Buscar

apol artes visuais historia e sociedade nota100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Artes Visuais, História e Sociedade: Brasil
Atente para a citação a seguir: 
“Talvez seja na viagem a Minas Gerais feita por Mário de Andrade e um grupo de modernistas em 1924, quando surge seu interesse pela figura de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Esta viagem, muito significativa para o primeiro momento modernista, não implicou só um encontro com o passado colonial senão que, também, foi o reconhecimento de um passado histórico fecundo na hora de definir uma identidade cultural”. 
Após esta avaliação, caso tenha interesse em ler o texto integral, ele está disponível em: OLMOS, Ana Cecília Arias. O Aleijadinho: duas perspectivas. Revista Travessia, Florianópolis, 1992, n.25, p.222-235, 1992, p. 223. 
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Diversidade e Resistência: a construção de uma arte brasileira sobre as considerações de Mário de Andrade em relação à Aleijadinho, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Mário de Andrade foi o primeiro a considerar que o trabalho do Aleijadinho é uniforme, no que diz respeito ao conjunto escultórico de Ouro Preto e ao conjunto de Congonhas do Campo.
	
	B
	A influência do pai de Aleijadinho e o fato de ele estudar na Europa foram determinantes para o escultor ter dado conta de tantos trabalhos.
	
	C
	Mário de Andrade publicou um ensaio crítico em 1928 analisando a obra de Aleijadinho, procurando na produção do escultor barroco as raízes da identidade cultural mais fecunda de Brasil, que influenciou a modernidade em seu início. 
	
	D
	Mário de Andrade fez um trabalho crítico sobre o escultor barroco analisando como ponto de partida as vertentes formais portuguesas no conjunto de trabalhos de Minas Gerais.
	
	E
	Chegou à conclusão de que o trabalho do escultor Aleijadinho é inspirado e semelhante ao barroco alemão.
Questão 2/5 - Artes Visuais, História e Sociedade: Brasil
Considere o extrato de texto e a imagem a seguir: 
“Os Tapajó[s] possuíam locais específicos para a prática de suas cerimônias e para guardar objetos sagrados. Existiam vários tipos de cerimônias, em uma delas os integrantes bebiam e dançavam. As mulheres transportavam as bebidas para o local, porém por não possuírem permissão para ver o que se passava, cobriam os olhos com as mãos”. 
Após esta avaliação, caso tenha interesse em ler o texto integral, ele está disponível em: GUAPINDAIA, Vera Lúcia Calandrini. Fontes Históricas e Arqueológicas sobre os Tapajó de Santarém: a coleção Frederico Barata do Museu Paraense Emílio Goeldi Volume II. Dissertação (Mestrado em História). UFPE: Recife, 1993, p.23.
 
Após a avaliação, caso queira observar mais atentamente a imagem, ela está disponível em: Vaso Cariátides. Foto: Wagner Souza e Silva (MAE/USP). Disponível em: https://img.socioambiental.org/v/publico/pibmirim/antes-de-cabral/Vaso+Cari__tides+Tapaj__nico.jpg.html. Acesso em de 15 jan. 2017. 
De acordo com o extrato acima, a imagem e o conteúdo do livro-base Diversidade e Resistência: a construção de uma arte brasileira sobre a relação entre os rituais, o xamanismo e o vaso de cariátides entre os Tapajós, é correto afirmar que:
	
	A
	a forma do vaso de cariátides sugere um vasilhame para o consumo de alimentos.
	
	B
	os Tapajós condenam a caça por considerar muito importantes as relações simbólicas com os animais através do xamanismo.
	
	C
	acreditam que os animais são presas, ou seja, creem na perspectiva humana como dominadora do pensamento do cosmos.
	
	D
	a cerâmica cerimonial dos Tapajós é vista como tecnologia xamânica, ou seja, como mediador entre seres humanos e não humanos.
	
	E
	os Tapajós acreditavam em um único Deus, em forma de homem, que recebe as almas dos mortos no céu.
Questão 3/5 - Artes Visuais, História e Sociedade: Brasil
Leia a seguinte citação: 
“Indicado pelo príncipe e chanceler Metternich, Ender integra-se, na função de pintor, à equipe da expedição científica de história natural liderada pelos pesquisadores em ciências naturais [...] Em sua curta estada no Brasil, cerca de dez meses, pinta quase 800 obras”. 
Após esta avaliação, caso tenha interesse em ler o texto integral, ele está disponível em: FREITAS, Iohana Brito de; LOPES, Marcos Felipe de Brum. Rio de Janeiro sob schematas: as representações de Thomas Ender. AEDOS: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, Porto Alegre, v.1, n.1, p. 44-68, p. 45. 
A partir da citação acima e do livro-base Diversidade e Resistência: a construção de uma arte brasileira sobre as expedições científicas no Brasil, é correto afirmar que:
	
	A
	graças à técnica do óleo sobre tela em grandes formatos, as imagens produzidas por elas fizeram sucesso na Europa.
	
	B
	certamente não influenciaram novas gerações devido ao exagero do imaginário que criaram durante suas estadias no Brasil.
	
	C
	as expedições eram fartamente documentadas e os viajantes encaravam as terras exuberantes e exóticas como fonte de inspiração.
	
	D
	as viagens eram obrigatórias e ficar em novas terras era sinônimo de sofrimento para os artistas.
	
	E
	o principal artista aventureiro foi Rugendas, descendente de uma família de nobres asiáticos.
Questão 4/5 - Artes Visuais, História e Sociedade: Brasil
Atente para o extrato do texto e a imagem a seguir: 
“As cores em Ataíde de fato são impressionantemente belas, contudo, dever-se-iam ser analisadas dentro de seu contexto histórico. Apesar de as obras artísticas desenvolvidas na Colônia serem providas de grande especificidade estilística, não se deve deixar de analisá-las através de seus cânones”. 
Após esta avaliação, caso tenha interesse em ler o texto integral, ele está disponível em: TIMÓTHEO, Juam Carlos. Historiografia da arte e Manuel da Costa Ataíde. Caderno de resumos e Anais do 2º Seminário Nacional de História da Historiografia, Ouro Preto: EduFOP, 2008, p. 4.
 
Fonte: ATAÍDE, Manuel da Costa. Nossa Senhora cercada de anjos músicos. Em: Teto da nave da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, Ouro Preto, Minas Gerais (T Photography Shutterstock). 
De acordo com o extrato de texto acima e as considerações sobre o trabalho de Mestre Ataíde na Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, que constam no livro-base Diversidade e Resistência: a construção de uma arte brasileira, assinale a alternativa correta:
	
	A
	No interior da igreja temos imagens simples, apenas cores frias no teto, sem figurações.
	
	B
	Para Ferreira Gullar, Ataíde buscava a elegância dos elementos simples e as estilísticas formais abstratas.
	
	C
	Mestre Ataíde possui esta denominação porque era um mestre de obras.
	
	D
	Seu trabalho era intuitivo e secundário, pois realizava a partir do que via.
	
	E
	A pintura do forro, do retábulo e das laterais da Igreja de São Francisco foi realizada por Mestre Ataíde, que se harmoniza com o projeto da igreja.
Questão 5/5 - Artes Visuais, História e Sociedade: Brasil
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A trajetória artística de Volpi costuma ser considerada como um movimento razoavelmente orgânico, sem grandes rupturas ou saltos. Contudo, acredito que os trabalhos de sua chamada fase concreta [...] consistem no conjunto de obras com a mais acentuada mudança de sua carreira”. 
Após esta avaliação, caso tenha interesse em ler o texto integral, ele está disponível em: NAVES, Rodrigo. A complexidade de Volpi: Notas sobre o diálogo do artista com concretistas e neoconcretistas. Novos Estudos, São Paulo, n.81, p. 139-155, jul. 2008, p. 143. 
Considerando o fragmento do texto e o conteúdo do livro-base Diversidade e Resistência: a construção de uma arte brasileira em relação à produção artística de Alfredo Volpi, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Alfredo Volpi se encantou pelas paisagens do litoral paulista, as quais pintou em quantidade, com cores escuras, linhas finas e desenho orgânico.
	
	B
	A produção do artista se inicia com a abstração da figuraçãohumana e termina com temas ligados à violência dos subúrbios cariocas.
	
	C
	Quando chega ao Brasil, já adulto, o trabalho de Volpi, que era realista, se solidifica na arte figurativa e acadêmica.
	
	D
	A poética de Volpi se solidificou na década de 1950, com o surgimento da temática das conhecidas “bandeirinhas”.
	
	E
	Alfredo Volpi foi professor da Escola Nacional de Belas Artes e se ocupava de pinturas de caráter histórico.
_1557825770.unknown
_1557825774.unknown
_1557825776.unknown
_1557825777.unknown
_1557825775.unknown
_1557825772.unknown
_1557825773.unknown
_1557825771.unknown
_1557825762.unknown
_1557825766.unknown
_1557825768.unknown
_1557825769.unknown
_1557825767.unknown
_1557825764.unknown
_1557825765.unknown
_1557825763.unknown
_1557825758.unknown
_1557825760.unknown
_1557825761.unknown
_1557825759.unknown
_1557825756.unknown
_1557825757.unknown
_1557825754.unknown
_1557825755.unknown
_1557825753.unknown

Outros materiais