$ 3.500,00
	Salário Assistente
	R$ 2.000,00
	Salário RH
	R$ 2.500,00
	Salário Motorista
	R$ 12.600,00
	Salário Retaguarda
	R$ 3.000,00
	FGTS
	R$ 2.864,00
	INSS
	R$ 3.258,00
	ISS
	R$ 9.348,37
	Pró-labore
	R$ 7.000,00
	Aluguel
	R$ 3.300,00
	Água
	R$ 250,00
	Luz
	R$ 300,00
	Telefone/internet
	R$ 700,00
	Agregados
	R$ 188.000,00
	Monitoramento/Seguro
	R$ 5.000,00
	Financiamento 
	R$ 13.548,00
	Combustível
	R$ 89.568,00
	Manutenção
	R$ 4.500,00
	Custos variáveis
	R$ 8.500,00
	Reinvestimento*
	R$ 22.000,00
	Total
	R$ 381.736,37
*Valor aplicado para garantir investimentos futuros (renovação e aumento de frota)
Fluxo de caixa anual
	
	Primeiro trimestre
	Segundo trimestre
	Terceiro trimestre
	Quarto trimestre
	Total / ano
	Receita
	R$457.500,00 
	R$457.500,00 
	R$457.500,00 
	R$457.500,00 
	R$1.830.000,00
	Custo
	R$381.736,37 
	R$381.736,37 
	R$381.736,37 
	R$381.736,37 
	R$1.526.945,48 
	Total
	R$ 75.763,63 
	R$ 75.763,63 
	R$ 75.763,63 
	R$ 75.763,63 
	R$ 303.054,52 
Em frente à projeção do fluxo de caixa anual, a empresa terá um lucro líquido médio de R$ 303.054,52 no final do ano de atividade de 2017, com sua política de garantir investimentos futuros uma previsão de do investimento inicial e mensal em 48 meses eles terão condições de trocar toda a sua frota ou ampliá-la.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Nesta parte do trabalho iremos apresentar a junção das idéias e dados do relatório parcial e das informações coletadas na entrevista com o Sr. Wesley Oliveira e em campo vivenciando a rotina operacional de sua empresa, resgatando algumas teorias baseadas nos autores, Dornelas (1971) que defende os vários tipos de empreendedorismo enquanto Drucker (1998) não visualiza os empreendedores gerando mudanças, mas os vêem explorando e apropriando-se das oportunidades (em normas sociais, na tecnologia, na preferência dos consumidores etc.) e Chiavenato (2004, p. 11) com coleta de dados de pesquisa classificando os tipos
de empreendedor. Elaboráramos um plano de negócio, inspirado em visitas realizadas a empresa com dados fornecidos pela a contabilidade da mesa e pela entrevista realizada com o Sr. Wesley, proprietário da WESTHI. Diante do apresentado, o plano de negócio desenvolvido teve a finalidade de verificar a real rentabilidade da atividade e expansão do negócio, a avaliação do cenário teve por objetivo a busca da qualidade da prestação de serviço, buscando cada vez mais rentabilizar o tempo e custo de operação. Com um estudo mais aprofundado da análise SWOT uma base adaptada de Boone e Kurtz (1998, p. 122), e associada à outra visão segundo Dornelas, (1999b).
“Estas seções são organizadas de forma a manter uma seqüência lógica que permita a qualquer leitor do plano entender como a empresa é organizada, seus objetivos, seus produtos e serviços, seu mercado, sua estratégia de marketing e sua situação financeira”. (Dornelas, 1999b).
REFERÊNCIAS 
Boone e Kurtz (1998 p. 122)
Chiavenato, I. (2004 p. 11). Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva.
Dornelas, J.C.A (1971). Empreendedorismo na Prática: editora Campus/Elservier
Dornelas, J.C.A. Plano de Negócios: Estrutura e Elaboração. Apostila. São Carlos SP. mai. 1999b
Drucker, P.F. (1998) Inovação e espírito empreendedor: práticas e princípios. São Paulo: Pioneira.
GIOSA, Lívio A. Terceirização: Uma Abordagem Estratégica. Livraria Pioneira Editora, 1994. Janeiro: Editora Marco Zero/Coppe/UFRJ, 1986.
Frell et. al. (2000 p. 62 p.67)
Silveira (2001 p. 209)
SAHLMAN, W.A. How to Write a Great Business Plan. Harvard Business Review, jul-aug, 1997.
SEBRAE. Indicadores da Mortalidade das MPEs Paulistas. Região Metropolitana de São Paulo. Pesquisas Econômicas, São Paulo-SP, dez. 1998a. (Relatório Preliminar)
Wrigth, et. al. (2000 p.86)
ANEXO I 
Questionário 
Entrevista com um Empreendedor 
Nome da Empresa: WESTHI TRANSPORTES LTDA-ME 
Endereço: RUA PADRE EUSTAQUIO, 1698 – CARLOS PRATES
Cidade: BELO HORIZONTE 
Estado: MG 
Ramo de Atividades: TRANSPORTE DE COMBUSTIVEIS
Produtos e/ou serviços: TRANSPOSTE DE PRODUTOS PERIGOSOS, INSALUBRES TOXICO E INFLAMAVEIS,
Data de Início das atividades: 
Entrevistado: WESLEY OLIVEIRA 
Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor? 
Ser dono do próprio negócio.
Existem outros empreendedores em sua família? 
Sim, meu pai tem oficina mecânica.
Sua ideia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade? 
Não, surgiu após a diretoria da empesa a qual presto serviço notar a necessidade de ter uma empresa exclusiva para transportar o sues produtos. Devido a esta oportunidade vislumbrei a possibilidade de empreender o meu negócio.
Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
2º grau completo, sim relevante.
Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento? 
Devido à falta de conhecimento, e a burocracia ser morosa ao extremo dificultando a busca por investimentos e em conjunto a instabilidade econômica vivida pelo Mercado atual e as altos impostos e taxas de juros...etc. 
Como este futuro projeto poderá trazer independência ao profissional, impulsionando sua Carreira e possibilitando o alcance de seus objetivos profissionais e pessoais? 
Através de investimentos em equipamentos, pessoas e conhecimento. Na capacitação de novos clientes, investir na auto sustentabilidade. 
De que forma na teoria e, na pratica a ética e as relações humanas no trabalho irão Contribuir para o sucesso de um empreendimento? 
A ética e fundamental para um bom relacionamento entre empresa, cliente e funcionário; sem ética seria impossível relações humanas, pois a ética e moral são os pilares da boa convivência “SE DEUS NÃO EXISTISSE TUDO ME ERA LICITO” 
Como você encontrou a oportunidade de empreender? 
A oportunidade surgiu devido a empresa a qual prestava serviço como autônomo necessitar de prestadora de serviço exclusiva.
Como você avaliou esta oportunidade? 
Com este empreendimento avaliei a oportunidade de crescimento e profissional e pessoal com segurança, pelo de a empresa a qual se tornou a minha primeira e principal cliente ser umas das maiores revendas de combustíveis do estado de Minas Gerias. 
Você já tinha um plano de negócios? Se não, fez algum tipo de planejamento? Explique. 
Não, tudo aconteceu no decorrer da demanda. 
Que experiência de trabalho anterior você teve antes de abrir um negócio? 
Já exerci diversas atividades, mas as quais contribuíram efetivamente foram as de mecânico, chapa e motorista de caminhão. 
Quais são suas forças e fraquezas? 
Força: dedicação exclusiva a empresa e a satisfação do cliente.
Fraqueza: escassez de capital e deslealdade nas concorrências 
Você teve ou tem Sócio? Os seus sócios complementaram suas habilidades para tocar o negócio? 
Sim por ter conhecimento prático e o meu sócio ter conhecimento teórico nos completamos enquanto operacional e financeiro. 
O que significa ter ética nos negócios para você? 
Ser justo e humano para com os meus clientes e colaboradores. 
Quais os recursos econômicos/financeiros você precisou para iniciar o negócio? 
Nove mil reais para a abertura da empesa conforme requer a legislação e mais trezentos mil para a aquisição de dois caminhões para iniciar o empreendimento estes financiados pelo banco 
Onde e quando obteve estes recursos? 
Quatro mil e quinhentos reais, proveniente de economias.
Quatro mil e quinhentos reais, pegos emprestados com familiares do meu sócio.
Trezentos mil reais financiados junto a instituição financeira para aquisição de dois caminhões.
Quando e como obteve o primeiro cliente? 
O primeiro contato com o cliente se deu com o fato de realizar serviços autônomo na área de transporte. 
Por necessidade da contratante em ter exclusividade e confiabilidade nos transportes de seus produtos
Qual foi o momento mais crítico do negócio? Como foi superado? 
Quando antigos colaboradores ver o resultado do meu empreendimento tentaram de forma desleal usurpar o meu cliente. Com ética e investimento em qualificação.
Qual é o lado positivo e o negativo de se tornar um empreendedor? 
Positiva: Se tornar dono do seu próprio negócio e a satisfação de ter o sonho realizado 
Negativa: instabilidade, recessão de mercado, juros e impostos abusivos e concorrências desleais. 
A carreira como empreendedor afetou sua família de alguma forma? 
Sim, com fato de torna um empreendedor no iniciou tive de dedicar o meu tempo quase que exclusivo para viabilizar o empreendimento. 
Você faria tudo isso novamente? Porque? 
Sim, por me sentir realizado no que faço e ainda de construir patrimônio para descendências. 
Que conselhos você deixa para uma pessoa que deseja se tornar um empreendedor de sucesso? 
Empreender naquilo que gosta investir em conhecimento e ter paciência e compreensão que os primeiros anos são dedicação exclusiva para o empreendimento e perseverar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais