Buscar

TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO O ARTIGO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Principais Diferenças Entre Trabalho Temporário E Terceirização De Serviços
Por Joana Erli Lima Amorim
A terceirização de mão de obra consiste em contratar uma empresa que preste serviços em áreas especificas, atualmente no Brasil cerca de 25% de mão de obra com vinculo empregatício, são trabalhadores terceirizados normatizados pela CLT. Os exemplos mais clássicos de terceirização de serviços são os de segurança patrimonial e auxiliares de limpezas. O grande aumento de terceirização de mão de obra fora acarretado com a diminuição dos custos com funcionários efetivos. No Brasil só podem ser contratada a mão de obra terceirizada para realização de trabalhos de meio (limpeza, segurança, administração, etc.) e não para realização de trabalhos de fim (exercer a mesma função que os trabalhadores efetivos para finalidade lucrativa do ramo da empresa), pois estes devem ter contratos efetivos, possuírem vínculos empregatícios, o que diminuiu a informalidade da contratação de serviços quais não eram características da empresa. A empresa que presta serviços de terceirização deve possuir conhecimentos específicos na área que prestará serviços, a empresa que terceirizada serviços tem por obrigação fornecer aos seus colaboradores, todo e qualquer material e equipamento de uso contínuo ou epi’s (e a substituição dos mesmo quando já não possuírem mais segurança para uso) que facilite o desenvolvimento do trabalho.
Os trabalhadores temporários são outra vertente de funcionários, não podem ser definidos como terceirização de mão de obra, os mesmo são contratados para realização de trabalho de fins e de meio visando suprimir os acréscimos de demanda de serviços e o tempo de duração de contrato não ultrapassa 90 dias, regidos pela Lei 6.019/74, salvaguarda que o mesmo poderá ser contrato como efetivo no final de contrato, no período do contrato não tem direito a férias, a empresa não tem obrigação de dar aviso prévio. Um trabalhador temporário não pode ser contratado para suprir a vaga de um funcionário efetivo que fora demitido, caso os Auditores Fiscais do Ministério do Trabalho identifique tal ocorrência em visitas periódicas, a empresa vira a ser multada, podendo por decisão judicial perder o direito á contratar funcionários temporários.
Vale ressalvar que qualquer descumprimento da Lei acarretara consequências danosas aos seus contraventores junto aos Órgãos competentes do Estado.
Principais Diferenças
	TERCEIRIZADO
	TEMPORÁRIO
	Possui vinculo empregatício com a Prestadora de Serviços
	Contrato temporário com o Tomador de Serviços
	Atividade de Meio
	Atividade de Meio e Fins
	Impessoalidade
	Pessoalidade
	Pago pela empresa a qual tem Vínculo
	Pago pelo Tomador de Serviços
	Contrato sem determinação de Prazo de Duração 
	Contrato de duração Máxima de 90 dias
	Necessária Experiência 
	Não cobra necessariamente Experiência, apenas ser Apto
	Não esta Subordinado aos Poderes Diretivos do Tomador
	Esta Subordinado aos Poderes Diretivos do Tomador
	Aviso Prévio de Demissão.
	Sem Aviso Prévio de Conclusão de Contrato
	Férias
	Sem Direito a Férias
[1: Discente Joana E.L.Amorim, 4º semestre de Direito, Turma 4BN , Unijorge, Relação de Emprego, Professor Flávio Augusto, 17 de março de 2017.PENA, Rodolfo F. Alves. "Terceirização e trabalho"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/geografia/terceirizacao-trabalho.htm>. Acesso em 13 de marco de 2017.Tokumi Hashimoto, Aparecida - 30/07/2012 , Principais diferenças entre trabalho temporário e terceirização de serviços. Disponível em <http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/colunas/57140/principais+diferencas+entre+trabalho+temporario+e+terceirizacao+de+servicos.shtml>. Acesso em 13 de marco de 2017.Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) e Trigueiro Fontes Advogados. Disponível em <http://oglobo.globo.com/economia/emprego/tire-suas-duvidas-sobre-trabalho-temporario-direitos-do-empregado-10417613#ixzz4bDlsjmmq >. Acesso em 13 de marco de 2017.]

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais